Em visita ao Comandante do 3º Batalhão de Policiamento das Áreas Turísticas (Bpat), Major José Paulo Marinho, conheci mais sobre os projetos do Batalhão para a questão da segurança pública. De acordo com o Major Marinho, o que está sendo projetado para os próximos meses é a criação da Patrulha Maria da Penha, cuja finalidade é ter o aspecto preventivo, trabalhando através de um estreito relacionamento com o poder judiciário e a comunidade. Além disso, hoje o município de Bento Gonçalves conta com 29 câmeras de segurança, que são monitoradas por três soldados do 3º Bpat. “Este serviço é um auxílio de fundamental importância para a questão da segurança pública, porém é preciso que a comunidade participe mais, sempre avisando a polícia sobre algo ou alguém em atitude suspeita”, disse.

Além disso, segundo o Major Marinho, o grande reforço na segurança é a aquisição por parte do governo do Estado de um helicóptero com Imageador Térmico, capaz de identificar a presença de calor humano no meio da mata.

Nova delegada em Bento

A ex-escrivã de polícia, Deise Salton Brancher Ruschel, 31 anos, é a nova delegada titular da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Bento Gonçalves. A nova delegada fez parte da 45ª turma de novos delegados recém-formados na Academia de Polícia (Acadepol), em Porto Alegre.

A nova delegada ocupará o lugar do delegado Bruno Bitta Pinheiro, que está se transferindo para Porto Alegre. A delegada Deise Ruschel assumiu o cargo na última quinta-feira, 13 de junho.

Rubbo presente na Fenalegis em SP

Na semana passada, entre os dias 4 a 6 de junho, o presidente da Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves, vereador Valdecir Rubbo (PDT), esteve representando a Casa Legislativa no II Congresso da Federação Nacional dos Servidores dos Legislativos e dos Tribunais de Contas Municipais (Fenalegis), em São Paulo/SP. Um dos desafios da Fenalegis é o extenso território brasileiro e a existência de mais de 5750 municípios no país.

Enquanto algumas situações, conversas e debates acontecem muito rapidamente nas principais capitais, em outras cidades tudo ainda é incipiente. E apenas a existência de representatividade em âmbito municipal poderá ser a base de fortalecimento em âmbito nacional. “Trata-se de um evento nacional de extrema importância para todas as Casas Legislativas do país, onde certamente muito conhecimento adquirido vai passar a ser aproveitado”, disse Rubbo.

16ª Coordenadoria de Educação e Sindicato dos Trabalhadores Rurais estudam parceria com o SENAR

Ocorreu na manhã da quarta-feira, 12, em Bento Gonçalves, a primeira reunião para traçar estratégias conjuntas entre 16ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais para a criação de um Projeto em parceria com o SENAR, objetivando a motivação e a permanência dos alunos do meio rural a manter as propriedades familiares. “O projeto que visa resgatar a identidade e preservação da agricultura familiar ofertará vários cursos entre eles de mecânica de tratores e pulverizadores, eletricista do meio rural, artesanato em palha de milho entre outros” destaca a assessora pedagógica, Neiva Michelin. A próxima reunião ocorre no Sindicato dos Trabalhadores Rurais com a participação dos representantes do SENAR.

Na foto acima, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bento Gonçalves, Inês Faguerazzi, e a equipe da 16ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).

Novo prédio do SESI em Bento

Segundo a Gerente de Operações do SESI de Bento Gonçalves, Ana Maria Hoffmann, a nova sede do SESI tem previsão para ser iniciada somente no próximo ano. “Enquanto isso, continuamos trabalhando em três endereços na cidade: nos bairros Planalto, São Bento, Fenavinho. E, em Garibaldi, no bairro São José. Estamos nestes locais desde o ano de 2010”, relata.

Zás-trás

  • A Câmara de Vereadores aprovou requerimento que solicita que o Poder Executivo altere a Lei dos Táxis, contemplando dois veículos de aluguel adaptados para transportar cadeirantes.
  • Os vereadores de Bento Gonçalves decidiram não autorizar a adoção do software (programas de computador) livre nos equipamentos utilizados pela administração pública. Por nove votos contrários contra seis favoráveis, a Câmara rejeitou o projeto de autoria do vereador Moacir Camerini (PT) na sessão ordinária da segunda-feira, 10. A proposta é usada em 163 prefeituras brasileiras.
  • Nesta semana, o presidente da Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves, vereador Valdecir Rubbo (PDT) divulgou os nomes, os cargos e os salários de todos os servidores do Poder Legislativo. A relação completa está disponível no Portal da Transparência.
  • De acordo com a delegada titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) de Bento Gonçalves, Isabel Pires Trevisan, a média mensal de violência doméstica contra as mulheres é de 115 casos no município. Com isso, Bento está no ranking das 10 cidades gaúchas com o maior número de agressões contra as mulheres.
  • De acordo com o secretário municipal de Finanças, Marcos Fracalossi, quem tem dinheiro a receber da prefeitura de Bento Gonçalves, referente a contas da gestão anterior, vai receber em cota única, se o valor não ultrapassar R$ 15 mil. “Os valores acima serão divididos em número pré-estabelecido de parcelas”, disse Fracalossi.