O comandante do 6° Batalhão de Comunicações de Bento Gonçalves (6º BCOM), tenente-coronel Alexander Eduardo Vicente Ferreira, tratou de acalmar os ânimos da população ao garantir que a guarnição não será afetada, inicialmente, pela desativação da 6ª Divisão do Exército (DE), localizada em Porto Alegre, a qual o batalhão é subordinado. Não há plano de retirada da unidade do município e, até segunda ordem, não serão realizadas mudanças na atuação do quartel na Capital do Vinho.

Com o decreto, o 6º BCOM apenas mudará sua subordinação, passando para a 5ª DE, com sede em Curitiba (PR), porém isto não representa, necessariamente, que haverá alguma alteração em termos de pessoal ou estrutura do Batalhão. “Se me perguntarem hoje, eu afirmo objetivamente que o 6º BCOM não será desativado. Este é um momento de calma, pois é um processo gradativo que perdura por anos e ainda necessita de planejamento. Não existe nada de concreto que foi repassado ao nosso Batalhão”, relata o tenente-coronel Alexander.

“O Batalhão, com certeza, faz parte da sociedade e não há motivos para preocupações neste momento. A publicação do decreto determina que o comandante do Exército faça a partir de agora um planejamento. Não é uma ação imediata. Existe um processo de transformação em âmbito nacional do Exército e nós temos que aguardar as decisões dos nossos chefes militares”, resume.
Formado oficial desde 1991, o comandante do 6º BCOM reitera que reestruturações são normais no Exército. “Desde o tempo de aspirante eu vi diversas unidades serem desativadas e criadas. Isto ocorre em um processo contínuo. Aqui em Bento Gonçalves tínhamos um pujante Batalhão Ferroviário que seguiu para Lages (SC) e, naquele ano foi reposicionada uma organização militar em Bento com a chegada do 3º BComEx, com a posterior transformação em 6º BComDiv, e hoje 6º BCOM. É um exemplo bem prático”, lembra o comandante.

Alexander Ferreira garante que qualquer procedimento envolvendo mudanças na guarnição será comunicado às autoridades do município. “Sei muito bem da importância do nosso quartel para a comunidade de Bento Gonçalves. Vamos continuar mantendo esta parceria por longo tempo”, garante o tenente-coronel.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário desta quarta-feira, 3 de setembro.