Moradores do bairro Caminhos da Eulália em Bento Gonçalves estão sofrendo com situações de furtos de objetos em residências situadas no local, mais especificamente ao longo do mês de junho, período em que mais ocorrências do tipo foram constatadas.

Segundo relatos, os crimes têm acontecido principalmente no período da madrugada e à noite, em garagens e porões das casas, sem que nenhum morador perceba o momento das ações.

Moradores da localidade criaram um grupo de Whats App com cerca de 100 pessoas, no qual são relatadas todas as situações semelhantes que ocorrem.

Diante dos fatos, solicitam um maior reforço do policiamento no bairro, a partir de um patrulhamento ostensivo com mais viaturas, especialmente no período noturno, de forma a diminuir essas ocorrências. 

Número de registros

Conforme informações da 1ª Delegacia de Polícia Civil, foram três ocorrências de furtos qualificados registradas no Caminhos da Eulália no mês de junho. A delegacia orienta os moradores para que sempre realizem o registro dos fatos, que também podem ser feitos de forma online.

No último dia 20, criminosos acessaram o interior de uma residência e levaram objetos como furadeira, parafusadeira, toalha de banho e tênis.

No dia 22, uma casa localizada na Rua Joanna Itália Gabbardo Dal Ponte, foi alvo de um furto no período da manhã, por volta das 7h.

Conforme informações, foram levados um botijão de gás cheio e um lava jato, que estavam nos fundos do terreno. O prejuízo estimado foi de R$ 500,00.

O caso foi registrado na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DDPA). Não há informações sobre suspeitos.

Mais recentemente, um caso de furto a veículo foi registrado na madrugada da quarta-feira, 30, na Rua Isabella Toniollo Gabardo. Nesta ocorrência, a vítima relatou que alguém danificou a porta de seu veículo e subtraíram uma caixa de som de seu interior.

Conforme informações de moradores, câmeras de vídeo-monitoramento flagraram a ação e constataram dois indivíduos praticando o ato. As imagens foram entregues para a Brigada Militar.

O que afirmam os Órgãos de Segurança

A Secretaria de Segurança de Bento Gonçalves, por meio do tenente-coronel Paulo Cézar de Carvalho ressalta que o Caminhos da Eulália está inserido no programa para ampliar o cercamento eletrônico através de vídeo-monitoramento. Serão implantadas mais câmeras nas proximidades. “Nos reunimos com a Brigada Militar e tratamos do assunto, a respeito da necessidade de ampliar o cercamento eletrônico. Também orientamos os moradores para que sempre façam os registros das ocorrências, mesmo que sejam furtos simples. Pois as ações são traçadas a partir de indicadores criminais em cada localidade”, afirma Carvalho.

Em relação ao patrulhamento ostensivo no local, equipes da Guarda Civil Municipal exercem o trabalho durante o dia e viaturas da Brigada Militar durante o período noturno.

O comandante do 3°Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas, tenente-coronel Luis Fernando Becker, afirma que a Brigada Militar está em constante comunicação com moradores da região e também com a Secretaria de Segurança do Município, de forma a traçar as ações.

Por outro lado, crimes de furto tornam-se mais difíceis de evitar, pois os criminosos não ficam presos por muito tempo, declara o comandante. “Esse tipo de situação, por serem crimes que não envolvam violência, um mesmo indivíduo é preso, liberado e acaba praticando o furto por mais de uma vez. São situações que estão muito ligadas ao tráfico de drogas, para furtar os produtos, vender e sustentar o vício”, pontua Becker.

Foto: 3°BPAT / Divulgação