Ximenes em Bento

O Esportivo estará trazendo a Bento Gonçalves nos próximos dias um dos experts em gestão de futebol no Brasil nos dias de hoje. Trata-se de Luis Felipe Ximenes, ex-gerente de futebol do Coritiba e que, ao lado de Rodrigo Caetano, do Fluminense, ganhou destaque nacional na profissão. Ele vem repassar o seu conhecimento de gestão esportiva aos diretores do Alviazul e, mais do que isso, traz um presente valioso na bagagem para o clube.

Trata-se de um software de gestão administrativa, utilizado hoje pelos grandes clubes brasileiros, como Coritiba, Santos e Fluminense. Ximenes falará sobre a sua experiência de cinco anos a frente do Coxa e também dos facilitadores que o programa pode proporcionar na organização do Esportivo. Sem dúvida alguma, será um momento ímpar na história do clube, poder receber instruções e auxílio gratuitos de um dos fenômenos da gestão de clubes no país. Mais um golaço do presidente Luis Oselame, do diretor Bruno Noventa e demais diretores.

Tuiuty x São Pedro

Hoje à tarde, em Monte Belo, acontece o jogão entre Grêmio Tuiuty e São Pedro, pelo Distrital de Veteranos. A partida vai fechar a primeira fase do campeonato na liderança isolada e, para muitos, é uma espécie de final antecipada. Pena não poder ver o meu amigo Mauro Morandi nos gramados. O nosso xerife foi acometido por uma lesão na coluna, passou por uma cirurgia, mas felizmente está tudo bem com ele. Neste ano, vai ficar enlouquecido do lado de fora do campo, mas retorna em 2014.

Censura no Distrital?

Fazendo a cobertura da rodada de veteranos na tarde do sábado, 5, tive que ouvir o maior dos absurdos em todos estes anos de imprensa. O excelente árbitro Silvio Oliveira estava atuando como auxiliar no primeiro jogo entre São Pedro x Inter da Eulália, quando um fato inusitado aconteceu. O árbitro da partida deixou de expulsar um dos atletas da Eulália que agrediu um jogador do São Pedro com empurrões, dando apenas cartão-amarelo para os dois jogadores.

Eu e o colega Fabiano Buda, da TV Cidade, que é assíduo acompanhante dos jogos, comentávamos o lance, quando Oliveira virou-se e perguntou se o Buda estava com a carteirinha de imprensa. Com a negativa do colega, ordenou que ele se calasse e não ficasse tecendo comentários sobre o jogo. Realmente o cúmulo do absurdo para não dizer algo mais pesado. Talvez, na próxima rodada, tenhamos que pedir autorização por escrito para comentar as lambanças que acontecem dentro de campo. Ah, sem esquecer da carteirinha.

Chegou o supervisor

Vem de Caxias do Sul o novo supervisor de futebol do Esportivo. Trata-se de Eduardo Schio, que trabalhou alguns anos com as categorias de base e também na equipe profissional do Caxias. Ele será responsável pela parte burocrática no Alviazul, sendo elo entre a direção e a comissão técnica.

Entre suas atribuições está a inscrição e registro dos atletas, logísticas de jogos, viagens e treinos, além de controles em geral. Ele não cuidará da contratação de atletas e comissão técnica. O novo supervisor me adiantou que deve começar a trabalhar no início de novembro. Schio classifica que a vinda para o Esportivo será uma ótima oportunidade de crescimento e evolução do seu trabalho. “Estou muito feliz pelo espaço aberto. Conheci a estrutura do clube e acho que podemos fazer muitos progressos por aqui”, destaca o supervisor.

Perguntar não ofende

Será que vamos ter a reprise de 2011, quando todos os campeonatos foram decididos ao mesmo tempo, ocupando todos os dias da semana?