Completar o esquema vacinal não protege só quem se vacina, ela cria uma barreira na comunidade, diminuindo as possibilidades de alguém se infectar

Pelo menos 8.848 pessoas estão com a segunda dose da vacina contra o coronavírus atrasada em Bento Gonçalves. A informação consta no vacinômetro municipal, que elenca a quantidade de faltantes, separada por tipo de imunizante. De acordo com os dados, o maior número de vacinados em atraso são dos que tomaram o imunizante da AstraZeneca: 5.904.

Além disso, outros 2.883 que tomaram a primeira dose da CoronaVac e já poderiam receber a segunda vacina também não completaram o esquema. O imunizante com menor número de atraso é o da Pfizer, onde apenas 61 pessoas estão com a segunda dose atrasada.

De acordo com a coordenadora do Setor de Imunizações da SMS, Luiza do Rosário, o principal fator para o atraso nas aplicações é a ausência das pessoas em comparecerem nos dias e horários estipulados. Segundo Luiza, não há falta de imunizantes no município e todo o cronograma está sendo cumprido dentro do prazo. “Mas, muitas pessoas não estão comparecendo na segunda dose, ou viajam e fazem a dose fora do Município e isso demora para entrar no sistema”, explica.

Indagada pelo grande número de faltantes na cidade, Luiza disse ainda que muitos podem até ter completado o esquema vacinal, no entanto, após a imunização, as equipes lançam as informações no sistema informatizado. O prazo, segundo ela, para os dados serem atualizados pode levar até seis dias. “A digitação dos dados é manual e depois demora uns dias para ser colocado no sistema geral”, revela.

Para reduzir o número de faltantes, a SMS elaborou novos chamados para segunda dose, dando mais oportunidades de fazer a vacina. “Estamos fazendo o máximo para que todos realizem esta dose, pois este é um passo importante para completar a imunização. Seguimos conscientizando a população e pedindo que realizem a segunda dose”, afirma.

Os estudos das vacinas foram feitos com a imunização em duas doses. Ou seja, a eficácia prometida pelas empresas foi determinada a partir dos testes com duas aplicações. Além de aumentar a proteção, a segunda dose ajuda a prolongar essa proteção. Mesmo fora do prazo é preciso completar a imunização para obter uma boa resposta imune. A vacina não protege só quem se vacina, ela cria uma barreira na comunidade, diminuindo as possibilidades de alguém se infectar.

Quem só tomou uma dose da vacina corre mais risco de se infectar, em comparação com pessoas que completam o esquema vacinal. Com mais vírus circulando, cresce a chance de surgir novas variantes.

Qual é o intervalo entre a primeira e segunda dose?

Quem tomou a CoronaVac deve receber a segunda dose entre 14 e 28 dias. Já as pessoas que foram imunizadas com a AstraZeneca ou Pfizer devem tomar a segunda dose após 12 semanas.