Eliane Carrer, Evelyn Santos e Maíra Siega se tornaram as soberanas da localidade, em um tradicional Filó Talian no Salão da Comunidade de São Pedro, nos Caminhos de Pedra

Neste último sábado ocorreu a abertura da 6º edição da Festa Flores de Pedra, o evento ocorreu no Salão da Comunidade São Pedro, onde foram reunidas cerca de 600 pessoas para descobrirem quem seriam as vencedoras e torcerem por suas candidatas. As escolhidas para representar as soberanas da Festa de Flores de Pedra foram Elianne Carrer, 2º princesa, Evelyn Santos, 1º princesa e Maíra Siega, rainha.

Quem deu abertura às falas no início da festividade foi Maristela Pastorello, que faz parte da equipe organizadora. “É emocionante poder estar aqui e ter a oportunidade de participar da 6º edição da abertura da 6º Festa Flores de Pedra. Fazer parte do roteiro cultural Caminhos de Pedra é uma honra, possuímos no sangue a história de nossos antepassados e a sua cultura. Nossos imigrantes escreveram na linha do tempo o respeito, e com orgulho apresentamos a 6º edição que se inicia neste momento. Neste meio tempo, passaram-se muitos momentos, muitas noites mal dormidas, reuniões e reuniões, mas o sonho de estar aqui neste momento foi bem maior”, declara Maristela.

Entre dificuldades e medo, existia Adelinda Cavallet, que foi incansável para realizar a comemoração em setembro, mês de origem da celebração. “Para mim esta festa tem um significado muito forte, sempre morei aqui, empreendi no Caminhos de Pedra, fazer está festa tem o sentido de manter a nossa cultura e repassá-la adiante. Foi muito difícil organizarmos, ao mesmo tempo que foi gratificante. Nós trabalhamos bastante, mas ver que nosso esforço valeu a pena, que resultou neste lindo festejo e alcançou nosso maior objetivo que era envolver a comunidade”, relata Adelinda, membro da equipe de organização.

A beleza em manter a tradição perpassa por todas estas pessoas, que mesmo com as dificuldades, não desistem por amor a sua terra. “O legado que o nossos nonnos nos deixaram, além do trabalho, do amor, e da dedicação pela vida, foi o talian que é o resgate das nossas raízes, falo talian desde pequena, e hoje ensino muitas pessoas para que elas nunca esqueçam da onde vieram”, reflete emocionada, Mirna Madalosso, professora de Talian.

Durante a festa, muitos momentos ocorreram, como uma apresentação que rememoraram à todos a vinda dos imigrantes para esta terra, com o início se dando ao som de um navio, significando aquele que eles chegaram, e logo as cantigas italianas tomaram conta, onde demonstrava o trabalho que tiveram para viver neste local tão distante de seu país de origem, a Itália. Em seguida, deu espaço para as pequenas daminhas, que variam de dois anos até sete, que representavam as futuras cortes da localidade.

Tarcisio Michelon, um dos idealizadores do roteiro, foi jurado na escolha das futuras soberanas. “Em primeiro lugar estou muito emocionado, depois de 30 anos, nós construímos aqui em São Pedro um lugar melhor para a nossa gente. O segundo aspecto é que nós, jurados, ficamos muito felizes em ver que todas as candidatas tinham muito conhecimento sobre o Caminhos de Pedra e por último, é ver essas crianças maravilhosas participando deste momento, e sabendo que terão um lindo futuro aqui”, explana Michelon foi um dos nove jurados escolhidos para avaliarem as sete concorrentes que se aventuraram em busca da tão sonhada coroa e título. Entre eles, estavam Thiago Fabris, representante do Prefeito Municipal de Bento Gonçalves, Hadair Ferrari, Prefeito de Pinto Bandeira, Ana Paula Foresti, Imperatriz da Fenavinho, Anderson Giordani, Gerente do Sicredi, Ana Paula Menonsin, Presidente da Associação Caminhos de Pedra, Rafaela Daros, Jornalista e especialista em dicção e oratória, Davi da Rold, Secretário de Turismo de Bento Gonçalves e Leonildo Cavalet, Subprefeito do distrito São Pedro.

Alice Menonein é a atual Presidente da Associação Caminhos de Pedra, e esteve presente também como jurada das candidatas, e se orgulha ao ver o Salão da Comunidade São Pedro tão cheio e vivo. “Vocês fazem a diferença nesta comunidade, sempre falamos que o Caminhos de Pedra existe porque a comunidade está aí, e este evento é um exemplo disso, vocês estão aqui para prestigiar a nossa festa de Flores de Pedra”, estimulou.

Assim como Alice, Cavalet também esteve na mesa de jurados, trabalhando na difícil escolha da corte, e demonstrou-se emocionado ao ver o distrito em que administra tão unido na festa de abertura. “Esta noite para mim foi uma lembrança, que me levou diretamente para a primeira festa Flores de Pedra que ocorreu na minha casa e continua sendo essa festa maravilhosa e que aproxima tanto a nossa comunidade”, parabenizou o Subprefeito.

Um pouco antes do anúncio da nova corte, foi trazido o resultado da torcida mais animada, que como prêmio, ganhou uma caixa de espumantes. E da mesma forma que animaram toda a festa, as torcidas festejaram para descobrir quem seriam os vencedores da caixa de espumante. Após um pouco de mistério, foi então revelado que a torcida mais animada e agitada presente seria a da candidata Julia Cavalet.

O resultado se deu através da avaliação dos jurados, que variava entre cinco e dez. Foram avaliados os conhecimentos da história da imigração, o Roteiro Cultural Caminhos de Pedra, a postura, a dicção, o comportamento e principalmente o envolvimento. E assim, entre as sete jovens que disputavam por apenas três lugares, foi dado o resultado das premiadas.

Como 2º princesa, o título ficou com a gestora comercial, Eliane Carrer, que representa a Comunidade de São Pedro. “É uma emoção muito grande, não tenho palavras para descrever esse momento, é fora do comum. A preparação para este momento foi de muitos dias de estudo, muitos testes, mas cada minuto valeu a pena”, frisou.

Já o título de 1º princesa fiou para Evelyn dos Santos, representa a Comunidade do Barracão. “É incrível, uma sensação indescritível, ver a família e os amigos torcendo, não tem explicação. Foi uma caminhada longa, mas muito gostosa, conhecemos muitos lugares e pessoas, foi maravilhoso. Na última festa, vim fazer torcida e senti uma vontade muito grande no meu coração para participar e isso se tornou meu maior desejo”, valorizou.

E por último, foi revelado a Rainha da Corte da 6º Festa de Flores de Pedra, com uma torcida que vibrava muito, a estudante de ciências contábeis e representava a Comunidade de São Miguel, Maira Siega. “Estou muito honrada por receber este título, e prometo honrar e levar o nome da comunidade. Não foi fácil a preparação, tiveram muitos dias de nervoso e ansiedade, mas no final deu tudo certo. Sempre via as meninas da última corte, presenciava os jantares com elas, e pensava um dia eu vou chegar lá e serei a rainha”, comemorou.

As três jovens vencedoras irão representar o Caminhos de Pedra, e no dia 21 de setembro de 2024 ocorrerá a grande festa de Caminhos de Pedra, onde seguirá o legado de um povo que tem tanto prazer por celebrar.