Um grupo composto por 28 produtores rurais, empresários, membros de sindicatos e cooperativas, bem como, pessoas ligadas ao turismo de Água Doce, Santa Catarina, participou de uma viagem técnica aos municípios gaúchos de Garibaldi, Bento Gonçalves e Nova Petrópolis. A visita ocorreu nos dias 30 e 31 de janeiro.

Em Garibaldi, o grupo conheceu a Estrada do Sabor, roteiro turístico que envolve cinco propriedades do interior do município. Essa rota, bem como as visitadas nas demais cidades, foi escolhida por sua autenticidade e forte identidade cultural, demonstrada tanto na gastronomia típica, quanto no enaltecimento da história, de forma a oferecer ao turista a real experiência de um dia no campo.

A viagem teve como objetivo conhecer roteiros de turismo rural envolvendo pequenas propriedades, para entender sua organização e gestão, de modo a fornecer subsídios técnicos aos participantes para a futura implantação desse segmento em Água Doce. A escolha por esses destinos deu-se pela similaridade desses locais com o município, no que condiz especialmente a aspectos culturais, sociais e econômicos.

A viagem foi promovida pelo Sindicato Rural de Água Doce. Ela contou com recursos da Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (Faesc) e com o apoio técnico do Departamento de Turismo do Município.