Banhistas costumam utilizar açudes ou lagos para se refrescar, mas podem passar por perigos

O Tenente Édson Roberto Germiniani Moraes, do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS), alerta que com a chegada do verão os riscos de afogamento aumentam. Os perigos ficam muito presentes em locais para se banhar que não são balizados pelos bombeiros, como açudes, rios, lagos, entre outros.

Moraes explica que existem de um a seis graus quando se fala de afogamento, o número depende da quantidade de água que é ingerida pela pessoa em risco. “No verão temos vários tipos de incidentes em balneários, açudes, rios e piscinas. Cada local desses envolve um tipo de risco e cada um têm uma conduta de segurança a ser observada e tomada pelo bombeiro”, explica.

Como evitar situações de risco

Segundo o Tenente, para evitar casos de afogamento, é importante priorizar o local com a presença de guarda-vidas, nunca se expondo desnecessariamente em um local não balizado. Além disso, é importante não utilizar ou abusar do consumo de álcool quando estiver próximo a locais de banho sem vigia de bombeiros.

As crianças também merecem o dobro de atenção, devendo os pais ou responsáveis seguirem as regras anteriores e manterem os pequenos à vista o tempo todo. Acima de tudo, ele recomenda que pessoas sem conhecimento técnico não façam salvamento por conta.

Banho em rios e açudes

O CBMRS não recomenda o banho em locais de águas internas, já que quase todas não possuem um monitoramento de alguém treinado pela instituição para socorrer quem precise. “Se for a única opção, evitar rios com corredeiras e sempre procurar um guia local que conheça a área destinada para o uso”, explica.

Além disso, o Tenente recomenda que caso alguém vá adentrar em açudes ou rios, que tenha próximo de si um material flutuante fixo com um cabo, para possível salvamento de uma vítima. Porém, ele orienta que uma pessoa jamais deva entrar no local em caso de afogamento buscando salvar aquele indivíduo, pois pode se tornar outra vítima.

Mais salva-vidas a caminho

No dia 5 de novembro, o CBMRS realizou etapas de seleção e treinamento de guarda-vidas Civis Temporários (GVCT) que atuarão no veraneio gaúcho. No total são mais de 1.800 candidatos para atuar na operação RS Verão Total do Governo do Estado.

Para concorrer a vaga GVCT na Operação Verão 2021/2022, 1.296 pessoas se inscreveram no processo seletivo do CBMRS que encerrou no dia 2 de novembro. Dos inscritos, 924 concorrem as etapas de seleção da capacitação e 372 para a de recertificação.

A instituição oferece capacitação técnica aos participantes do curso, contando com 200 horas/aula, sendo 120 teóricas e 80 em estágio supervisionado. Todos serão submetidos, durante a certificação, a provas de suficiência física e técnica, bem como conhecimento da área.

Os exames de saúde e mental ocorrerão nos dias 10 e 11 de novembro, o exame de aptidão física nos dias 22 e 30 de novembro e os exames de capacitação técnica nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro. Após a realização das três etapas do concurso, os candidatos à recertificação realizarão os testes práticos de aptidão entre os dias 22 a 26 de novembro, e os candidatos à capacitação entre os dias 19 de novembro a 19 de dezembro.

Para os novos inscritos, haverá distribuição de 25 guarda-vidas para águas internas, 150 para o litoral norte e 25 para o sul. Quanto a recertificação, daqueles que já são cadastrados como GVCT, serão preenchidas 25 vagas para águas internas, 310 para o litoral norte e 65 para o sul.

Fotos: Nícolas Castro/CBMRS