Uma das duplas de sucesso no Futevôlei de Bento Gonçalves é Maicon Portaluppi e Fabio Brandalise, que atuam juntos desde o final de 2017 e começo de 2018.

Como o sobrenome sugere, Maicon é sobrinho de Renato Portaluppi, atual técnico do Flamengo, ídolo gremista e amante do Futevôlei.

Como não poderia ser diferente, a paixão pelo esporte foi impulsionada pelo tio. “Saí de Bento em 2012 para morar com o Renato (tio) no Rio de Janeiro, onde podemos dizer que é o Berço do Futevôlei. Em 2013 comecei a jogar futevôlei com ele, a treinar também com o Renato Adnet, o “Dunga”, que é presidente da Federação de Futevôlei do Rio de Janeiro e então comecei a competir profissionalmente”, conta Maicon.

Maicon Portaluppi acumula bons desempenhos como vice-campeão do Torneio Aberto das Clínicas do Rio de Janeiro e quarto lugar nos Jogos de Verão, também em território carioca.

A dupla com Fabio Brandalise começou no final de 2017 para o começo de 2018, um pouco após Maicon voltar a morar em Bento Gonçalves. Dentre as conquistas, eles foram terceiro colocados no Torneio Rei da Praia no Litoral Gaúcho. Portaluppi foi campeão ainda em 2017 do Aberto de Farroupilha, ao lado de Diego Balbinot. Maicon está se recuperando de uma pubalgia, mas afirma que no final de 2021, deve retornar às areias.

Fabio também foi um dos precursores da prática do esporte em Bento Gonçalves. Ele conta que joga desde 2016 e trouxe a paixão do litoral gaúcho para a  Capital do Vinho. “Comecei a jogar na praia e voltei para Bento com o objetivo de começar a praticar na cidade também. No início era difícil arrumar quatro pessoas para jogar e formar duplas, mas com o tempo foi crescendo. Criamos o Grupo de Whatsapp FTV Bento Gonçalves que possui mais de 100 participantes. A página no Instagram com mais de 258 seguidores, que são espaços voltados para a propagação do esporte e reunir os amigos que gostam do Futevôlei”, afirma.

Ida ao Rio de Janeiro

Uma conversa descontraída entre amigos foi o ponto de partida para que Maicon Portaluppi organizasse um evento do Futevôlei no famoso Posto 9 de Ipanema no Rio de Janeiro, junto com Renato Adnet, o Dunga. 

A ideia foi ganhando forma e Maicon juntamente com Adnet começaram a organizar a ideia com os demais atletas conhecidos do Rio de Janeiro, planejando datas e reservando hospedagens para todos os participantes. 

Casualmente, Renato Portaluppi não estava mais no comando técnico do Grêmio e estava de férias no Rio de Janeiro, podendo assim participar do evento e confraternizar o esporte com os atletas de Bento Gonçalves, o que se concretizou no último mês de maio.

Cerca de 20 atletas de Bento Gonçalves foram até o Rio de Janeiro, junto com familiares e até mesmo patrocinadores do evento, o que totalizou cerca de 40 pessoas. 

As duplas foram foram compostas por um atleta de Bento Gonçalves e um do Rio de Janeiro, de forma a propiciar essa integração. 

Na ocasião, foi realizado um torneio com entrega de  troféus e com atletas devidamente uniformizados. “Foi uma experiência marcante para todos”, declara Maicon Portaluppi. A ideia é que os atletas de Bento Gonçalves retornem ao Rio de Janeiro, o “Berço do Futevôlei”, para uma próxima edição do evento.

O Futevôlei em Bento Gonçalves

A prática do Futevôlei em Bento Gonçalves tem ganhado força nos últimos anos. Anteriormente, espaços como a quadra da Praça São Bento e a da Geremia eram utilizados para o encontro entre amigos e a prática do esporte como uma forma recreativa.

Em 2019, por meio do professor Thiago de Jesus, se iniciaram as aulas da equipe Team Gigante. Atualmente, são cerca de 50 alunos. “Iniciamos os treinamentos no Sud Beach Sports. Já tivemos mais de 100 alunos antes do período da pandemia. Hoje temos cerca de 50 e praticamente a metade são mulheres, que desde que iniciamos as aulas, se engajaram bastante neste esporte aqui em Bento Gonçalves”, conta Thiago.

Atualmente os treinos da equipe Team Gigante são realizados na Lapa Complex, no bairro Vinosul e também na Arena Bento Beach, no Pomarosa.

Inclusive durante hoje e amanhã, 18, ocorre a 2ª edição do Torneio Interno Team Gigante Vôlei, na etapa denominada Inbox Cia Imobiliária. A competição é realizada entre os alunos da equipe e disputada nas categorias iniciante, intermediário, mista e feminina. A equipe TG está com inscrições abertas para os treinamentos. Informações podem ser obtidas diretamente com o professor pelo contato 54 991155904.

Fotos: Guto Pozza e Divulgação