O Congresso Latino Americano de Enoturismo será realizado de 8 a 10 de outubro em cinco municípios da Serra Gaúcha. O evento está com inscrições abertas e para participar, basta acessar o site www.congressoenotour.com.br, no menu “Inscrições”. O investimento é diferenciado para estudantes, profissionais e grupos.

Com o tema “O Composto da Oferta Enoturística”, a programação, que envolve as cidades de Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha e Garibaldi, contempla uma série de palestras e visitas guiadas a roteiros enoturísticos.

O quadro de palestras contará com painéis que abrangem toda a cadeia do enoturismo. Dentro dessa proposta, os painéis contarão com palestrantes da Europa e América Latina, com o objetivo de debater as práticas do setor no velho e novo mundo.

O 4º Congresso Latino Americano de Enoturismo é promovido pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e pelas Prefeituras dos cinco municípios envolvidos, por meio das Secretarias Municipais de Turismo. O patrocínio é do Sindicato de Hoteis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRBS/Região Uva e Vinho), Bento Convention Bureau e Associação de Turismo da Serra Nordeste. O apoio é do Hotel Villa Michelon. A agência oficial do evento é a Vale das Vinhas Turismo.

O Congresso
De caráter itinerante, o Congresso Latino Americano de Enoturismo é realizado desde 2010, visando à discussão das ações relativas ao turístico na América Latina. As duas primeiras edições ocorreram em Bento Gonçalves. Em 2013, o evento foi realizado junto ao V Seminário Wine Tourism, na Argentina, com programação envolvendo Mendonza, Luján de Cuyo e Maipú. Agora, em 2014, retorna a Serra Gaúcha, contemplando cinco municípios.

Nesta edição, pensando na comodidade dos congressistas, o 4º Congresso Latino Americano de Enoturismo apresenta inovações. Uma delas é o site, disponível em Português e Espanhol. Mais completo, conta com diversas opções de navegação, inclusive um histórico das edições anteriores do evento. Além disso, a página permite que os inscritos realizem o pagamento online no ato da inscrição, através do sistema Pag Seguro.

A edição lançou, ainda, uma página no Facebook, onde os participantes encontram informações gerais sobre o evento, palestrantes, municípios envolvidos e sobre o universo do vinho. Para conferir, acesse Facebook/CongressoLatinoAmericanodeEnoturismo.