“REPÚBLICA” – Forma de Governo – Todos os anos, nós cidadãos brasileiros, comemoramos a Proclamação da República, no entanto gostaria de convidá-los não somente à comemoração, mas a refletir sobre o nosso papel frente à sociedade brasileira da qual fazemos parte. No dia 15 de novembro de 1889, aconteceu uma “MANIFESTAÇÃO” , que teve como resultado a instauração de um novo regime de governo ” A REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL”, derrubando de vez a monarquia e colocando um ponto final no IMPÉRIO de Dom Pedro II. Tal manifestação aconteceu devido a uma série de fatores históricos e econômicos que conduziram o país para uma mudança significativa. O descontentamento em relação ao regime monárquico era um fato, que atingia a várias classes e grupos sociais. Os fazendeiros de café proprietários de grande mão- de- obra escrava sentiram-se prejudicados por não receberem indenização após a abolição dos escravos; os militares não aceitavam a corrupção dentro do governo monárquico; funcionários públicos, profissionais liberais, jornalistas, estudantes, artistas, comerciantes, dentre outras esferas da sociedade, se organizaram diante da ideia de REPÚBLICA. Deste modo, com a Proclamação da República, o país seria governado por um presidente escolhido pelo povo através das eleições.
Não podemos negar que tal evento foi um passo para a construção da democracia brasileira, mas não o suficiente. Ao longo da nossa história, com a queda da Monarquia, se instaurou a “REPÚBLICA” do Estado Novo (Era Vargas); do Governo Populista (Juscelino Kubitschek): com o golpe Militar; e a Redemocratização do Brasil; tivemos grandes avanços e muitos retrocessos, mas no que se refere aos interesses e necessidades da população brasileira continuamos sem a garantia dos direitos mais básicos. Vivemos numa sociedade autoritária e excludente onde os interesses são garantidos e assistidos para uma minoria privilegiada da população, que continuam influenciando financeiramente nas decisões que são tomadas por nossos representantes públicos.
Mas…o que nós temos haver com toda essa história? Creio que tudo! Afinal, estamos falando não apenas de uma data comemorativa, mas da nossa história, povo brasileiro, que lutamos todos os dias pela sobrevivência.
Vale lembrar que a participação popular precisa se dar conta que somos eleitores, somos nós que escolhemos nossos representantes públicos e também somos nós que precisamos fiscalizar suas ações e exigir nossos direitos.
Fazer manifestações faz parte da democracia. Mas não substitui nosso papel de cidadãos que no dia a dia precisa se fazer presente, como agentes participativos da sociedade. Somente com a participação da sociedade ativa, reflexiva e ordeira, é possível transformar as desigualdades sociais do meio que vivemos.
“Que neste feriado de 15 de novembro, nos sirva para refletir sobre a verdadeira REBÚBLICA.”