Uma operação iniciada em Bento resultou no cumprimento de cinco mandados de busca e na apreensão de animais silvestres, armas de caça e armadilhas. As ações ocorreram nos municípios de Serafina Corrêa e Guaporé, na quarta-feira, 22, e contaram com a participação da Associação Riograndense de Proteção aos Animais (Arpa) de Bento Gonçalves, do Ibama e da Polícia Civil. Cinco pessoas foram autuadas.

De acordo com o fiscal da Arpa em Bento, Jorge Acco, as investigações começaram após a apreensão de um homem que efetuava venda de pacas em Bento Gonçalves. Por ser um animal silvestre, a caça de paca é proibida em todo o território nacional. As diligências apontaram para contato com vendedores de pássaros silvestres, o que também é proibido pelo Ibama, resultando nos mandados.

Nos locais, foram encontrados pelas autoridades 40 pássaros silvestres, armas de caça com silenciador, anilhas falsificadas com identificação do Ibama, além de diversos itens de armadilha para captura, como redes, tarrafas e apitos. Os responsáveis vão responder por captura e venda de animais silvestres, maus tratos e posse irregular de arma de fogo. Já os animais apreendidos foram encaminhados ao Centro de Reabilitação do Ibama, em Porto Alegre.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, 25 de março de 2017