A etapa final do Salão Design Movelsul Brasil 2014, que foi realizada no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, encerrou com produtos de quatro países premiados. Além das criações brasileiras reconhecidas, sete concorrentes estrangeiros receberam prêmios ou menções honrosas, representando Argentina, Colômbia e Uruguai. Depois do Brasil, o Uruguai foi o país com maior número de participantes nessa edição do Salão Design.

Em um esforço para fortalecer o design uruguaio e ampliar sua visibilidade no Mercosul, os estúdios daquele país uniram-se para inscrever a maior quantidade possível de projetos. Foram 22 inscrições, 12 projetos selecionados para a segunda etapa e quatro premiações.

Nessa edição, a comissão julgadora buscou premiar os produtos que melhor expressaram o conceito de design democrático – no que diz respeito a uma linguagem clara e acessível ao entendimento de todos. Realizado há 25 anos pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), o prêmio Salão Design é o maior do gênero na América Latina, distribuindo R$ 175 mil e um selo exclusivo para uso nos produtos agraciados.

O prêmio integra criatividade e inovação tecnológica a móveis e acessórios por meio do design, além de ser uma vitrine para o trabalho dos designers. Ocorre todos os anos, paralelamente às duas feiras realizadas pelo Sindmóveis: Movelsul Brasil, nos anos pares, e Casa Brasil, nos ímpares.

Em sua 18ª edição, além das premiações em dinheiro, também foram concedidos os prêmios de Professor Orientador e Madeiras Alternativas. Todos os projetos aprovados para a segunda etapa e que atendam as condições do regulamento participarão da mostra do Salão Design, durante a Movelsul Brasil 2014, entre os dias 24 e 28 de março.