Médicos queridinhos

Fiz militância no TACCHINI para uma bateria rigorosa de exames requisitados pelo meu médico. Falava com uma atendente, ela olhava a requisição e dizia: “o Dr. …… é um querido”. Ia para outro local, a atendente olhava e dizia: “o Dr. …… é um querido”. Fui numa terceira dependência e a atendente disse: “mas é um querido esse Dr. ……, tu não acha”? Bem, o que eu acho é que quando eu for mostrar os exames eu vou pedir ao Dr. …… que me dê uma receita de “COMO EU POSSA ME TORNAR UM QUERIDINHO”. E vou dizer a ele “COMO É BOM TER MÉDICOS COMPETENTES E QUERIDINHOS”.

O aumento de impostos

O que não se pode negar ao Governador Leite é a habilidade política de conduzir os interesses do estado. Se o MDB e o PP, os dois maiores partidos do estado, estão ao lado do Governador, posso deduzir também que sua capacidade de gestão passa sua aprovação tácita. Com a reforma tributária em fase de aprovação, a arrecadação do estado sofrerá perdas. “Não querendo que o estado volte a atrasar vencimentos e as obras de infraestrutura sofram na sua continuidade”, afirmação é dele, o Governador se apressa em propor aumentos do ICMS de 17% para 19,5%, mesmo com a grande possibilidade de sofrer desgaste político. “Imposto não é simpático”, diz o Governador, e acrescenta: “não quero ser lembrado daqui 30 ou 40 anos como a pessoa que fez o estado perder 110 milhões de reais”. A Assembleia Legislativa, que sempre apoiou as iniciativas do Governador, que as vende bem, pressionada, está dividida como nunca. Trabalha intensamente o Governador, junto a imprensa, lideranças, aos Deputados, sobre “a necessidade de aumentar a tributação”. Não sou a favor de aumentos de impostos, mas acho que o Governador vai conseguir convencer a Assembleia a aprovar o projeto.

Amigos, seguro emocional

CHIP CONLEY, criador da MODERN ELDER ACADEMY, dedicada a repensar o envelhecimento, vai lançar mais um livro, “APRENDENDO A AMAR A MEIA IDADE”, candidato a best-seller. Ele entende que a gente deveria se perguntar: “quando tive uma conversa longa com meus amigos?” Na opinião dele, “a relação com os amigos pode aumentar em até 7,5 anos a expectativa de vida”. Ele defende também a segurança financeira dos idosos, “tem que aprender a poupar desde cedo”, diz. ANNE ACKERLEY, considerada uma das cem mulheres mais influentes na área de finanças, não há “bala de prata” para dar um jeito na situação, no entanto “é preciso que as pessoas tenham acesso à educação financeira e entendam como poupar e fugir de armadilhas e fraudes. Uma delas é reconhecer que o cuidador familiar desempenha um trabalho da maior relevância. Precisa ser remunerado para poder envelhecer com dignidade”. Segundo pesquisa realizada no Brasil, 60% dos idosos auxiliam na sustentação de filhos e netos, a coisa tá complicada.

Flagrante

Na foto, da esquerda para a direita, ROGER BARBIERI, Gerente da Cooperativa de Crédito CRESOL-GARIBALDI; HENRIQUE A. CAPRARA, Diretor do SISTEMA S; JUNIOR ROSALEN, Gerente da CRESOL-BENTO, e KELLEN ANZOLIN, Comunicação e Relacionamento da CRESOL-BENTO, em visita ao SISTEMA S.

Curtas e poderosas

  • O SUS de São José, SC, declarou morta Norma da Silva, uma idosa de 90 anos. No crematório do hospital, dentro do saco em que estava, ela começou a se mexer. Viva, foi instalada num quarto onde veio a falecer horas depois. Deve ter pensado “fui, gostei do que vi, estou voltando”. Humor ácido, desculpem, fica por conta de que “pode haver vida após a morte”.
  • Qual é a pior rodovia do país? A AM-010, no Amazonas. A melhor? A RJ-124, no Rio de Janeiro. Quer saber onde ficam exatamente? Acesse o Google Maps. No RS, 72,2% da malha rodoviária apresenta problema, a chuvarada arruinou o trecho de Carlos Barbosa a São Sebastião do Caí.
  • Mercado da cocaína sofre crise histórica na Colômbia. Agricultores estão “estocando” a pasta pois não conseguem vender. Dá para acreditar?
  • Empresa VENCE TUDO, fabricante de implementos agrícolas, sediada em IBIRUBÁ, anunciou a demissão de 500 funcionários em razão da queda das vendas. O município tem, segundo o censo de 2022, 21.583 habitantes. Perder 500 empregos é um desastre!
  • Expectativa de vida do brasileiro atingiu 75,5 anos para os homens e de 79 anos para as mulheres. Será que por elas estarem vivendo mais é que, de vez em quando, eu ouço dizer que “tá faltando homem”?
  • A média salarial do brasileiro é de mil seiscentos e setenta reais.
  • Cidade poderosa feito BENTO é assim: dois NATAIS, o NATAL BENTO e o NATAL NOS VINHEDOS.
  • Nem transporte urbano, nem ciclovia, nem “caminhovia”, no trajeto dos trilhos da Maria Fumaça até São Roque. Só matagal, abandono, e, agora, acampamento de índios também no meio do matagal, dando pano prá manga. Só em Bento mesmo! A solução, sem solução, está nas mãos da FUNAI! Tome posse da Ferrovia, Prefeito, como fizeram Garibaldi, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, São Leopoldo. Porque lá é assim e aqui não?
  • Vejam a importância do jornalismo impresso: por decisão do STF “empresas jornalísticas poderão ser responsabilizadas quando um entrevistado imputa falsamente a prática de um crime a terceiro, desde que, no momento da publicação, existam “indícios concretos da falsidade da imputação” e o veículo tenha falhado “na divulgação da existência de tais indícios”. A decisão vale como diretriz para todos os juízes e tribunais do país.
  • O Rio Grande do Sul é o terceiro maior estado do Brasil em “renda per capita” e o quinto mais rico do país. No entanto, em 50% dos seus municípios a população tem reduzido. Mais de 700 mil pessoas, nos últimos anos, abandonaram o estado em busca de perspectivas de vida melhores.
  • Saiba os 20 hábitos que “podem dar mais 20 anos de vida às pessoas”, conclusivos de estudo junto a 700 mil pessoas levados a efeito pelo CARLE ILLINOIS COLLEGE. Se você os seguir terá risco de morte 13% menor: NÃO FUMAR – PRATICAR EXERCÍCIOS – TER BOAS RELAÇÕES – NÃO ABUSAR DO ÁLCOOL – TER BOAS NOITES DE SONO – CONTROLAR O ESTRESSE – NÃO TER VÍCIO EM MEDICAMENTOS EPIOIDES (DROGAS). “Um bicherotto de vino vá benne”!
  • Médico me recomendou comer amendoim. Estou comendo aqueles “revestidos de melado”, assim sigo a recomendação médica e sacio meu desejo por doces. Tá bom assim?
  • Ainda é tempo de falar a respeito. Compartilhei, para meus 2.618 amigos do Face, a entrevista, dada ao SEMANÁRIO, pelo líder comunitário Ademar de Gasperi. Resultado: do compartilhamento brotaram mais de 30 compartilhamentos. Meu avô sempre dizia: “dependendo de quem fala, e o que fala, tem muita gente que escuta ou lê”.
  • “O FILHO NUNCA SERÁ UM INVESTIMENTO QUE DARÁ RETORNO. COMO CAPITAL INVESTIDO ELE É UM DESASTRE, MAS, É BONITO TENTAR, É UMA APOSTA”! Quem disse isso? LEANDRO KARNAL.
  • Oito em cada dez brasileiros com demência não sabem que têm o problema. Essas pesquisas me deixam “demente”, pô!
  • Tá passando o filme NAPOLEÃO, nos cinemas. Saiba que, recentemente, um chapéu dele foi leiloado por 2 milhões de euros, cerca de 12 milhões de reais, o nome do comprador não foi divulgado. Segundo especialistas, NAPOLEÃO usou quase 120 chapéus em um período de 15 anos. Tô pensando em leiloar meus inúmeros bonés e chapéus para constituir meu FUNDO DE IDOSO. Napoleão me inspira!
  • A fábrica de armas “TAURUS” dispensou, em 2023, 350 funcionários. O CEO, da empresa, que está na espera de regulamentação da venda de armas, diz que vai haver mais demissões. Depois que eu pendurei na parede o sabre de abrir champanha, e cobri com um pano preto, aposentei também o meu bodoque e as minhas facas de churrasco. Quanto às armas, demiti o meu armeiro, também na espera da regulamentação.
  • Ontem, no VALE DOS VINHEDOS, a abertura do NATAL NOS VINHEDOS. Na quarta, no VILLA MICHELON, a abertura da 5ª Edição da TECNOVITIS 2023 – Feira de Tecnologia para a Vitivinicultura e Fruticultura. Nesta segunda, o LAR DO ANCIÃO DE BENTO, sob presidência de CESAR CINI, recebe convidados para um café da manhã, oportunidade em que fará a apresentação das novidades e melhorias aplicadas à instituição pela atual gestão.
  • PERITIBA, no Oeste Catarinense, é a melhor cidade do Brasil para se viver após os 60 anos. Sete cidades catarinenses estão entre as dez melhores para os idosos do Brasil viverem.
  • Bah, tchê, os PAPARAZZI estão em polvorosa. As relações de MESSI com ANTONELA, a mulher maravilha dele, estão estremecidas. Ele botou o olho numa jornalista da TV Argentina de estonteantes olhos verdes. “Má vá drio quele robe li”, diria meu NONO.
  • Volto dia 6 de janeiro. BOAS FESTAS!