O Reiki, técnica de imposição de mãos desenvolvida no Japão e hoje difundida em todo o mundo, tem como objetivo equilibrar a força vital (“Ki”, em japonês), “a energia que nos mantêm vivos”, afirma José Carlos Carturan, mestre pelo Instituto Vida e Mente. Isso é feito por meio de leves toques ou da simples aproximação das mãos em diferentes pontos do corpo.

Parte do princípio de que as enfermidades e os problemas emocionais vêm do desequilíbrio e de que os centros de energização do corpo estão ligados aos nossos órgãos e glândulas. “Dessa maneira, a tendência é que haja maior harmonização e que, por consequência, consigamos lidar com as dificuldades”, pontua.

Por isso, é uma terapia complementar que potencializa o efeito terapêutico de tratamentos da medicina tradicional, sem substituí-los, além de atuar de forma preventiva. “Quando estamos equilibrados mentalmente, emocionalmente, fisicamente e espiritualmente, dificilmente perdemos saúde”, explica o profissional.

Pode ser a solução para a ansiedade, para o estresse e para o cansaço do dia a dia ou auxiliar no alívio de dores crônicas e até mesmo do câncer. Tudo ao alcance das mãos e sem que você precise gastar dinheiro se não quiser.

Faça em você mesma, em pets e em plantas

José Carlos afirma que o Reiki pode ser autoaplicado, além de gerar benefícios também em plantas e animais. É o que faz a empresária Gisele Kobayashi, que conheceu o conceito em 2012 em busca de um tratamento para suas dores de cabeça.
“Eu me senti atraída porque acredito que somos pura energia e que a sua alteração afeta o nosso corpo”, ressalta. Gisele fez um curso para cuidar de si mesma, de parentes e de amigos. Hoje, dedica tempo para si diariamente e diz sentir alívio imediato. “Antes, quando tinha crise de enxaqueca, não conseguia trabalhar e acabava recorrendo ao pronto-socorro. Hoje, além de fazer a autoaplicação quando tenho dor, repito à noite, o que me faz dormir melhor”, conta a empresária.
Atualmente, centros especializados oferecem cursos e palestras se você quiser fazer o mesmo que Gisele e aprender a técnica. Por outro lado, muitos locais cobram por sessões em que você relaxa sem precisar de conhecimento próprio.

Estudo científico

Um estudo coordenado por Ricardo Monezi, biólogo pesquisador da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), mostrou que a metodologia traz resultados concretos.
O especialista tratou camundongos de laboratório com câncer, submetendo-os ao Reiki durante quatro dias, em diferentes momentos. As conclusões não poderiam ser mais esclarecedoras: os animais apresentaram uma maior capacidade de resistência à doença.
Em sequência, foram feitos testes em idosos, com a ajuda de eletrodos posicionados na testa, na palma da mão e em um dos dedos. Também neste caso, a pesquisa demonstrou dois principais efeitos: a redução do estresse e um ganho de bem-estar.

Fonte: Portalvital.com.br