Bate-papo terá a participação de docentes, egresso e diretor de entidade representativa. Saiba mais sobre a história da graduação que, com ofertas no Campus-Sede e em Bento Gonçalves, já formou mais de 800 engenheiros.

Em celebração aos 20 anos do curso de bacharelado em Engenharia de Produção, a Universidade de Caxias do Sul promove uma palestra on-line para debater o futuro e as tendências da profissão. No dia 1º de outubro, às 20h, o evento que ocorre durante o VII Seminário de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social terá as participações do vice-presidente da Associação Brasileira de Engenharia de Produção – (ABEPRO), Carlos Eduardo Sanches, do egresso do curso e diretor de Excelência Operacional da Randon S.A., Bernardo Bregolli Soares, e do professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UCS Ademar Galelli. A mediação ficará por conta da coordenadora do curso, em Caxias do Sul, Michele Otobelli Bertéli.

As inscrições são recebidas neste link  para acompanhar a transmissão que ocorre via YouTubeSaiba mais. 

Melhoria de Processos

O curso foi implantado em 2000 no Campus-Sede da UCS, em Caxias do Sul. Dois anos depois iniciava suas atividades também no Campus Universitário da Região dos Vinhedos, em Bento Gonçalves. A colação de grau da primeira turma de concluintes ocorreu em 2005, no município caxiense, e em 2010, em Bento. Na trajetória de ensino, é celebrada a formação de mais de 800 engenheiros.

Em 1998, às vésperas da nova oferta na UCS, havia cerca de 35 cursos de graduação na área no país, em sua grande maioria, aglutinados em outras engenharias, mais comumente a Engenharia de Produção Mecânica. O professor Alexandre Vieceli, coordenador de Engenharia de Produção na época de sua implantação na UCS, contextualiza que a concepção da proposta, em 1999, partiu da percepção de que metade dos trabalhos de conclusão nas engenharias eram direcionados ao melhoramento de processos de qualidade. “Aliás, foi no começo da década de 1990 que ocorreu uma rápida aceleração do uso de ferramentas, métodos e técnicas para melhorar a produtividade e a qualidade das empresas da região. A Universidade de Caxias do Sul participou deste processo, junto a diversas empresas da região, promovendo treinamentos para a média gerência das empresas”, recorda o hoje coordenador dos cursos de Engenharia Mecânica e Automotiva.

Com cenário favorável ao novo perfil, em 2000, iniciaram-se as atividades no Campus-Sede do curso de Engenharia de Produção, com intensa procura de estagiários pelas empresas, atentas à relevância da contribuição do viés profissional aos processos, como conta o docente.

Currículo

O professor Vieceli constata que a UCS participou do processo de consolidação do perfil profissional no país. “Foi uma das instituições pioneiras no Brasil com um currículo muito moderno na época, e que se mostrou efetivo por quase 20 anos. A partir da virada do milênio, ocorreu um crescimento acelerado de novos cursos de graduação no Brasil, e a Engenharia de Produção acabou por se configurar em uma grande área da Engenharia, com um arcabouço de conhecimentos e habilidades independentes dos campos tradicionais”.

O docente acrescenta que a comissão de implantação foi assertiva ao afirmar, no Projeto Pedagógico original, que o século XXI seria “marcado por grandes transformações econômicas e sociais, (…) que iriam exigir novos padrões de qualidade”. Em sintonia com essas mudanças, conforme pontua, vislumbrou-se “um mercado de trabalho bastante promissor para os profissionais da área de Engenharia de Produção, cuja finalidade é integrar as novas tecnologias com o ser humano e seus ambientes socioeconômicos. Uma afirmação tão atual quanto o foi na origem da oferta da UCS”, avalia.

Perfil do Egresso

Hoje, conforme o Projeto Pedagógico, os graduados devem ter condições de conceber, propor melhorias e otimizar os sistemas produtivos e operacionais, com iniciativa autônoma, considerando as restrições dos sistemas, os aspectos legais, políticos, econômicos, ambientais e culturais, além de princípios éticos, sociais, humanísticos e estratégicos. Esse olhar sistêmico é confirmado pelo egresso Bernardo Bregoli Soares, diretor de Excelência Operacional da Randon S.A.. “A Engenharia de Produção proporciona uma visão holística de oportunidades, formando seus egressos como agentes de transformação dos patamares de competitividade das organizações”, pontua.

Coordenadora da oferta de Engenharia de Produção em Caxias do Sul, a professora Michele Otobelli Bertéli reforça o potencial de rápida colocação e amplo posicionamento dos estudantes no ambiente profissional, fator que confirma o alinhamento às expectativas práticas. “A multidisciplinaridade da formação, que inclui aspectos técnicos e comportamentais, fornece habilidades e competências exigidas num mundo dinâmico que se reescreve cada vez mais rápido. Pensando no futuro, ainda projeto maior inserção, visto que a temática da indústria 4.0, por exemplo, necessita de visão abrangente e agilidade na integração de processos com uso de inteligência”.

O professor Jean Greselle Balotin, coordenador do curso no Campus Universitário de Bento Gonçalves, reforça a adaptação às diversas funções do campo de atuação. “Ainda, têm competências que são desenvolvidas durante a formação que permitem assumir cargos estratégicos e bastante técnicos. Em relação ao futuro, cada vez mais, percebe-se a necessidade de engenheiros de produção inovadores, éticos, altamente técnicos e dinâmicos, capazes de estrategicamente tomar decisões baseadas em dados, aprimorando os processos das organizações”.

O engenheiro de produção tem uma atuação importante não só na indústria, mas em outros setores da sociedade, refletindo no desenvolvimento regional, conforme pontua o vice-reitor da UCS, sub-reitor do CARVI e docente dos cursos de graduação e mestrado em Engenharia de Produção, Odacir Deonisio Graciolli. Essa contribuição é impulsionada por uma qualificação que extrapola a técnica, com desenvolvimento voltado a relacionamento, empreendedorismo, inovação, aspectos humanos e éticos. “A formação, calcada na visão sistêmica das organizações e associada à matemática, à estatística e à computação, desenvolve competências com o objetivo de aumentar eficiência e a competitividade, quer seja pelo mapeamento de fluxos e informações para a melhoria dos processos, ou pela otimização e simulação de cenários complexos”.

Habilitação

Um momento que faz parte da história da Engenharia de Produção na UCS é a promoção, no início da década de 1980, dos cursos de Engenharia de Produção Química e Engenharia de Produção Mecânica, ofertados até 1987, que resultou em dez formados. Conforme resolução de 1977, do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – Confea, a Engenharia de Produção era oferecida como habilitação específica com origem em qualquer outra grande área da Engenharia.

Pós-Graduação

Para aplicar o método científico no desenvolvimento de práticas transformadoras que solucionem problemas em sistemas de produção, desde 2016 o Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção conta com o Mestrado Profissional, possibilidade de qualificação continuada.

Fonte: Ascom UCS
Fotos: Acervo do curso/Divulgação UCS