Novos projetos, maior número de expositores e diversas ações que estimulam a geração de negócios prometem movimentar US$ 290 milhões na 14ª edição da feira.

 De 26 a 29 de março, o Parque de Eventos de Bento Gonçalves (RS) será o ponto de encontro entre fornecedores de máquinas, matérias-primas, acessórios, empresários e profissionais do setor moveleiro. Nesta terça-feira, 14h, acontece a abertura oficial da feira, com a presença do vice-governador do Estado do RS, Ranolfo Vieira Júnior, e com a boa notícia de aumento no número de expositores que neste ano saltou para 380, sendo 35% novas marcas, com a oportunidade de realizar networking, firmar parcerias e fechar negócios estimados em US$ 290 milhões. Para isso, são aguardados 25 mil visitantes para esta 14ª edição da FIMMA Brasil 2019. “Sem dúvida, quem ganha é o visitante que terá à disposição uma gama maior de produtos. São marcas que vislumbram na FIMMA Brasil oportunidade de ingressar e crescer no mercado e também corroboram com o otimismo de retomada da indústria”, comemora Henrique Tecchio, presidente da FIMMA Brasil 2019.

Pensada e organizada do setor para o setor, a FIMMA Brasil foi o primeiro evento internacional com foco a ser realizada no Brasil, a partir de 1993, tornando-se a quinta maior feira do mundo para o setor moveleiro. A grandiosidade, credibilidade e tradição podem ser confirmadas por meio da excelente diversificação de expositores que estarão nesta 14ª edição: 32% serão empresas de máquinas, 20% de matérias-primas, 18% de ferramentas, 15% de acessórios e 10% de componentes e 5% de outros segmentos

Com o mote da diferenciação, a FIMMA Brasil 2019 contará com cinco ações inéditas, criadas com o intuito de proporcionar boas e novas experiências tanto a expositores como para visitantes. São elas:

– áreas exclusivas para os novos segmentos Rochas e Florestal;

– o projeto Mobstone FIMMA – Mobiliário em Pedra que tem o objetivo de promover maior integração entre o móvel brasileiro, o design e a rocha;

– o Arq Day, dedicado especialmente a arquitetos e designers;

– o convite a aproximadamente 200 empresários vips de todo o Brasil;

– o projeto Fábrica em Ação, iniciativa da Associação dos Fornecedores para as Indústrias de Madeira e Móveis (Affemaq).

“A cada edição, a feira tem a preocupação de trazer um novo olhar para os negócios ligados ao setor moveleiro, atendendo demandas dos expositores e dos visitantes. Com a perspectiva de retomada da economia, a feira sentiu que era o momento de ampliar a oferta por máquinas e matérias-primas, entre elas dos setores florestal e rochas, e também integrar profissionais da arquitetura e design”, enfatiza Tecchio.

Credenciamento antecipado

Para participar da FIMMA Brasil 2019, basta efetuar a inscrição no site da feira pelo link http://www.fimma.com.br/credenciamento. A retirada da credencial será efetuada durante visita à FIMMA Brasil 2019, digitando o número do CPF nos terminais de impressão de credenciais que estarão localizados nos acessos dos pavilhões A e E. Por motivos de segurança, será proibida a entrada de menores de 16 anos, mesmo que acompanhados por responsáveis.

Traslados

Para quem chegar nos aeroportos de Porto Alegre e Caxias do Sul, ou estiver hospedado nos hotéis cadastrados junto ao serviço disponibilizado pela FIMMA Brasil 2019 nas cidades de Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Garibaldi e Carlos Barbosa haverá traslado até o Parque de Eventos de Bento Gonçalves. Para saber mais basta acessar https://www.fimma.com.br/traslado. Quem optar por visitar a feira de carro, 2,5 mil vagas de estacionamento serão colocadas à disposição pela Fundaparque a expositores e visitantes.

Gastronomia

As opções gastronômicas estarão espalhadas pelos pavilhões A, B, C, D, E. No pavilhão C estará localizada a Praça de Alimentação e contará com restaurantes, lanchonetes, entre outros. No pavilhão A, ruas 10 e 11, diariamente, a partir das 17h, um lounge estará oferecendo um drink por pessoa, elaborado à base de espumante. Já no pavilhão B, ruas 18 e 19 será possível visitar o Wine Bar da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale) e conhecer algumas das principais marcas de vinhos e espumantes consumidas no Brasil.

Convenience Store

No pavilhão C, no Convenience Store tanto expositores quanto visitantes poderão desfrutar de alguns atrativos, como os produtos da Casa da Ovelha, Casa da Confecção e Benevento Café e Chocolates, todos com sede no roteiro cultural Caminhos de Pedra, em Bento Gonçalves; Chocolates Florybal e Malharia Aurora, de Gramado. Também estarão à disposição uma farmácia, ambiente para massagens relaxantes (terapias orientais) e espaços para guardar malas e materiais.

Demais serviços

A organização da feira disponibilizará gratuitamente o serviço de guarda-volumes, localizados próximo às entradas principais nos pavilhões A e E. Os cuidados com a saúde também estarão presentes por meio de espaços com atendimento médico, com postos nos pavilhões A e E, garantindo o bem-estar ao público.

Projeto Comprador

Nos dias 27 e 28 de março a FIMMA Brasil 2019 contará com rodadas de negócios do projeto Comprador. Serão 51 importadores, de 10 países, que participarão de rodadas de negócios, 20 minutos cada, com 66 expositores. Neste ano, a grande novidade será o limite de crédito pré-aprovado de US$ 2,5 milhões por meio do grupo Exicon, com matriz na Holanda e correspondente no Brasil do Grupo FCI, dedicado a avaliações de risco comercial, para operações a prazo nos segmentos de exportação e importação. Para essa 10ª edição do projeto estarão presentes Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Guatemala, México, Peru, República Dominicana e Uruguai. O Projeto Comprador Fimma Brasil 2019 é uma ação realizada no âmbito do Projeto Orchestra Brasil de promoção das exportações – realizado pelo Sindmóveis Bento Gonçalves com apoio da Apex-Brasil. Juntos, Movergs, Sindmóveis e Apex-Brasil somam esforços para potencializar a internacionalização da cadeia moveleira.

Números estimados para a FIMMA BRASIL 2019

Área: 58 mil m² de área coberta e climatizada

Números de expositores: 380 e 500 marcas expostas

Países: 30

Visitantes: 25 mil

Geração de negócios: US$ 290 milhões

Fonte: Assessoria de Comunicação