Na estrada?

Parece inacreditável que mesmo as boas notícias não sejam capitalizadas a contento pelo governo estadual. Três dias úteis depois que o Daer garantiu ao Semanário que não havia data para a assinatura do contrato do Crema Serra, inicialmente marcada para ontem – a informação virou manchete da edição do sábado, 29 de junho –, não é que a autarquia e o governo assinaram sem alarde, no gabinete do diretor do Daer, o tão esperado contrato no dia marcado? Poderiam ter, mais que evitado o desgaste provocado pelo desmentido, lucrado com a iniciativa.

O Crema Serra está sendo preparado desde outubro de 2012, quando o governador Tarso Genro assinou a ordem de lançamento do edital e anunciou o começo das obras para março. Mas em 4 de janeiro de 2013, na primeira publicação, o Daer revogou o edital depois que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) apontou falhas em sua construção. Uma nova tentativa para a publicação do edital chegou a ser encaminhada em janeiro, mas a frustração veio com uma nova suspensão do processo, desta vez porque a Central de Licitações (Celic) afirmou que as informações contidas eram insuficientes para dar andamento ao processo.

Desde então, a Serra viveu quatro meses de expectativas frustradas até que a nova licitação fosse concretizada com sucesso, o que aconteceu em maio, com o anúncio das empresas vencedoras e a publicação no Diário Oficial. Ainda assim, desde lá, a região deve amargar três meses de espera. Após a assinatura, as duas empresas vencedoras da licitação precisam apresentar em 30 dias o Plano de Trabalho que será analisado pela Autarquia, para que, efetivamente, as obras saiam do papel.

Consultas

O Ipurb confirmou que fará, a partir do segundo semestre, consultas populares nos bairros da cidade para debater as alterações no Plano Diretor. O diretor do Ipurb, João Marcelo Bertani, afirmou que devem ser realizadas 14 audiências para colher subsídios para a comissão que estuda as alterações.

Postal e as estradas

O deputado estadual Alexandre Postal (PMDB) revelou que está preocupado com a situação das rodovias que passaram ao controle da EGR. Ele usou o plenário para denunciar o mau estado de conservação das estradas antes pedagiadas. Para ele, a justificativa de que a empresa está em funcionamento há apenas 60 dias não cabe, pois ela foi criada há mais de um ano. Postal (foto) afirmou que as estradas foram abandonadas.

Correção de rumos

Ontem, 22 empresas do setor de móveis planejados de Bento realizaram um segundo encontro para debater o fortalecimento do segmento, principalmente em relação à confiança do sistema de parcerias com os pontos de venda. O cenário aponta para a definição de estratégias diferenciadas e reavaliação do sistema e correção de rumos. Até maio, o faturamento médio das empresas passou dos 4%. Para o segundo semestre, a expactativa é mais positiva.

Os 180 dias de espera

Os seis meses do governo de Guilherme Pasin não permitem revelar muito do que serão os próximos três anos e meio de mandato. Envolvido no emaranhado de dúvidas sobre a real situação financeira da prefeitura, Pasin pouco fez para resolver os problemas estruturais da cidade. Quitou dívidas, anunciou a retomada dos pagamentos suspensos desde janeiro, negociou um reajuste pífio com os servidores municipais e divulgou um superávit de R$ 38 milhões… fora isso, retirou os postes da Via Del Vino depois que o trabalho pesado havia sido realizado ano passado, negociou com a Corsan agilidade nas obras de saneamento e a limpeza do Lago da Fasolo (que ainda não saiu do papel), transferiu o local da feira ecológica (e sofre com o ônus da manobra), costurou um acordo para o Lar das Meninas e garantiu o financiamento de R$ 50 milhões para as obras de mobilidade urbana. Mas ainda não sinalizou com a retomada de projetos importantes, como a revitalização do bairro Municipal e a conclusão da nova unidade de pronto atendimento, muito menos a retomada do hospital do trabalhador. Tudo na promessa. O governo tem crédito com quem o elegeu; afinal, o discurso das dificuldades financeiras ameniza qualquer cobrança. Mas os próximos seis meses serão fundamentais para definir o rumo do mandato.

Passe livre para quem?

As empresas que realizam o transporte intermunicipal na Serra Gaúcha ainda não sabem exatamente como vai funcionar a nova regulamentação que estabelece o passe livre para estudantes que precisam se deslocar entre municípios de uma mesma região para estudar, protocolada ontem pelo governo do Estado. O certo é que a nova legislação, anunciada pelo governador Tarso Genro, pretende beneficiar estudantes  dos municípios da Aune. A questão é saber como a regulamentação vai atingir os estudantes que recebem o transporte das prefeituras ou as associações de estudantes que fretam ônibus para realizar o deslocamento.

Para guardar e cobrar depois

A prefeitura garantiu que não passa de boato a intenção de terceirizar a administração do hospital público em Bento. Essa – e, claro, a confirmação do governo de que terminará a obra – é uma boa notícia, que precisa ser guardada para cobrar depois. Afinal, é dinheiro do contribuinte que fará com que o hospital se torne realidade, ou seja, o seu dinheiro. Portanto, precisa retornar em serviços de boa qualidade. E pelo SUS.

Ponto

  • A Embrapa Uva e Vinho sedia na sexta-feira um seminário sobre tributação e competitividade para o setor vitivinícola.
  • Na pauta, os empresários vão comparar o sistema brasileiro com os vizinhos Uruguai e Argentina, e conhecer o programa federal de acesso ao mercado interno.
  • Esta semana, uma audiência pública promovida pela Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa debateu políticas de incentivo para o setor.
  • O presidente da Comissão Interestadual da Uva, Olir Schiavenin, encaminhou ao deputado estadual Vinicius Ribeiro (PDT) uma solicitação de apoio para a regulamentação do vinho colonial; a inclusão das pequenas indústrias vinícolas no Simples Nacional, a diminuição da carga tributária incidente sobre o vinho e controle das importações.
  • O engenheiro eletricista Ricardo Siufi assume a função de diretor-presidente da Rio Grande Energia (RGE), com sede em Caxias.
  • A empresa é uma das oito distribuidoras de energia elétrica controladas pelo grupo CPFL Energia e mantém a concessão da distribuição na Serra Gaúcha.
  • Serão anunciadas hoje as empresas vencedoras do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP).
  • A expectativa na Serra Gaúcha é grande: oito empresas concorrem ao prêmio, considerado o Oscar gaúcho da qualidade.
  • A entrega da premiação está marcada para o dia 19 de julho, na Fiergs, durante o 14º Congresso Internacional da Gestão, em Porto Alegre.
  • Hoje é dia do Congresso da Movergs. A qualidade de palestrantes como Mailson da Nóbrega torna a edição obrigatória.