O presidente reeleito do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sitracom BG), Itajiba Soares Lopes e diretoria foi empossado oficialmente na noite da segunda-feira, 3. O processo eleitoral em que votaram os associados da entidade encerrou no mês de dezembro com a vitória da chapa 1, liderada por Itajiba.

A diretoria empossada passou por um processo de reformulação. Ela agrega membros mais experientes com passagens em outras gestões, com novos valores do meio sindical. “Acreditamos que mesclar esta experiência com a energia dos jovens que estão chegando vai dar ao sindicato mais força para as lutas em prol do trabalhador”, avaliou o presidente.

Para ele, é muito importante que a equipe indicada pelos trabalhadores para dirigir a entidade tenha acima de tudo, muita credibilidade. “Os associados votaram e nos deram seu aval para que continuemos a trabalhar pelo crescimento e o desenvolvimento de nossos companheiros e a isso chamamos de credibilidade”, observou.

Como o Sitracom BG está inserido na luta constante pela igualdade dos direitos das mulheres, uma das novidades da nova diretoria é a composição com maior participação feminina.

Atualmente 40% da mão da obra do setor moveleiro é formada por mulheres. Por isso elas também forma agora, 40% da diretoria. “É uma questão de justiça. Não podemos compactuar com um sistema que discrimina pessoas que fazem trabalhos iguais apenas por serem homens ou mulheres”, disse o sindicalista Arcelo Rossini.

Para a nova diretoria, os próximos quatro anos serão de muito trabalho e de duras lutas. Entre as metas fixadas estão a manutenção das conquistas já obtidas. Dentre elas destaque para os melhores pisos salariais do Estado e do País; sábados em dobro; quiquênios; auxílios educação e creche e o Centro de Lazer.