A importância de consumir a bebida da fruta que consagra o município como Capital Nacional da Uva e do Vinho, de forma integral, tem sido destaque em educandários. Até o final do ano, quase mil alunos receberão certificado de participação

Em Bento Gonçalves, a Capital Nacional da Uva e do Vinho, o suco desta fruta tão valiosa, que brota nos parreirais, tem um gosto diferente. Pensando em disseminar para as crianças, que são o futuro da cidade, a cultura aqui estabelecida, o vereador Edson Biasi, junto à nutricionista e professora do curso de Nutrição do UNICNEC, Kally Janaina Berleze, estão fazendo palestras nas escolas sobre a importância da bebida.

Até agora, 410 estudantes já receberam o conhecimento sobre os benefícios do suco integral de uva. As últimas escolas foram as do Barracão, General Rondon e Nossa Senhora da Salete, que juntas, reuniram 109 alunos.

De acordo com a diretora da Escola Nossa Senhora da Salete, Flávia Cavalet Caldato, a palestra serve para incentivar e estimular as crianças ao consumo do suco de uva integral, visando seus benefícios. “Eles estão em período de desenvolvimento, então é importante que tenham uma alimentação saudável e variada, consumindo de preferência alimentos naturais. A gente sabe da dificuldade que eles têm em casa de consumir esses alimentos, por isso a gente incentiva o consumo na escola”, conta.

Para Biasi, a uva é um produto saudável produzido na cidade e que deve ser amplamente enaltecido. “É feita pelos nossos viticultores, da nossa terra, da nossa gente e que gera muitos empregos aqui. Esses são os principais motivos de elencar, alavancar, ensinar, divulgar e promover um produto que é nosso”, reitera.
A docente Kally destaca que o convite para ministrar as palestras sobre o suco integral de uva chegou a partir de um contato com o parlamentar pelo WhatsApp. “Ele chegou até o meu nome por indicação da nutricionista chefe da Secretaria da Educação”, lembra.

Ela também salienta que o maior objetivo a ser passado para as crianças é explicar que o suco de uva integral é composto apenas pela fruta, sem adição de açúcar, conservantes e água. “Podendo ser associado a um alimento saudável para a saúde, se consumido diariamente. Além disso, queremos diferenciar o suco de uva integral dos outros tipos de sucos”, esclarece.

Sobre os resultados já observados, Kally destaca que as crianças, por estarem familiarizadas com a uva e seus derivados, conseguem fazer associação com os benefícios do suco de uva integral mais rapidamente e também entender a importância do seu consumo para a saúde. “Muitos familiares dos alunos cultivam ou trabalham com uva e seus derivados, como o suco e o vinho”, ressalta.

Conforme a nutricionista, o suco de uva integral, composto principalmente por uva escura, tem quantidades significantes de resveratrol, que quando consumido diariamente traz benefícios para a saúde. “Prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, como doenças cardiovasculares e o câncer; aumento da imunidade para defesa do corpo; melhora a saúde óssea; preservação das funções neuronais; geração de energia para as células, entre outros. O resveratrol é um composto bioativo dos alimentos cuja principal função é antioxidante e desta forma, consegue exercer as funções citadas acima”, explica.
A agenda de julho a novembro tem sete escolas programadas para receberem a palestra, com mais de 500 estudantes. No final do evento, eles recebem um suco junto a um certificado de participação e uma receita de gelatina de uva.

Fotos: Thamires Bispo