Pergunte se realmente é o que você quer, do fundo do coração! Se a resposta for SIM, não desista até você conquistar!

Vamos falar sobre sonhos e conquistas. Sobre alguém que batalhou muito, que foi atrás do que realmente queria e que hoje ajuda pessoas e famílias a serem mais felizes. Na verdade ela colabora, e muito, para a construção de uma família. Ela é mãe e lutou muito por isso. Agora ela tem como lema multiplicar o amor de mãe com outras mulheres, que assim como ela, só querem sentir o que é ser progenitora do maior bem-querer do mundo, um filho. Vamos falar da médica, pós-graduada em reprodução assistida em doutora em clínica médica, Ângela Marcon D’Avila.

A Trajetória

Se foi fácil chegar até aqui? Claro que não. A bento-gonçalvense veio de uma família humilde, e talvez, se seguisse o curso natural, não teria conquistado tanto. Ela lutou, sempre sentiu que poderia ir muito além. Ângela trabalhou desde cedo, foi babá, secretária e balconista. Passou por perrengues, mas nunca desistiu. Nos pais, o aprendizado para seguir: “Minha mãe me ensinou sobre a luta, a perseverança. Meu pai me ensinou sobre afeto, sobre emoções. Ela foi a força. Ele, a emoção”, coloca a médica. Ângela foi atrás do seu sonho. Entrou na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), trabalhou com pesquisa dentro da Universidade e vendia jaleco que sua mãe confeccionava. O caminho foi longo, mas hoje, Ângela é pioneira em Bento Gonçalves em fertilização, depois de se formar Médica na UFRGS, fazer residência em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, doutorado na UFRGS e pós-graduação em reprodução assistida na Sociedade Paulista de Medicina Reprodutiva.

O sonho da maternidade

O sentimento e o desejo em ser mãe, e a dor de não conseguir, não de uma maneira tão simples. Foram 4 fertilizações e uma cirurgia. Ela desistiu? Claro que não. Hoje, Ângela e Gustavo Feijó Vieira, casados há 13 anos, têm dois filhos, ítalo e Caetano. Ela sabe exatamente como dói querer a maternidade e não conseguir, e com isso, ela quis ajudar outras mulheres a também realizarem o sonho de ser mãe: “Sei exatamente o que uma mulher que quer ter filhos sente quando não consegue realizar o seu sonho”, diz ela. Com os filhos, a mudança de vida tão esperada: “A vida muda ao ter filhos. A gente vira um polvo. Mas é bom demais. A sensação de saber que você se virou naquele dia corrido para conseguir almoçar em casa, que conseguiram fazer os temas juntos, que deu tempo para assistir um filme, que você se permitiu que ele dormisse na sua cama, não tem preço. E o ‘eu te amo, mãe!’ despretensioso, enquanto você lava o cabelo deles no banho… nada pode ser melhor do que isso”, afirma Ângela.

Realizando Sonhos

Sim, é sobre sonhos. É sobre dar esperança, a quem quase não tinha. É sobre multiplicar amor. Ângela é diretora de uma clínica de fertilização, a Embrios Centro de Reprodução Humana, onde ajuda mulheres a serem mães. Diferente de centros de reprodução humana de grandes cidades, onde um número maior de médicos trabalha e atende vários pacientes, a Embrios prioriza o atendimento personalizado realizado exclusivamente por um médico para cada casal: “Minha alegria, hoje é ajudar a realizar sonhos. Ajudar as pessoas a viverem a experiência que eu considero ser a mais importante da vida de um indivíduo (perdoem-me os que não querem ter filhos). E é com a mesma garra que lutei para realizar um sonho meu, que luto para que essas mulheres realizem o seu”, define Ângela.

A médica é movida mais à paixão e emoções do que a coisas concretas e projetos bem calculados. Quando pensa no trabalho e nos seus pacientes, ela fica racional e objetiva, consegue trazer suas pacientes para a realidade, sempre permitindo que elas ponderem a decisão com a emoção. Ela é o braço forte, a mão amiga. A alegria de Ângela é poder ajudar uma mulher a se tornar mãe! Delas poderem sentir, o que ela sente com a maternidade, isso já a deixa satisfeita.
Mulher, pioneira, sonhadora e realizadora de sonhos, dela e de tantas outras mulheres. Quem disse que sonhos são apenas sonhos? Afinal, se podemos sonhar, também podemos tornar os sonhos realidade.

Favoritos

Você tem hobbies ou passatempos? Filmes e leitura a respeito de desenvolvimento pessoal.
Felicidade: Estar na praia, com minha família.
Saúde: agradeço e peço todos os dias que eu e minha família possamos desfrutar dela.
Praia ou campo? Praia
Um filme/ série: Annie, With an “E”
Viagens? Amo!
Sobre o futuro, quais são os seus planos? Organizar minha agenda, ter mais tempo para minha vida pessoal.

Texto: Angélica Varaschini
Fotos: Andréia D. Fotografia