Esta sexta-feira, 2 de julho, marca o último dia da Semana de Prevenção contra incêndios. Sendo assim, o Corpo de Bombeiros Militar de Bento Gonçalves gravou alguns vídeos contendo dicas de prevenção, principalmente a incêndios domésticos, que devem ser divulgados em breve nas redes sociais da corporação e na página da prefeitura.

Em meio a esta semana de prevenção, o tenente Germiniani, que integra a corporação, mencionou algumas dicas importantes que devem ser levadas em conta para evitar acidentes envolvendo incêndios domésticos.

Entre os cuidados, o tenente ressalta a importância de manter a supervisão do forno e das panelas em todo o período no qual estiver cozinhando. Deve ser verificada a válvula de gás, de forma a identificar se encontra-se dentro do prazo de validade. Em caso de cheiro forte e vazamento, deve-se retirar o botijão de gás e colocá-lo em um ambiente arejado.

Outros cuidados essenciais para evitar acidentes é manter crianças há uma distância segura do fogão e panelas que estejam sendo utilizadas.

Especialmente no período do inverno em que são utilizados equipamentos como lareira e fogão a lenha, deve-se obrigatoriamente evitar o acúmulo de materiais inflamáveis nestes locais.

Dormir com o ar-condicionado no inverno também não é recomendável, pois pode gerar uma sobrecarga de energia por muitas horas.

A atenção também deve ser redobrada com carregadores de celular: evitar utilizar o equipamento enquanto o mesmo estiver conectado a tomada e também cuidar com a sobrecarga de energia de dois equipamentos em tomadas muito próximas, situações que podem gerar um curto-circuito.

Em função da pandemia, o Corpo de Bombeiros Militar de Bento Gonçalves não pôde realizar ações de dicas e prevenção pelos bairros do município.

Dia Nacional dos Bombeiros

Esta sexta-feira, 2 junho, marca também o Dia Nacional dos Bombeiros. Em homenagem, os bombeiros de Bento realizaram a tradicional Alvorada Festiva, com um Sirenaço pelas ruas da cidade por volta das 7h, movimento que já é tradicional na respectiva data.

Também foi preparado um café da manhã na sede da corporação, na Avenida Osvaldo Aranha, para todas as guarnições que entravam e saíam de serviço.

O ano de 2021, marca também o período de quatro anos de desvinculação do Corpo de Bombeiros Militar de Bento Gonçalves com a Polícia Militar. Com a companhia própria voltada para os bombeiros, o tenente Germiniani ressalta que há uma maior autonomia para a corporação, com diretrizes próprias, facilitando também a compra de equipamentos, de acordo com a necessidade.

Fotos: Gabriel Pfeifer