23 homens e um destino

Na casa dos 120 mil visitantes, a ExpoBento inicia seu último fim de semana em alto astral. Buscando confirmar o incremento nos negócios e no número de visitantes, a feira respira otimismo com a perspectiva de aumentar as vendas exponencialmente nos dois dias derradeiros no parque de eventos. Mesclando tradição e ousadia, continuidade e renovação, a receita de sucesso da ExpoBento se consolida como um exemplo a ser seguido, e mostra que o CIC tem os predicados necessários para ser o guarda-chuva de outras iniciativas por aqui. Um momento simbólico deixou demonstrado sem dúvidas o acerto dessa mistura: o encontro dos 23 presidentes de todas as edições da feira, devidamente homenageados por um painel que apresenta a imagem de cada um deles (foto), mostra que organização e planejamento, para a ExpoBento, vêm de berço.

Marrequinhas motorizadas

Pois, esta semana, a prefeitura divulgou com certa pompa que usará recursos do fundo de gestão compartilhada criado a partir da aprovação do plano de saneamento básico do município, em 2010, e que prevê as obras de coleta e tratamento de esgotos, para comprar seis novos veículos. O dinheiro é do povo, parte da arrecadação das tarifas de água e esgoto da cidade, e deve ser aplicado, como determina a legislação, para o saneamento básico e, fundamentalmente, para a preservação e educação ambiental. A prefeitura alega que os novos veículos irão auxiliar no trabalho desenvolvido em diversas áreas, desde o monitoramento das redes de água no interior até a execução de ações de recuperação de áreas degradadas, passando pela fiscalização de poluição visual de acordo com a Lei das Placas. Tudo decidido por um conselho deliberativo formado apenas por membros do Executivo e da Corsan.

A iniciativa, em primeira análise, pode mesmo ser válida, por melhorar a frota municipal, mas levanta algumas questões. Seria acertado utilizar os recursos do fundo de saneamento para a compra de veículos, quando há programas de modernização de frota com recursos governamentais disponíveis? Uma decisão como essa pode ser tomada apenas por representantes do governo e da estatal da área? Um conselho de gestão do fundo, de caráter deliberativo, não deveria ser mais amplo e contar com a participação de representantes da sociedade? A Câmara de Vereadores não deveria analisar a proposta? O dinheiro depositado no fundo não deveria estar financiando ações para, por exemplo, solucionar o problema do esgoto que segue poluindo o lago da Fasolo? Não seria mais produtivo que comprar uma picape para ajudar a retirada das marrequinhas? As respostas, aqui, não devem ser estritamente de caráter legal.

Bento wireless

Depois do sucesso da “Via Del Vino wireless”, a utilização de fiação e cabos subterrâneos no município pode virar lei. Pelo menos esse é o objetivo de um projeto de autoria do vereador Moisés Scussel Neto (PMDB) que pretende tornar obrigatório o uso e dá prazos para adequações. Se passar, as operadoras de telefonia, energia ou de televisão terão um prazo de até 10 anos para se adequarem à norma. A matéria também prevê que todos os novos loteamentos do município e os já existentes também deverão se adequar. O projeto já está dando o que falar.

Gol do Brasil

Enquanto luta para conquistar uma vitória expressiva nas competições da Fifa no país – a das Confederações, que inicia hoje, em Brasília, com o confronto entre Brasil e Japão, e a do Mundo, ano que vem –, o setor vitivinícola gaúcho comemora mais um gol: depois de emplacar a Lídio Carraro como fornecedora do “vinho oficial” da Copa, agora a definição de que o vinho brasileiro será vendido nos estádios onde serão disputados os jogos das duas copas é que faz a torcida vibrar. O acordo fechado entre os produtores brasileiros e a poderosa federação internacional de futebol no final da tarde da terça-feira faz com que os vinhos chilenos que estavam convocados pela Fifa sejam cortados, e substituídos pela bebida produzida no Brasil. A primeira garrafa do vinho tinto Lídio Carraro a entrar em campo será servida à presidente Dilma Rousseff hoje à tarde, em um camarote do Estádio Mané Garrincha. Para ganhar a Copa, ainda será preciso um bom esquema de jogo para envolver a Fifa, driblar o champanhe francês e deixar o espumante brasileiro na cara do gol.

Transparência

Bom exemplo em nome da transparência pública, a direção da Câmara de Vereadores de Bento disponibilizou em seu Portal da Transparência a relação de cargos e salários, constando o vencimento de todos os servidores. Orgulhoso, o presidente Valdecir Rubbo (PDT) fala em pioneirismo na região. Não é de hoje, a câmara vem facilitando o acesso da população a informações do Poder Legislativo no endereço eletrônico da Casa. É uma obsessão de Rubbo, que tem demonstrado vigor em dar mais visibilidade às ações do Legislativo ao longo de seus mandatos na presidência da câmara. Recentemente, o Ministério Público fez o mesmo, divulgando cargos e salários. Por aqui, é o governo municipal que está atrasado. Na contramão, o redesenho do site, embora facilite a navegação, eliminou informações, e o portal da transparência segue confuso e limitado. como o papel do Legislativo é também fiscalizar e auxiliar o Executivo, Rubbo acredita que a iniciativa da câmara poderá ser uma forma de incentivar a prefeitura a fazer o mesmo.

Ponto

  • O setor moveleiro está confiante com o anúncio de uma linha de crédito de R$ 18,7 bilhões para financiar móveis e eletrodomésticos pelo programa Minha Casa Minha Vida.
  • A expectativa é que a medida possa impulsionar a produção da indústria gaúcha e garantir um crescimento de 4% do setor.
  • O empreendedor Juliano José Brandalise, da ACI de Veranópolis, é o novo comandante da Atuaserra, em substituição a Leonir Nicaretta.
  • A ordem de serviço para o aterro das cabeceiras da ponte sobre o Arroio Santa Bárbara, obra fundamental para a conclusão da RS-431, no trecho entre Bento e São Valentim do Sul, deve sair do papel.
  • Os recursos, de acordo com o Daer, já estão empenhados, e o processo de licitação já estaria concluído.
  • O ex-governador Germano Rigotto e o ex-ministro Mailson da Nóbrega serão os principais palestrantes da 23ª edição do Congresso Movergs, cujas inscrições encerram dia 28. O evento será realizado no dia 3 de julho.
  • A Wyndham Hotel Group, maior rede hoteleira do mundo, presente em 65 países com 7.210 hotéis, deverá intensificar seu desenvolvimento no Brasil nos próximos anos, e um dos alvos é Bento.
  • Um acordo entre o grupo hoteleiro e dois parceiros nacionais prevê a construção de 2 mil apartamentos em cidades com forte desenvolvimento econômico, como as serranas Caxias, Bento e Farroupilha.
  • Caxias será o primeiro município gaúcho a desfraldar a bandeira do grupo.