Duzentos testes semanais. Essa é a meta estipulada para o município de Bento Gonçalves identificar a presença do novo coronavírus na população. O município integra o grupo de 30 cidades que participam do programa Testar RS desenvolvido pelo Governo do Estado. Os procedimentos, realizados via nasal, através do método RT-PCR, considerado o mais confiável pelas autoridades de saúde, visa ampliar o monitoramento de casos.

Conforme as informações, os exames serão realizados por meio de requisição médica para pacientes que apresentarem sintomas gripais, atendidos no ambulatório de Campanha, localizado junto à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairro Botafogo. De acordo com a prefeitura, os testes só serão feitos após cinco dias do início dos sintomas. Após a coleta, o material é encaminhado ao Laboratório Central de Saúde Pública do RS e outros laboratórios conveniados.

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), apesar da inclusão do município no programa estadual, os testes já adquiridos pelo município continuarão sendo aplicados. São 10 mil testes rápidos e cinco mil RT-PCR.