Associação está na expectativa de receber verba municipal nos próximos meses para realizar melhorias no bairro

Com o intuito de ouvir e dar voz aos moradores, tornando cada vez mais um lugar com boas condições de vida, no dia 11 de junho, a nova diretoria do bairro Fenavinho para o biênio 2022-2024 tomou posse. O almoço ocorreu na sede da Associação dos Moradores. A partir de então, muito trabalho deve ser feito em prol dessa comunidade.

Reeleita à presidência, Marta Maria Friderichs Fagundes Santarossa, 64 anos, afirma que o objetivo principal da direção é conseguir concluir o espaço físico da associação, que está inacabado. Para isso, deve vir um recurso municipal. “Fomos contemplados, por meio de um chamamento público, com verba de R$69 mil”, conta.

Cancha de bocha é muito utilizada pelos moradores do bairro

O recurso ainda não está em mãos da diretoria. Contudo, para que isso ocorra, a primeira etapa já está concluída. “Estamos na segunda fase, que é a entrega de documentação. Se tudo estiver correto, vamos para a parte técnica. Depois, pretendemos abrir uma conta para o dinheiro entrar e começar a reforma”, antecipa.

De acordo com Marta, o recurso vai ser utilizado para fazer piso, banheiro, cozinha e forro do local. Além disso, também há intenção de concluir a cancha de bocha, inclusive, já foi solicitado orçamento para esse trabalho. Embora ainda não esteja pronta, a sede costuma ser bastante utilizada. “Funciona aos sábados e domingos e recebe umas trinta pessoas. De vez em quando, também fazemos alguma atividade, encontro, integração, churrasco”, comenta.

Ainda segundo a presidente, o bairro é composto principalmente por população idosa. Por isso, a diretoria pensa em atividades que atenda e melhore a qualidade de vida desse público. “O que eles gostam de fazer nos finais de semana: jogar carta e bocha. A cancha estava bem precária quando assumimos, então pensamos em melhorar ela”, destaca.

Com esses investimentos, a diretoria espera proporcionar à comunidade um local, boas condições de viver. “As pessoas vêm até nos, solicitam melhorias e nós vamos em busca da solução dos problemas. Somos mediadores através da prefeitura”, garante.

A presidente da entidade salienta que a Fenavinho, ao longo dos anos, já recebeu muitos investimentos positivos. “A rua principal está asfaltada, outras também foram. Construíram uma Unidade Básica de Saúde que está funcionando bem. Recentemente, veio a Escola Impulso, que é uma franquia de Caxias do Sul, que também ajuda muito o bairro, desenvolve, há mais movimentação. Todas essas questões são bem importantes”, reforça.

Outro fator de destaque é a Fundaparque, que faz parte do bairro. “É um espaço excelente. Depois da pandemia, claro, tem eventos que movimentam bastante. É muito importante, até para atividade física. Como é um espaço público, vejo que o pessoal vai aos domingos, os pais levam os filhos para brincar. É muito bom”, defende.

O que pode melhorar

Na avaliação de Marta, há dois fatores que podem deixar o bairro melhor. O primeiro é relacionado a segurança. Embora não tenha ocorrências de furto e assalto na região, a moradora sente falta de ver viaturas policiais circulando no entorno. “Passa, mas pouco. Precisamos que seja mais constante”, pede.

O outro ponto diz respeito a limpeza, por parte da prefeitura. “É feita, mas esporadicamente, geralmente fazem quando tem eventos (na Fundaparque). Quando a gente solicita, por exemplo, tem algum entulho em alguma rua, ou algo assim, eles vêm. Isso pode melhorar”, alerta.

Gosto por ajudar o próximo

Embora natural de Osório, a maior parte da vida de Marta Maria foi constituída em Bento Gonçalves. Até se aposentar, lecionou por 26 anos no Colégio Estadual Landell de Moura, localizado na Fenavinho. Por isso, antes mesmo de vir morar neste bairro, já era grande conhecedora da população local e das demandas da região.

Desde que veio morar no bairro, em 1999, mantém um bom relacionamento com os moradores e demais pessoas. “Tendo em vista que o colégio onde trabalhava faz parte da Fenavinho, conheço demais os alunos, ex alunos, todo esse pessoal, então eles até me ajudam aqui”, comenta.

Marta revela que carrega um princípio de vida. “Se a gente tem disponibilidade, possibilidade e gosta de realizar trabalho voluntário, devemos fazer, porque isso enriquece muito. Me identifico bastante com essa situação de poder colaborar, gosto muito. Na vizinhança, quando alguém precisava de algo, antes mesmo de estar na diretoria, já vinham me pedir”, garante.

Além do trabalho que desempenha na associação, ela também ajuda nas atividades que envolvem a comunidade católica. “Trabalho na parte da liturgia, principalmente e ajudo nos serviços essenciais e necessários”, afirma.

Conheça a nova diretoria Biênio 2022-2024

• Presidente: Marta Maria Friderichs Fagundes Santarossa

• Vice-presidente: Ivanir Minosso da Silva

• 1ª secretária: Maria Salete Lovera da Silva

• 2ª secretária: Adriana Paludo Brum

• 1º tesoureiro: Ataide Roratto

• 2º tesoureiro: Delvino Bortolon

• Conselho deliberativo fiscal: Gismar Anacleto Bernardini, Dirceu Bortolon e Fioravanti Panizzi.