Diariamente, além de outras funções, Andreza Ana Peruzo é responsável por gerir quase 300 alunos e mais de 50 profissionais ligados à área de educação. Ela atua como diretora da Escola Municipal de Tempo Integral São Roque – Professora Nilza Côvolo Kratz. Para homenagear ela e todos os diretores, no dia 12 de novembro é celebrado o Dia do Diretor Escolar.

Eleita há três anos pela comunidade escolar, por meio de ação democrática, Andreza carrega a missão de administrar decisões, manter as normas em funcionamento, supervisionar projetos pedagógicos e administrativos e garantir um bom ambiente para professores, alunos e demais funcionários.

Por ser um colégio que funciona em tempo integral, a gestora conta que a rotina é bastante trabalhosa. “Atendo a demanda de toda a comunidade escolar, realizando atendimento de pais, alunos, professores e funcionários. É pertinente à minha função, que me mantenha informada e atenta a tudo que acontece. É essencial aproximar família e escola por meio do meu trabalho”, afirma.

Andreza, dentre outras funções, coordena as tarefas dos professores da escola

Andreza destaca que gerir um colégio é uma função carregada de grande responsabilidade, principalmente porque o ambiente escolar é fundamental para a formação do ser humano. “Na escola, o aluno aprende muito mais que conceitos e habilidades, construímos conhecimento para a vida”, salienta.

Em relação a desempenhar esse trabalho, a profissional afirma que o maior desafio está na própria gestão. “É olhar o todo, identificar as necessidades e trabalhar para deixar a escola cada vez melhor. Nossa função é apoiar, incentivar e deixar o aluno alçar voo. Como dizia Rubem Alves, ‘o voo não pode ser ensinado, mas encorajado’ e é essa também a função do gestor”, destaca.

Trabalho em equipe

Para manter a escola em bom funcionamento, Andreza faz questão de destacar que conta com o apoio de diversos outros profissionais. “Diretor não faz nada sozinho, somos uma equipe. Conto com auxílio das vice-diretoras, Lilia Peres Remussi e Cristiane Ferrari Rizzi. Com o trabalho das supervisoras, Luciane Rigo e Valéria Scussel e dos orientadores Mônica e Vinícius Batistelo da Luz”, menciona.

Além deles, a parceria com a comunidade escolar, que funciona por meio do Círculo de Pais e Mestres e do Conselho Escolar, também faz diferença positiva. “Todas as decisões para nossa escola, na aplicação das verbas, é uma decisão conjunta e presto contas para esses órgãos colegiados de tudo que é realizado na escola”, afirma.

Os professores, profissionais essenciais dentro do educandário, também recebem elogios. “São maravilhosos, competentes, dinâmicos, trabalham com compromisso total com a educação. São meus colegas e nossa relação de trabalho é muito boa, de respeito mútuo”, salienta.

Sobre a profissão desempenhada com muito amor, Andreza destaca que o sentimento é de gratidão e dever cumprido. “A mensagem que eu deixo para este dia é do Cortella ‘Gente não nasce pronta e vai se gastando; gente nasce não-pronta e vai se fazendo’, ninguém nasce gestor, é uma construção diária”, afirma.

Gerir uma escola à distância

Durante o período crítico da pandemia do coronavírus, quando as aulas presenciais foram suspensas, Andreza garante que o trabalho como gestora não parou. A escola veio parar na palma da minha mão através do celular”, diz.

Naquele momento, a diretora se manteve constantemente em contato direto com famílias, alunos e professores. “Me senti, muitas vezes, membro das famílias. Acabamos estreitando os laços ainda mais. Não importava a hora ou o dia da semana, atendia todas porque entendia que estavam precisando ser encorajadas, ouvidas e fazia o mesmo com os professores”, assegura.

Cargo inesperado, mas desempenhado com profissionalismo

Samara afirma sentir gratidão pelo trabalho

Samara Casagrande Gonzatti, tornou-se diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental José Farina de surpresa, há três anos. “Foi inesperado, na época eu atuava como vice e a atual diretora acabou deixando o cargo por motivos particulares, o que me fez aceitar a posição e assumir o cargo”, relata.

Desde então, define que a rotina se tornou puxada, mas sempre muito produtiva. “Desde o chegar cedo, abrir a escola, organizar as principais funções que os funcionários e professores irão desempenhar no dia, para juntos podermos atender todos os alunos com qualidade”, enfatiza.

A diretora acrescenta que entre equipe diretiva e professores, existe uma relação de união e comprometimento, afinal, todos trabalham pelo mesmo objetivo. “Agradeço a esta equipe maravilhosa que dá o seu melhor em prol da educação e com toda a certeza sem esses profissionais exemplares nossa escola não faria a diferença”, afirma.

Atualmente, a escola conta com 240 alunos matriculados. Com o grande número de estudantes, ela diz que o maior desafio é justamente a falta de profissionais no ambiente escolar. “O que na maioria das vezes torna os dias sobrecarregados por ter que desempenhar diversas funções e as demandas burocráticas que são cada vez maiores”, afirma.

Ainda assim, Samara destaca que sente gratidão por ter a oportunidade de proporcionar uma escola acolhedora, com valores e preocupada em fazer com o que o aprendizado atinja todos os alunos.

Para a data, ela espera que as dificuldades diárias não desanimem os demais profissionais. “Que essa vontade de fazer mais e melhor nunca se perca. Orgulhe-se de todas as coisas boas que fez e ofereceu através do seu profissionalismo”, finaliza.