A coleta de leite humano a domicílio feita pelo Hospital Tacchini vai ser ampliada, chegando aos outros 48 municípios de abrangência do Batalhão de Bombeiros Militares do Rio Grande do Sul. A informação foi divulgada pela instituição nesta terça-feira, 13. Com a novidade, basta a mulher, que está em fase de amamentação informar o desejo através de contato telefônico ou por e-mail, que as equipes irão até o endereço para realizar a coleta do alimento e levá-lo até o banco de leite da casa de saúde. A ideia é ampliar ainda mais a oferta de leite materno aos bebês internados na UTI Neonatal do Hospital Tacchini. 

Até o momento, o Banco de Leite Humano Ama Tacchini já recebeu doações de 85 mulheres. Desse total, 32 doadoras eram mães, cujos bebês não estavam internados na instituição. Com o ato de amor, elas ajudaram a alimentar seis recém-nascidos que estavam internados na UTI Neonatal.

Para fazer parte do banco de doadoras, interessadas devem entrar em contato pelo fone (54) 3055-0303 ou pelo e-mail: [email protected], todos os dias, das 8h às 18h.

Saiba mais sobre o banco de leite

Localizado dentro do Hospital Tacchini, o Ama Tacchini segue recebendo doadoras também em seu espaço físico. O local possui capacidade para atender até 4 mulheres simultaneamente. Todo leite doado, seja ele coletado dentro ou fora da instituição, é analisado e passa por um rigoroso controle de qualidade antes de ser oferecido aos bebês internados na UTI Neonatal do Tacchini. 

São avaliados o aspecto do leite, sua forma de transporte e armazenamento, seu volume e até mesmo a quantidade de gordura presente em cada amostra, uma vez que alguns bebês podem possuir restrições alimentares. Somente depois de tudo isso, ele é pasteurizado e congelado, passando a ter validade de até seis meses. 

Foto: Alexandre Brusamarello / Hospital Tacchini