Ao todo, 1.433 pessoas tornaram-se empreendedoras em Bento Gonçalves, com abertura de MEI, EPP, LTDA, EIRELI ou autônomos. Em 2021, no mesmo período, foram 1.216 inscrições

Nesta segunda-feira, 4 de julho, a Prefeitura de Bento Gonçalves divulgou dados sobre o empreendedorismo no município. Apenas no primeiro semestre, 1.433 empresas foram abertas. De janeiro a junho de 2021 o número foi 17,8% menor, com 1.216 inscrições.

Atualmente, Bento Gonçalves tem 20.860 empresas ativas. No processo de abertura de empresas, tem-se três opções que devem se enquadrar no objetivo do empreendedor: Microempreendedores Individuais (MEI), Empresa de Pequeno Porte (EPP), Limitada (LTDA) e Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) e autônomos.

Conforme a secretária de Desenvolvimento Econômico, Milena Bassani, Bento se destaca no quesito empreendedorismo pela vocação empreendedora e por conta da pluralidade de segmentos e oportunidades que o município oferece. “A Sala do Empreendedor tem desenvolvido um trabalho diferenciado junto ao empresário, que tem buscado o espaço para tirar dúvidas e abrir sua empresa”, explica. Além disso, Milena destaca que outro diferencial para a rapidez na abertura de negócios são os processos digitais, que tem facilitado os trâmites, agilizando ainda mais os trabalhos.

A secretária salienta que é possível acessar os incentivos previstos na Lei 6.012/2015, que são os da política de incentivo ao desenvolvimento econômico do município. “Eles têm por finalidade estimular a expansão de empreendimentos industriais, comerciais, prestadores de serviços, agroindústria, turismo, lazer ou entretenimento já existentes em Bento; estimular a criação de novas vagas de trabalho e estimular a instalação de novos empreendimentos industriais, comerciais, prestadores de serviços, agroindústria, turismo, lazer ou entretenimento”, ressalta.

Abertura de empresas por segmento

Indústria: 6
Indústria e serviços: 5
Comércio: 126
Comércio e serviços: 232
Autônomo: 42
Serviço: 1.006
Agroindústrias: 1
Outros: 15

Abertura por tipo de empresa

331 microempresas
46 pequenas empresas
2 médias empresas
2 grandes empresas
958 MEIs
94 sem classificação

Sebrae presta auxílio para MEIs

Das novas empresas de Bento, a maioria é de Microempreendedores Individuais, que recebem auxílio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Segundo Gabrielle Sartor, assistente de relacionamento com o cliente da entidade, a abertura de MEI é para quem trabalha por conta própria e quer se formalizar. “É necessário se enquadrar em alguns requisitos como: faturar no máximo R$ 81.000,00 por ano, e exercer, de forma independente, as ocupações permitidas; possuir um único estabelecimento; não participar de outra empresa como titular, sócio ou administrador e não contratar mais de um empregado”, explica.

De acordo com Gabrielle, a formalização apresenta algumas vantagens. “Como possuir empresa devidamente registrada com número de CNPJ; tributos fixos mensais, formalização feita gratuitamente pela internet; possibilidade de emissão de notas fiscais; dispensa da escrituração fiscal e contábil, acesso a crédito e a serviços financeiros com taxas diferenciadas e, ainda cobertura previdenciária para o MEI”, aponta.

A assistente de relacionamento salienta que as maiores dificuldades dos MEIs são na concentração das diferentes tarefas que o cabem. “O empresário fica responsável pela operação da empresa, gestão, até todas as questões burocráticas, tendo em vista que tem autonomia para realização de declarações anuais, emissão de Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), através do Portal do Empreendedor”, esclarece.

Setores com maior índice de formalização

A colaboradora do Sebrae afirma que, de forma geral, os setores com maior índice de formalização são serviços e comércio. “Sendo que na cidade de Bento Gonçalves as atividades econômicas com mais MEIs são comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios; cabeleireiros, manicure e pedicure e promoção de vendas”, revela Gabrielle. Ao todo, a Capital Nacional do Vinho conta com 9.591 Microempreendedores Individuais, sendo que em 2022 já foram formalizadas, em média, 1.168 empresas nesta modalidade até o momento.

Além de prestar orientação ao microempreendedor para legitimação da empresa, o Sebrae oferece outros serviços para auxiliar os novos empreendedores. “Cursos para capacitação e consultorias, para auxiliar o MEI durante o processo de criação, formalização e desenvolvimento do seu negócio”, expõe Gabrielle.

Na Sala do Empreendedor do Sebrae, que fica junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, localizada no Complexo Administrativo, é possível acessar orientação sobre o Microempreendedor Individual, dentre outras. “Além disto, faz parte do público atendido pelo Sebrae as Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, potenciais empresários e potenciais empreendedores, que buscam orientação, planejamento para novos negócios e expansão de negócios já existentes, bem como gestão empresarial através de consultorias, capacitações, cursos”, finaliza.