Seleção compete contra três países na primeira etapa do evento; órgãos públicos e rede estadual de ensino mudam agenda de atendimentos

A Copa do Mundo de 2018 começou na quinta-feira, 14, ao meio dia, e deve alterar os horários de funcionamento de órgãos públicos e bancos em Bento Gonçalves. As mudanças ocorrem apenas durante os dias em que a seleção brasileira entra em campo. Na primeira fase do certame, os próximos desafios ocorrem na sexta-feira, 22, às 9h, em São Petersburgo, contra a Costa Rica e, por fim, contra a seleção da Sérvia na quarta-feira, 27, às 15 horas, em Moscou. Conforme as lideranças responsáveis, as mudanças nos horários de atendimento ao público devem seguir regras, que já foram pré-definidas. No entanto, diversos locais não terão seus horários de atendimento alterados.

No caso das mudanças nas repartições públicas, apenas o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul emitiu nota informando as mudanças nas datas em que a seleção brasileira irá jogar. Na sexta-feira, 22, o atendimento inicia ao meio dia e segue até às 19h. Já na quarta-feira, 27, os funcionários trabalham das 8h às 14h. Outra repartição que deverá adotar novos horários são as agências bancárias. Conforme circular divulgada pelo Banco Central (BC), prevê que as agências poderão alterar o horário de atendimento ao público, mas deverão garantir funcionamento mínimo de quatro horas ao longo do dia.

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em dias de jogos às 9h, o atendimento ao público será das 13h às 17h. em dias de jogos às 11h, as agências trabalham das 8h30min às 10h30min e das 14h às 16h. Para jogos que ocorrem às 15h, os bancos estarão atendendo das 9h às 13h.

Prefeitura, escolas municipais e postos de saúde

A Prefeitura de Bento Gonçalves divulgou nota informando que manterá o expediente normal durante os jogos do Brasil, pela Copa do Mundo, garantindo assim o pleno atendimento ao público. “Nessas ocasiões, as aulas na rede municipal de ensino e o funcionamento das unidades de saúde ocorrerão normalmente”, explica.

Rede Estadual de Ensino

Em nota divulgada pelo Governo do Estado, com relação às escolas da rede pública estadual, no dia 22 de junho não haverá aula para os alunos da manhã. Já no dia 27, os alunos não terão aula no turno da tarde. Segundo a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a carga horária será recuperada posteriormente, conforme definição da escola.

Comércio

De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CBL-BG), não há uma orientação, em relação as partidas da Copa do Mundo, ou seja, os horários permanecerão inalterados. Para o Sindicato do Comércio Varejista de Bento Gonçalves (Sindilojas-BG), a orientação para os 10 municípios da base territorial é que cada estabelecimento defina se libera ou não os funcionários durante os jogos. “Legalmente, não há obrigatoriedade para a liberação dos colaboradores. Entretanto, é que haja um consenso entre as partes. Em caso de fechamento, as horas de trabalho devem ser repostas em outro momento”, afirma nota.