Olho na Segurança

  • Não usar celular na rua, entre numa loja ou local público. 70% dos furtos são de celulares.
  • Transporte bolsas e mochilas na frente do corpo.
  • Carteiras? Sempre no bolso frontal da calça.
  • Não manusear dinheiro em público.
  • No ônibus, sente perto do motorista ou do cobrador.
  • Ao caminhar a noite, procure ruas iluminadas ou com público.
  • Não comente na rede social que vai viajar.
    OBSERVAÇÃO: estas regras são extremamente válidas também em viagens no Brasil e exterior. É bom saber que 52% das pessoas ouvidas em pesquisa, tiveram seu celular roubado. Ao viajar fotografe tudo, inclusive a mala, a mala sendo pesada, e não utilize mala com zíper.

Bento +20

Recebi a visita do BENTO+20 nas pessoas de seus dirigentes Adelgides Stefenon, ex Presidente e agora, Presidente do Conselho, e do novo Presidente Roberto Cainelli Junior. Corpo Diretivo da Instituição “toma corpo” e assume foco acentuado no sentido de planejar Bento para os próximos 20 anos. O problema em termos entraves, a observação é minha, é deter esta onda inflacionária liberal de falta de colaboração no sentido da defesa do futuro da cidade.

Adelgides, eu e Roberto, trocamos ideias e, confiança no futuro!

Mimos recebidos

Pelas mãos de MAURICIO SALTON recebi, da SALTON, mensagem comemorativa da empresa convidando para brindar através do precioso SALTON OURO BRUT, espumante natural com 6 meses de maturação engarrafado com linda apresentação. Pelas mãos de ROBERTO CAINELLI JÚNIOR recebi, da VINÍCOLA CAINELLI um exemplar do vinho branco da uva BIBIANA, safra 2023, também com rótulo de fino gosto. Da COOPERATIVA VINÍCOLA GARIBALDI, recebi, pelas mãos DO GERENTE DE MARKETING, ANDRÉ RECH, um exemplar do ESPUMANTE GARIBALDI verão prosecco e do VINHO RIESLING verão seco, ambos em embalagem festiva e criativa. Gratos.

O lendário Caburé

Morreu, aos 90 anos, CABURÉ, o REI DA PRAIA ATLÂNTIDA/XANGRILÁ, famoso pelas festas e ações que promovia. Participei de duas viradas de ano na casa dele. Numa fiquei de trê-le-le com o ex Governador Jair Soares, onipresença nos eventos da Orla. Na outra, levei um pito da mulher dele que tentava desocupar a frente da residência. Puxei papo e ouvi dela “não gosto dessas festas, só servem para ele gastar dinheiro”. CABURÉ gostava de reunir amigos, era um homem rico e popular. Seus funcionários, cerca de 80 no veraneio, o adoravam. Seu salão de festas é monumental, até heliporto tem. O entorno da casa dele é o ponto mais valorizado da praia de Atlântida. Vida que passa! Cheia de plenos momentos!

Programadas para matar

Ela é bonita, resolvida, mas perigosa e “assassina”? Amanda Portata, advogada, foi presa suspeita de matar o ex-sogro e a mãe dele, atraídos que foram com um “café da manhã mortal”. Tudo porque ela teria sido rejeitada pelo namorado. O inusitado não para por ai, em Atibaia, SP, uma mulher, de 34 anos, cortou o pênis do marido porque “descobri que no dia do meu aniversário ele me traiu com uma sobrinha de 15 anos”. A “poda” aconteceu na iniciação de relação sexual. Sem pênis, o garanhão saiu porta afora pedindo socorro enquanto ela ia para a delegacia narrar o fato ao delegado. Não sei se ela levou o pênis junto e nem se ele morreu depois de ter sido transferido para Hospital Universitário. É preciso ter cuidado com essas “nikitas” armadas mentalmente com ideias radicais. Não seria o caso também de, dependendo do panorama, “colocar o pinto no seguro”?

Curtas e Poderosas

  • Casais do mesmo sexo poderão receber benção não litúrgica. Igreja Católica cada vez se complicando mais?
  • FEPAM divulgando que, com medidas protetivas adotadas, atropelamentos de animais na ROTA DO SOL reduziram 87%. Aos meus olhos reduziram bastante!
  • Governador Leite projeta concessão de novas rodovias em 2024.
  • Agora sim pode-se dizer que temos um CONSULADO ITALIANO no RS. O nome do cônsul? Valério Caruso. Em 2023 o reconhecimento de cidadanias cresceu 77%. Cerca de 4 milhões de gaúchos têm ascendência italiana, desses 70 mil estão à espera, na fila, pela concessão da cidadania. O tempo de espera baixou de 15 para 10 anos.
  • No Brasil 74% preferem a democracia à ditadura, apontou pesquisa da DATAFOLHA. Mas, quem no Brasil está em condições de assegurar a democracia? O povo preferir é garantia de quê?
  • Vem aí licitação para elaboração do plano diretor integrado para o Vale dos Vinhedos. Mas deverá ser analisado e aprovado pelos Prefeitos e Câmaras de Vereadores de Bento, Garibaldi e Monte Belo do Sul. O valor da licitação do PLANVALE é de 1,470 milhão, o Ministério Público do RS assegurou 1 milhão. Essa discussão vai longe, a discórdia no Vale está implantada em torno do que fazer e do que não fazer. Debates vão sair da área de audiências públicas para a área política.
  • Vem aí, em 2025, a vacina contra câncer de pele, tipo de tumor que corresponde a 30% dos diagnósticos da doença, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer. Um dia, um cirurgião plástico me disse que ao caminhar pelas ruas de Bento constatou que de cada 10 pessoas 8 tinham câncer de pele. Fiquei alarmado, será possível? Câncer de pele é uma epidemia? Protetor solar, no mínimo de 30, nela! Para os idosos protetor 60 ou 70. Pintou coceira, pintou feridinha, pintou brotoeja, consulte o médico!
  • Polêmica está instaurada nas escolas com professores sendo pressionados para aprovar os alunos. Com pressão ou sem pressão eles estão saindo das escolas incultos e não sábios o suficiente. Sem a base necessária para a qualificação profissional.
  • O suicídio de adolescentes cresce e os hospitais têm pacientes cada vez mais novos. Bem, a mim não surpreende, quando se tem que demitir Membros do Conselho Tutelar eleitos, quando não se tem relatórios sobre a atuação de instituições de proteção às famílias carentes, desestruturadas, esperar o que, saúde dos jovens? Uma cabeça desestruturada adoece o corpo. Quem e como está cuidando disso? Os planos de saúde têm psiquiatra e psicólogo? O SUS tem? A UPA tem? As famílias carentes têm recursos para alimentar bem as crianças? E para assistência médica? Me disse um Padre um dia, ao defender Projeto de Alimentos para as crianças, que “criança mal alimentada é candidata a marginalidade no futuro”.
  • São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília são os municípios mais ricos do Brasil. Porto Alegre é o 9º colocado. Joinvile-SC, é o 25º lugar. Entre os mais ricos tem 2 de Santa Catarina e 8 de São Paulo.
  • Conselho de um endocrinologista, “comer queijo com tomate”. Médico internauta afirmou quer não devemos arrumar a cama logo após acordar e nem colocar travesseiros no sol. Seria como, interpretação é minha, armar uma barraca para os ácaros? Gurizada quando assiste vibra pois o xingamento “tu ainda não arrumou tua cama”?, vai minimizar diante do combate aos ácaros.
  • Inauguração de 1km de asfalto no CAMINHOS DE PEDRA foi ilustrada com carreata.
  • Nutricionistas alertam que bebida alcoólica é vilã diante da comida. Um copo de vinho tinto (150 ml) tem 120 calorias. Um copo de espumante 90 calorias. Uma cerveja (350 ml) 150 a 200 calorias. Uma caipirinha de 200 a 250 calorias. Se você não se movimenta o limite é 1.500 calorias diárias.