Somos o que repetidamente fazemos. Portanto, a excelência não é um feito, é um hábito (Aristóteles)

Uma criança extremamente tímida, disciplinada, com uma grande vontade de ser livre e superar seus medos. Uma menina que saiu de casa muito cedo, estudou, formou e construiu família. Hoje, uma mulher independente, grande profissional e apaixonada pelo que faz. Esta é Daniela Lazzarotto Capelini, fonoaudióloga por amor e vocação.

A Trajetória

Daniela tomou as rédeas da vida muito cedo. Aos 17 anos saiu de casa e foi morar sozinha para estudar, aos 21 anos já estava formada e foi nessa época que ela aprendeu a ir em busca dos seus sonhos sem deixar que nada a travasse. Com menos de um ano de namoro, casou com Ubiratan Capelini, quando tinha 24. Construiu sonhos e vida. Teve seu primeiro filho com 27 e aos 32 teve a dor da perda dos pais. Hoje, com 37 anos, Daniela sabe que tem ainda muito pela frente: “Vejo que a história da minha vida está só no início, tenho muitos sonhos e tudo que vivi até hoje foi a base para eu me tornar forte o suficiente para receber tudo que tem por vir”, fala ela.

A Família

Casada há 13 anos, a história de Daniela e Ubiratan estava escrita para acontecer. Famílias amigas desde a infância, mas foi só quando adultos que o encontro se concretizou: “Após um primeiro encontro totalmente inesperado, já sabíamos que a vida finalmente havia nos aproximado, namoramos 9 meses e casamos. Hoje tenho a certeza que tudo aconteceu no momento certo, estávamos prontos um para o outro”, conta a fonoaudióloga. Desse amor, a maternidade. Mãe de dois meninos, Davi foi o primeiro, e com a chegada dele nasceu também a Daniela -mãe, inexperiente e insegura que aprendeu com ele o amor mais puro e verdadeiro que uma mulher pode sentir, e uma leoa que por sua cria é capaz dos mais vorazes sentimentos. Quatro anos depois veio o Theo, para completar a família.

O legado dos pais

Os pais se foram, mas o legado ficou. Daniela carrega consigo o que de mais precioso aprendeu: “Eles deixaram como principal herança o exemplo de honestidade e dedicação ao trabalho e a família. Foram pessoas simples e me ensinaram a respeitar ao próximo, ter compaixão, trabalhar duro para conquistar meus sonhos e nunca desistir. São princípios que estão presentes em tudo que eu faço e na forma como conduzo minha vida pessoal e profissional”, comenta ela.

O Trabalho

Daniela é Fonoaudióloga formada pela ULBRA e tem especialização em Fonoaudiologia com ênfase em Audiologia. No mercado de trabalho há 17 anos, ela atende em Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa e Garibaldi, com seleção e adaptação de aparelhos auditivos, avaliação e terapia de zumbido e reabilitação vestibular. Daniela encontrou na Fonoaudiologia a junção de duas paixões: a área da saúde e o estudo da comunicação. O amor pelo trabalho tem o ápice no resultado final, ao conseguir dar novamente ao paciente a oportunidade de ouvir o mundo: “Fico imensamente feliz quando tenho a oportunidade de reabilitar auditivamente uma pessoa. Muitas vezes chegam ao consultório desanimados, em um processo de isolamento social, confusos e sem motivação, e muitas vezes eles apenas não ouvem o suficiente para participar do mundo. A reabilitação auditiva, bem feita com a seleção e a adaptação adequada, agregada a um acompanhamento, torna o processo assertivo e gratificante”, coloca Daniela.

Daniela por Daniela

Sempre pronta para um desafio. Tem no trabalho o amor pelo que faz, o que a realiza e a renova. Na família, a força e segurança que precisa. Nos amigos, o brinde por cada momento de alegria. Seu pilar de sustentação tem Deus, a família e a compaixão, e nessa base Daniela carrega em si a resiliência, paciência e perseverança para sua vida, sempre à procura do melhor para dar e receber. O sorriso fácil fica por conta das gargalhadas dos filhos, que animam seu dia. E para eles, ela destina os mais preciosos ensinamentos: “A honestidade e a dedicação em tudo que me proponho a fazer com certeza são os valores mais presentes em mim e que ensino aos meninos. É com honestidade e respeito que se conquista tudo que se sonha, e a dedicação faz tudo ganhar sentido”, fala Daniela. Trabalhou desde cedo, construiu sua carreira, dá valor a sua família e vive rodeada de amor.

Favoritos

Você tem hobbies ou passatempos? Tricot e séries.
Felicidade: ter saúde
Saúde: Boa imunidade
Praia ou campo? Praia
Um ídolo: Não tenho ídolos, tenho admiração por dedicação e competência.
Um filme/ série: Away
Uma paixão: Chocolate
Música? Qual sua preferida? Amor pra recomeçar – Barão Vermelho
Livros? O poder do hábito – Charles Duhigg
Viagens? Disney
Sobre o futuro, quais são os seus planos? Ampliar as clínicas e poder oferecer aos pacientes um serviço ainda mais completo e humanizado.

Texto: Angélica Varaschini