Reconhecer-se como dependente químico e decidir procurar ajuda especializada pode ser um processo demorado para usuários de álcool e drogas. Entretanto, em Bento Gonçalves, a busca por tratamento no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps-AD) registrou aumento de 6% nesse ano, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Embora as atividades em grupo que o serviço oferece estejam suspensas, de acordo com a coordenadora do Caps-AD, Cristiane Rohrig Ferronato, foi notado crescimento no número de atendimentos individuais e para pacientes e familiares, “o que manteve os quantitativos que antes vinham sendo registrados”, analisa.

Em 2019, nos seis primeiros meses, segundo a coordenadora, 99 pessoas procuraram o serviço. Esse ano, no mesmo período, 105 pessoas procuraram o Caps-AD, com média mensal de 17 novos pacientes. Cristiane afirma que o isolamento social, medida considerada essencial na contenção da pandemia do coronavírus, fez com que aumentassem as queixas relacionadas à tristeza e outros sintomas de caráter emocional. “Estes usuários têm sido acolhidos e acompanhados pela equipe”, reforça.

O serviço, que oferece consultas médicas, psicoterapia, atendimento de enfermagem, serviço social e acolhimentos, está de portas abertas para receber quem precisa, sem que seja necessário encaminhamentos ou agendamentos. “Sempre tem algum profissional da equipe à disposição para acolher quem nos procura”, frisa Cristiane.

Queda nas internações

Se por um lado aumentou a procura por ajuda no Caps-AD, por outro houve uma redução de aproximadamente 30% na busca por internação na Comunidade Terapêutica (CT). Essa modalidade oportuniza o afastamento do convívio social por um período que pode variar entre seis a nove meses. O tratamento na modalidade terapêutica tem foco na espiritualidade, trabalho e disciplina, conforme explica Cristiane. “O usuário participa de atividades onde é oportunizado rever projeto de vida a fim de manter-se abstinente do uso de álcool ou outras drogas. Para muitos, é a oportunidade de recomeço”, afirma.