A suspeita da existência de dois casos da variante delta, considerada uma das mais contagiosas cepas da covid-19, fez a Secretaria Estadual da Saúde (SES) antecipar em duas semanas, a aplicação da segunda dose das vacinas AstraZeneca e Pfizer. Agora, ao invés de aguardar por 12 semanas, ou seja, três meses, a aplicação deverá ocorrer até a 10ª semana depois da aplicação da primeira imunização. A decisão ocorreu na segunda-feira, 12, após reunião entre as equipes responsáveis pela vacinação no Estado.

A possibilidade de redução de tempo só será possível, pois há quantidade suficiente de doses dos dois imunizantes que já haviam sido reservadas para a aplicação da segunda vacina. A medida, segundo a SES, é garantir melhor resposta imune à nova variante, uma vez que apenas uma dose é considerada pouco efetiva. “Para essa cepa, é ainda mais necessário ter o esquema vacinal completo”, explica a diretora do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde, Ana Costa. “Temos nesta semana um novo cenário na pandemia em território gaúcho, com duas suspeitas dessa variante, que se mostrou mais agressiva. Diminuímos o intervalo dentro da margem de segurança da efetividade da vacina, e acelerar a imunização completa da população com a dose 2”, completou a diretora.

A decisão foi tomada durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), levando em consideração que a SES tem 687.105 doses da Astrazeneca reservadas na Ceadi para serem distribuídas às Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) e aos municípios nos próximos dias. Quanto a Pfizer, o adiantamento da aplicação não trará impacto neste momento, uma vez que não há remessas com prazo para dose 2 até o início de agosto.

Todas as remessas daqui para frente que o Estado receber dessas duas fabricantes utilizarão o intervalo de 10 semanas. De acordo com a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Tani Ranieri, este intervalo diminui individualmente a proteção contra a doença, mas é efetiva para interromper uma possível circulação da variante delta. As próximas remessas que chegarem ao Estado deverão ficar reservadas para garantir o tempo de aplicação da segunda dose dentro do prazo.

Foto: Ari Dias / Reprodução