A ampliação da vacinação contra a covid-19 deve contemplar crianças e adolescentes no Rio Grande do Sul. A informação foi confirmada pela Secretaria Estadual da Saúde (SES). Apesar da decisão, as aplicações só terão início quando novas remessas do imunizante fabricado pela Pfizer chegarem ao Estado. Uma nota técnica também será divulgada explicando quais grupos poderão receber as doses. A ideia do governo, num primeiro momento, é imunizar pacientes que possuam comorbidades.

A vacina da Pfizer é a única que possui aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser aplicada na faixa etária entre 12 e 17 anos.

De acordo com a diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Cynthia Molina Bastos, todos as crianças e adolescentes nessa faixa etária que morreram por complicações da covid-19 tinham histórico de outras comorbidades.

Segundo a Anvisa, a ampliação da idade em adolescentes foi aprovada depois de a Pfizer apresentar estudos que indicaram a segurança e eficácia da vacina para este grupo. Os estudos foram desenvolvidos fora do Brasil e avaliados pela agência.

Em março, a Pfizer e a BioNTech, que desenvolveram a vacina juntas, anunciaram que ela teve 100% de eficácia em adolescentes com idades entre 12 e 15 anos.