A Longevidade

A economista ANNAMARIA LUSARDI, em encontro realizado nos Estados Unidos, afirmou que “as pessoas, sem noção da própria longevidade, subestimam o número de anos que têm pela frente”. Estudos concluíram que apenas 13% dos americanos dispõem de um “pé de meia” confortável, outros não sabem se o que pouparam é suficiente, e 40% não acreditam que conseguirão se aposentar. Entre os idosos, 51% estimam que dependerão da previdência social. Menos de 1/5 dos brasileiros tem uma reserva para quando pararem de trabalhar. Para a economista, referência mundial em educação financeira, o cenário é desafiador por falta de conhecimento sobre como lidar com o dinheiro. “Elas desconhecem cálculos simples, como o de juros compostos, o impacto da inflação sobre seus rendimentos e a necessidade de diversificação porque qualquer investimento embute riscos” afirmou, concluindo que “as pessoas, na verdade, não têm noção da própria longevidade”.

Ronaldinho Gaúcho e Anitta, em rolê na casa dela em Miami que vale 8 milhões de reais. Emergentes sociais tão naquela de “deixa a vida me levar”, mas, como diria um fazendeiro, “com os bois amarrados na sombra, quer dizer, futuro assegurado sem dar muitos exemplos às futuras gerações. Eles parecem não precisar, e nem querem saber, de cálculos simples, juros compostos, impactos de inflação”. Sobre longevidade eles certamente perguntariam “o que é isso”? Mas não cantariam, como Júlio Iglesias, “me esqueci de viver”.

Crimes Hediondos

Segue a rotina de crimes hediondos, principalmente de mulheres bonitas que provocam ciúmes por parte dos companheiros que têm ao lado. Em Porto Alegre, mulher foi morta com chave de fenda na frente dos três filhos menores. No interior do Amazonas, artista de teatro de rua, ciclista, estava indo para casa na Venezuela, depois de anos no Brasil. Parou numa Pousada fajuta porque, na cidade, as outras não tinham lugar. De madrugada, na rede em que dormia, foi agredida, violentada, estuprada e morta pelo casal dono da Pousada e jogada na beira da estrada. Em Osório, RS, mulher de 62 anos, foi morta pelo companheiro de 38 anos, e “guardada” dentro do refrigerador, que foi deitado no chão e coberto de concreto. Ao confessar o crime ele disse que “foi tomado por uma entidade maligna”. Quando isso vai parar, se é que vai?

Sarcopenia, assunto do momento

Está em discussão a SARCOPENIA, doença muscular característica do processo de envelhecimento, caracterizada pela perda progressiva da massa muscular e pode predispor a quedas, fraturas e internações hospitalares. Exercícios físicos são fundamentais, musculação e treino funcional. Por volta dos 50 anos inicia-se a diminuição da massa muscular. Toda a pessoa sofre perda da massa muscular, principalmente na idade entre 60 e 70 anos. Em idosos, acima de 80 anos, a ocorrência fica entre 11 e 50%. As causas da doença estão ligadas à má nutrição, os sintomas característicos são perda de peso, sensação de fraqueza, lentificação da marcha, dificuldades de levantar de uma cadeira e subir escadas ou quedas. Mas, por favor né, não confundir SARCOPENIA, com “POCA VOIA”. Faça ACADEMIA, ou PILATES, ou CAMINHADAS ALTERNADAS COM CORRIDAS. Pesquise preço, tem de tudo que é gosto e de tudo que é preço, mas faça exercício, fuja da SARCOPENIA! Não basta apenas não ser “sarcopênico”. Não adianta apenas um corpo sarado sem uma cabeça funcionando bem. O escritor CHIP CONLEY, criador da ACADEMIA DOS NOVOS VELHOS, autor do quase Best Seller APRENDENDO AMAR A MEIA IDADE, afirmou que “os amigos são nosso seguro emocional contra a solidão e a depressão”. Ligue a chave e se pergunte “quando foi que tive uma conversa longa com meus amigos”, e isso pode aumentar em 7,5 anos sua expectativa de vida. Leve em conta também que é preciso poupar desde cedo, neste sentido, os americanos terão aula de educação financeira desde cedo.

Profissões em baixa

Têm profissões que estão em alta e outras que estão em baixa, “portanto, ao buscar oportunidades de carreira é bom fazer uma reflexão sobre as tendências de empregabilidade”, dizem os analistas de mercado de trabalho. Vejam quais são as carreiras que podem não ser as mais seguras para investir tempo e recursos: TRABALHADORES DE LINHA DE PRODUÇÃO; AGENTES DE VIAGENS; JORNALISTAS; ASSISTENTES ADMINISTRATIVOS; TRADUTORES; CAIXAS DE BANCO; CAIXAS DE LOJA; CONTABILISTAS; TRABALHADORES DOS CORREIOS; REPRESENTANTES DE ATENDIMENTO AO CLIENTE; PROGRAMADORES DE COMPUTADOR; AGENTES PENITENCIÁRIOS; TRABALHADORES DO VAREJO E PROJETISTAS DE CINEMA.

Proteja sua saúde mental

Publicadas pelo jornal americano THE WASHINGTON POST, aquele que derrubou o Presidente NIXON, veja quais são as melhores dicas cerebrais para uma vida mais saudável e feliz em 2024? PARE E OUÇA OS PÁSSAROS; CUIDE DOS DENTES E DAS GENGIVAS; INSPIRE-SE NOS “SUPERIDOSOS”; FAÇA CINCO MINUTOS DE EXERCÍCIO RESPIRATÓRIO; TOME MEDIDAS PARA REDUZIR A INFLAMAÇÃO; ABRAÇE E DÊ AS MÃOS; DEIXE SUA MENTE VIAJAR.

Por que os jovens enfartam

O INFARTO é a maior causa de mortes no Brasil, diz o Ministério da Saúde. Principais fatores: tabagismo, sedentarismo, alimentação ruim, colesterol alto, estresse em excesso. Diabéticos e hipertensos têm de duas a quatro vezes mais riscos de sofrer um infarto. Em alguns casos, anomalias nas artérias, de difícil detecção, podem estar entre as causas em jovens que mantém a vida saudável. Nos últimos 15 anos, o infarto entre os jovens mais do que dobrou e, as internações, subiram quase 160% entre os jovens de até 30 anos. Recentemente, um personal trainer de 31 anos, que tinha orientação de nutricionista, e nenhum problema de saúde, morreu de infarto no Paraná.

Curtas e Poderosas

  • O que é melhor para a saúde, corrida ou caminhada? Caminhar é a forma de exercícios mais popular no mundo, pois reduz o risco de muitos problemas de saúde, incluindo ansiedade, depressão, diabetes e alguns tipos de câncer. Acelerar a caminhada, com uma corrida, o beneficio é maior. Então, a corrida é mais eficiente.
  • Bastou noticiarem que por aí muitas árvores caíram em cima dos carros e, inclusive, mataram uma pessoa, que a Municipalidade lançou mão da motosserra, e saiu por aí cortando galhos perigosos nas árvores das vias públicas. Motivação é tudo!
  • A Ciência e suas descobertas maravilhosas. Agora, descobriram porque o cocô flutua dentro do vaso da privada. “porque dentro dele tem gás”. Então, os Doutores da Universidade de Minesota, Estados Unidos, questionaram: você é um AFUNDADOR ou FLUTUADOR? De cocô, é claro! Responda para você mesmo.
  • Atenção Senhores “PINGUÇOS”! Vocês sabem o que acontece se vocês deixarem de beber durante um mês? Os americanos, que instituíram o DRYNUARY (janeiro seco) para fins de desinchar o fígado depois das festas de fim de ano, afirmaram, através da diretora do RUTGERS ADDICTION RESEARCH CENTER, Danielle Dick, que “haverá uma sensível melhora em todas as áreas do corpo, embora você fique um pouco deprimido”. Bem, isso até minha nona sabia. Posso apresentar pra vocês um ex- agricultor, que tomava creolina. E, lá no Barracãocity, a “militância” era do sal amargo, Olina, chá de losna, os carros-chefes do bem-estar.
  • Os Argentinos sumiram. Sumiram das ruas de Buenos Aires, sumiram do Litoral Norte, de Santa Catarina, do Brasil, depois que o Presidente MILEI disse que “apertem os cintos porque a coisa vai ficar feia”.
  • Um idoso de 71 anos, de Ipatinga, Vale do Rio Doce, sonhou que havia ouro debaixo da cozinha da casa dele. Aí cavou um buraco de 40 metros de profundidade. Subiu a superfície e, quando foi espiar a obra feita e a existência do “vil metal reluzente”, caiu no buraco e morreu. Um amigo “assistente”, presenciou o fato. A profundidade do buraco era equivalente a um edifício de 12 andares.
  • Saiba quais são os melhores países para viver a aposentadoria de acordo com o ranking do site International Living. Os países são avaliados nos quesitos: habitação, clima, vistos e benefícios, custo de vida, saúde, afinidade e adaptação, desenvolvimento e governança. Também é avaliado o transporte público, se há internet confiável e rápida e a infraestrutura do país. As escolhas foram feitas em relação ao estilo de vida e à moeda norte americana.
    O ranking e a nota dos 10 melhores países para se aposentar:
    Costa Rica (83,57)
    Portugal (83,28)
    México (83)
    Panamá (82,85)
    Espanha (79,71)
    Equador (77,42)
    Grécia (77)
    Malásia (75,71)
    França (74,85)
    Colômbia (74,71)