Festividade vai ocorrer dia 24 de julho e há grande expectativa para o retorno presencial do tradicional almoço no salão paroquial

Com o lema “Que São Cristóvão nos conduza no caminho da sinodalidade”, a comunidade do bairro Vila Nova I, de Bento Gonçalves, está preparando o retorno da festa em honra ao padroeiro, no dia 24 de julho. Esse ano, a edição 38ª é esperada com grande expectativa e promete reunir grande público.

A comemoração costuma mobilizar toda cidade e região, principalmente por conta da Procissão Motorizada que ocorre sempre com a saída em frente à Igreja São Roque, percorrendo as principais ruas da cidade com a imagem de São Cristóvão. “Temos o padroeiro na frente, puxando, até chegarmos no Vila Nova I, onde tem um padre dando a benção para todos os motoristas”, conta um dos organizadores, Jandiro Parisotto.

Após a procissão, tem a Missa Festiva, marcada para ocorrer às 10h30min. Depois de dois anos no formato drive-thru, por conta das medidas de prevenção contra a covid-19, neste ano, a comunidade comemora o retorno do almoço presencial no salão paroquial. “Estamos voltando com o almoço servido no modelo tradicional. Vamos fazer uma festa bonita”, reforça.

Parisotto salienta que a expectativa para a programação é muito grande, principalmente pela quantidade de pessoas que comemoram a data. “Só para ter ideia, ano passado organizamos a carreata em cima da hora e durou mais de três horas, entre carros e caminhões. Muita gente participa”, acrescenta.

Para a edição 38ª, foram separados 500 lugares para o almoço. Embora haja espaço para mais pessoas, a ideia é não lotar o salão. “Não queremos aglomerar muito e também pensamos nesse número para facilitar o trabalho. Por isso, quem se interessar, pode nos procurar para comprar os ingressos”, afirma.

O ingresso unitário está sendo vendido pelo valor de R$60 e o cardápio foi carinhosamente pensado em agradar ao público que costuma prestigiar o evento. “O nosso almoço é excepcional, sempre tem um diferencial. Temos uma massa especial e o radicci com bacon, algo que ninguém além de nós faz. É muito bom, o pessoal adora”, garante.

Já a Procissão Motorizada deve atingir um número superior ao do ano passado. Por isso, esse ano, a saída está marcada para ocorrer um pouco mais cedo que nas edições anteriores, às 8h. “Decidimos antecipar a largada para o restante da programação não ficar muito tarde”, explica.

Campanário, um presente para os fiéis

Outro ponto alto que promete emocionar os fiéis na festa de São Cristóvão é a inauguração do campanário, com uma imagem de quase dois metros do padroeiro, em uma torre que foi construída com recursos financeiros e mão de obra voluntária.

Essa era uma obra muito desejada, há anos, pela comunidade. “Desde a época da construção da igreja já falavam sobre isso. Porém, é um bairro que teve bastante dificuldades e ninguém assumiu (a iniciativa). Há dois anos surgiu a ideia, porque muitas pessoas pediam, mas sem dinheiro é difícil. Conseguimos fazer porque tivemos coragem de pedir ajuda. Temos a felicidade de dizer que muitos colaboraram e, desse jeito, estamos finalizando”, comemora.

Igreja São Cristóvão localizada no bairro Vila Nova I

Embora resida no bairro Licorsul, Parisotto adotou a comunidade do Vila Nova I, dedicando, voluntariamente, tempo e empenho nas demandas da localidade. “Estou contente, porque a gente luta bastante. Minha esposa (Inês Pastorello Parisotto) e eu temos carinho especial por esse local, abraçamos essa comunidade. Temos que estender a mão para quem mais precisa”, defende.

Cardápio do almoço

Para quem tem interesse em participar da festividade, os ingressos podem ser adquiridos com a equipe administrativa ou com os festeiros da comunidade.

Confira o cardápio do almoço: Sopa de capeletti, lesso, recheio, massa, galeto, churrasco, radicci com bacon, maionese e pão colonial. Além disso haverá sobremesa. As bebidas são vendidas no local.

Confira a programação completa da festa

8h – Alvorada Festiva.

8h – Início da Procissão Motorizada com saída em frente à Igreja São Roque até chegar em frente à Igreja São Cristóvão.

10h30 – Missa Festiva.

12h20 – Almoço no salão da comunidade.

Moradores pedem espaço de lazer no bairro

A reportagem do Jornal Semanário circulou pelo bairro Vila Nova I para ouvir dos moradores sobre as principais demandas. Em comum acordo, todos relatam a carência de uma área de lazer, um espaço apropriado para que as crianças possam brincar aos finais de semana.

A comerciante Ilda do Rosário Braghini, 56 anos, gosta do local onde reside há pelo menos 35 anos, principalmente por conta dos demais moradores do entorno. Contudo ela se queixa da falta de uma área de lazer. “Está fazendo falta uma praça, com bancos bonitos, um pergolado, para as pessoas irem tomar chimarrão”, aponta.

Segundo a moradora, por falta de um local adequado para brincar, as crianças utilizam a academia ao ar livre, que também é bastante criticada pela população. “As crianças vão brincar e se machucam nos aparelhos, porque pensam que é uma pracinha, mas não é”, afirma.

De acordo com Ilda, o espaço público construído para atividade física foi mal construído. “Tinham que ter feito algo bonito, mas fizeram de qualquer jeito. O pessoal da prefeitura tem que vir aqui ouvir isso. Está muito feio. Os aparelhos já estão caindo. Nem banco tem, mas as pessoas sentam, tomam chimarrão, levam lanche, porque não temos um ambiente adequado para isso”, garante.

O aposentado Leodir Carlos Braghini, 64 anos, tem a mesma opinião da esposa. “Moro aqui há muito tempo e sempre faltou uma praça para as crianças, para as pessoas sentarem. Faz alguns anos que construíram uma academia, mas muito mal feita. O piso está caindo. Nossa maior demanda é por uma área de lazer adequada”, comenta.

O aposentado, Valter Volpini, 75 anos, também afirma que a academia ao ar livre foi mal construída. “Está tudo torto. O prefeito (Diogo Siqueira) falou que vai desmanchar e fazer outra mais bonita, mas isso leva tempo”, comenta.