1- Às margens da cidade, no entanto, entre os moradores dos bairros periféricos, a visão parece ser outra. Os dados positivos que há anos classificam a Capital do Vinho como uma das melhores cidades para se viver, tem alimentado o sonho de uma vida digna para inúmeras famílias que chegam à cidade. Ao longo do último mês, o Semanário visitou algumas das comunidades mais vulneráveis da cidade para relatar como é a rotina e a história dessas famílias. Ao longo desta reportagem especial, você acompanha os relatos de algumas dessas pessoas sobre como é a realidade de quem vive com um salário mínimo ou mesmo com muito menos disso em uma das cidades mais abastadas do país.

2- O Instituto Geral de Perícias divulgou a identidade do homem encontrado morto na tarde de domingo, 4 de agosto, no interior de Bento Gonçalves. Maicon Canofre Mendonça, de 26 anos, foi alvejado com pelo menos cinco tiros que atingiram o pescoço, peito e rosto. Mendonça foi encontrado nas proximidades de uma cachoeira existente no local. O corpo estava no chão, com as mãos amarradas.

3- Um incêndio destruiu duas residências no bairro Eucaliptos, em Bento Gonçalves. O fato ocorreu na noite de sábado, 3 de agosto, por volta das 20h, na rua Ari da Silva.Conforme informações, em uma das casas, um idoso de 82 anos precisou ser retirado por populares antes que as chamas o atingissem. Mais de 10 mil litros de água foram necessários para combater o fogo e três caminhões do Corpo de Bombeiros realizaram o trabalho.

4- Em visita a bairros periféricos de Bento, a reportagem do Semanário percebeu diversos pontos de convergência, isso é, que se destacam em todos locais. Entre eles estão a ocupação das pessoas no mercado informal, a falta de estudos e a inexistência de atividades culturais. Em uma cidade tão diversa, essas pessoas passam despercebidas. Lutando para sobreviver, elas acabam não tendo acesso a direitos humanos básicos, como uma moradia adequada, alimentação e educação.

5- O Bento Gonçalves Futsal (BGF) somou o seu nono jogo sem derrota na Série Ouro de Futsal e, de quebra, garantiu a sua vaga à próxima fase da competição. A equipe comandada por Vaner Flores derrotou o lanterna Figueira, de virada, pelo placar de 4 a 1, em jogo realizado na noite de sábado, 3 de agosto, em Tupanciretã. Apesar de conquistar a classificação antecipada, o BGF segue visando as primeiras colocações para obter uma das vagas diretas às quartas de final.