Há cinco meses, completados no dia 30 de junho, Bento Gonçalves se preparava para combater o coronavírus (Covid-19) com ações de monitoramento na cidadem, e criava o Gabinete de Verificação e entendimento do caso para ações de prevenção. Na época, outros países já enfrentavam o novo vírus.

No dia 27 de fevereiro, o Comitê de Atenção ao Coronavírus, que reúne prefeitura, Hospital Tacchini, Associação Médica de Bento Gonçalves e Unimed, foi instalado. Desde então, uma série de ações vêm sendo intensificadas e seguem diversos eixos de prevenção.

Medidas temporárias foram tomadas em 13 de março, data em que foi publicado o primeiro Decreto Municipal pela prefeitura. Hoje o Município está no 16º decreto para regramento de ações e seguindo o modelo de bandeiras do Distanciamento controlado do Governo Estadual.

Bento Gonçalves contabiliza 1.500 confirmados, 1.175 curados e 38 óbitos. Os dados foram atualizados, conforme boletim epidemiológico, divulgado pelo Comitê de Atenção ao Coronavírus, na terça-feira, 7 de julho.

Obrigação de máscaras passou a vigorar em 1º de maio, em Bento

Estruturação

Para estruturação do sistema de saúde, foram construídos 40 leitos de isolamento com auxílio da classe empresarial, CIC-BG, Ascon Vinhedos e voluntários, e oito mini UTIs no Complexo Hospitalar, junto à UPA. Além disso, os leitos de UTI no Hospital Tacchini passaram para 50, destes, 23 são pelo Sistema Único de Saúde.

Prevenção

Blitzes orientativas e barreiras sanitárias com aferição de temperatura, distribuição de máscaras e sanitização foram realizadas no município a fim de conter a propagação do vírus. Além disso, a cidade atua em comunidades mais necessitadas com distribuição de cestas básicas e roupas.

Macro testagem

Outra ação de Bento é a testagem ampliada. Atualmente, são testados pacientes com sintomas graves, além de profissionais de saúde e da segurança pública, idosos em instituições e demais pessoas monitoradas pela Secretaria da Saúde. A Central de Atendimento ao Coronavírus monitora 462 pessoas, que apresentaram sintomas da doença e cumprem o isolamento domiciliar. O acompanhamento é feito com ligações diárias para os quadros mais graves, e a cada dois dias para os casos mais leves.

Mais de 4 mil testes já foram realizados. Dos confirmados, 50,9% são PCR e o restante testes rápidos.

Selo ambiente limpo e seguro

O setor turístico da cidade criou, de forma pioneira, um selo a empreendimentos que atendem às normas de prevenção. O selo “Ambiente Limpo e Seguro” já foi concedido a 81 empresas, as quais cumprem todos os cuidados necessários que garantam a segurança de visitantes e colaboradores durante e após a pandemia.

Contratação de enfermeiros e técnicos de enfermagem

A contratação emergencial e temporária de 39 técnicos em enfermagem e dez enfermeiros foi aprovada em sessão na Câmara de Vereadores na segunda-feira, 6 de julho. Segundo a prefeitura, os profissionais vão reforçar as ações de enfrentamento à Covid-19.

Pingue-pongue de cores

Após anúncio do governador Eduardo Leite na sexta-feira, 3 de julho, a macrorregião da Serra ficou classificada em bandeira vermelha no Distanciamento Controlado. Contudo, os municípios tinham até o domingo para apresentar pedidos de reconsideração. Após avaliação, Leite deferiu, na segunda-feira, 6 de julho, e a região da Serra permanece em bandeira laranja. Essa é a segunda vez que a macrorregião passa pelo risco alto e retorna ao médio.

Segundo Leite, em transmissão ao vivo pelas redes sociais, a decisão de reconsiderar levou em conta, principalmente, o aumento na capacidade hospitalar na comparação com o índice de contágio da população. Explicou que existe certa dose de “subjetividade” e de confiança nessas regiões, sem deixar o alerta aceso para os próximos dias.

A Serra aumentou a disponibilidade de leitos (de 76 para 83), houve uma diminuição no número de óbitos com relação à semana anterior (de 16 para 12) e, embora tenha observado aumento de internações (de 40 pessoas com Covid-19 para 59), a grande oferta do sistema hospitalar levou à reconsideração do Governador. “Apesar do aumento de internações, o de oferta de leitos de UTI ainda dá condições para, nas próximas semanas, termos um tempo para observar se há uma tendência de crescimento para qual, se for necessário, serão impostas maiores restrições. Porém, fica o registro de que precisamos da colaboração da Serra Gaúcha para a redução de contágio do vírus, porque certamente haverá um limite de estrutura e, consequentemente, poderá esbarrar na limitação física e de recursos humanos, se houver uma continuidade no aumento expressivo de casos e de internação para a Covid”, salientou.

Após o anúncio, o prefeito Guilherme Pasin afirmou, em rede social, que a bandeira laranja representa uma renovação da responsabilidade de todos. “É importante, principalmente nesse tempo frio e chuvoso, que a gente se cuide e mantenha o protocolo de saúde e higienização. Precisamos vencer o coronavírus e aprendemos que, por mais que se fale em medicações e vacinas ainda não muito comprovadas, os pequenos detalhes que garantem a nossa vitória”, apelou.

Foto capa: Arquivo/Fábio Becker