Silêncio e cautela

Nesta semana, fui chamado para uma conversa exclusiva com o consultor de Bento Gonçalves para a Copa do Mundo, Daniel Gamba. Após as críticas feitas na coluna na semana passada, estava mesmo querendo saber quais eram as estratégias montadas para atrair uma seleção para a Capital do Vinho em 2014. Ele estava acompanhado dos secretários Gustavo Sperotto e Gilberto Durante.
Realmente, Gamba mostra estar inteirado de tudo o que está acontecendo nos bastidores que antecedem a escolha dos grupos do Mundial. A receita para as ações, neste momento, são cautela e silêncio, o que, de certa forma, acabou me deixando surpreso. Porém, acabei dando a mão à palmatória ao consultor depois de ouvir suas explicações.
Segundo ele, quanto menos alarde a cidade fizer sobre visitas ou negociações melhor. Daniel Gamba deixa claro que as seleções não querem divulgar os locais que visitam para não despertar o interesse de outras federações. Da mesma forma, agindo com cautela, Bento Gonçalves evita que os municípios concorrentes assediem a seleção visitante. “Precisamos concentrar forças para a semana decisiva, que é o antes e o depois do sorteio dos grupos”, disse ele.
Para tanto, Gamba e alguns integrantes do Comitê da Copa estarão na Costa do Sauípe, na Bahia, local da definição das chaves para o Mundial, desde o dia 2 de dezembro. A ideia é chegar junto aos dirigentes para mostrar os diferenciais do município em relação às demais cidades brasileiras.
Em relação a um investimento financeiro, o secretário Gilberto Durante afirma que existe uma estratégia montada com um grupo de parceiros. A ideia é mobilizar um grupo para viabilizar a redução de custos da seleção escolhida em Bento e não o desembolso de dinheiro simplesmente. “Podemos negociar a questão de transporte para os locais de treinos, bem como a despesa dos familiares da delegação em outros hotéis”, explica Durante.
Bem, o dia 6 de dezembro está logo ali e, em apenas 20 dias, saberemos se a estratégia adotada pelo consultor realmente dará certo. Esperemos que sim.

Vai sair faísca

A quinta-feira, 21, promete. Teremos o confronto de volta entre Portal e São Bento Futsal pelo Citadino da modalidade. Será um jogo de arrepiar, assim como foi o primeiro, que terminou 4 a 4. O time do meu amigo Edson Batista mostrou que não está morto e que, estando completo, tem condições de vencer. Só vamos torcer para que o bom senso prevaleça e, após o apito final, as brigas não aconteçam, que nem no ano passado. Paz, também nas quadras.

Dia de futebolzinho

Para os amantes do futebol que quiserem dar umas boas risadas, estarei junto com alguns colegas de imprensa participando de um amistoso lá na comunidade do Barracão, local que tanto estimo. O convite foi do presidente Marcelo Bottega. Só quero ver se ele ou o Tchêpa vão ousar me marcar.

Valeu demais

O Bento Vôlei conquistou na quinta-feira, 14, o vice-campeonato gaúcho da modalidade. Sim, foi uma conquista, pois o Canoas está um nível acima do nosso time, que não tem seis meses de vida. Valeu demais o que rapaziada fez nesta final, principalmente no primeiro jogo, quando conseguimos nos impor e encarar de frente o adversário. Sem falar nos 2.750 torcedores que empurraram a equipe.
Podem esperar que na Superliga B vai ser muito melhor. Um time mais entrosado e melhor condicionado. Vamos fazer do nosso ginásio um caldeirão e recolocar o Bento entre os melhores de novo.

 

Fotos: Marcelo Maciel