A posição das universidades

Duas universidades gaúchas estão entre as 20 melhores do Brasil, segundo a nova edição do Ranking Universitário Folha (RUF), elaborado e divulgado pelo jornal Folha de S. Paulo. A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) ocupa o terceiro lugar na lista nacional.

Já a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), 19ª na classificação geral, é apontada como a melhor instituição privada do país.

O levantamento analisou 203 instituições do país, avaliando cinco quesitos: pesquisa, ensino, mercado, inovação e internacionalização.

Do Rio Grande do Sul, também aparecem entre as 20 melhores particulares no ranking nacional as instituições a seguir: (Unisinos) em quarto lugar (33º no geral), (UCS) em sétimo lugar (51º no geral), (UPF) em 12º lugar (69º no geral) e (Ulbra) em 18º lugar (77º no geral).

Entre os destaques do RS na classificação geral, também estão a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no 22º lugar, e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), 35ª colocada.

Em pesquisa internacional, imigrantes elegem melhores países para morar

Para os expatriados, o México foi o melhor país para se morar em 2023. O Brasil aparece em 15º lugar da lista, ao lado de nações como o Vietnã (14º), no sudeste asiático, e Finlândia (16º), no norte da Europa. O Brasil ficou em segundo lugar entre os locais considerados mais fáceis de se instalar ou se adaptar, atrás apenas do México. Além disso, o Brasil apareceu na quarta posição do ranking de países mais fáceis para fazer amigos. Na 5º posição na classificação de países com melhores opções de lazer e em no 25º lugar entre as nações com melhores sistemas de saúde. Entre as 50 destacadas na lista, a grande maioria fica na Europa, como Málaga (1º), Alicante (2º), Valência (3º), na Espanha. Expatriado é aquela pessoa que reside de maneira temporal ou permanente em um país estrangeiro.

Agenor Pertille

Faleceu meu parceiro “a la distância”, encontros não eram frequentes, mas de intensidade. Eu, ele e o Zeca Zortéa jogávamos cabeça (tu cabeceia, o adversário defende, se tu não o fizer, vale gol. Se ele rebater, valia fazer gol com os pés), quase todos os dias. Um dia Agenor me convocou para fazer parte da equipe (eu e ele) de pingue pongue do Colégio Aparecida nos jogos da Primavera. “Nunca joguei isso, falei, vou ser um fiasco”. “Vamos lá, é só para formar a dupla e competir” ele sustentou. Fui. A competição foi no Clube Corinthians, no Centro. Eu dava balão e o adversário foguetes fora da mesa. Como eu era canhoto, eu desnorteava o adversário com meus balões. Fiz um monte de pontos na competição. Fomos campeões de forma inacreditável. Agenor, um dia me convidou para jantar na casa do pai dele, lá no Bairro Botafogo. Tinha uns 12 convidados na mesa. O cardápio era um ensopado delicioso, um arroz e complementos. Terminado o jantar, Agenor levantou e questionou: “vocês gostaram do jantar”? O sim foi unânime. Aí, ele voltou a questionar: “vocês sabem o que comeram”? Ficamos a se olhar uns aos outros e ele arrematou: “RAPOSA”! Bem, metade dos comensais foram lá fora e “chamaram o tio Hugo”. O jantar ficou marcado, porque ele deu uma aula cultural sobre as raposas. Tem que matar (todo mundo matava as raposas, pois eram predadoras) sem assustar e o bicho é saudável pois só se alimenta de frutas e derivados da horta. Tudo bem, mas era raposa, comida além da nossa cultura. Nos bailes de carnaval do Aliança e do Ipiranga rodava o Lança Perfume, hoje proibido, um produto caro, mas mágico e inebriante. O que é que o Agenor fez? Inventou o “Sangue do Diabo” um líquido vermelho que ele acondicionava em bisnagas. Os rapazes jogavam no corpo e/ou nas roupas delas e vinha o pavor com aquele líquido vermelho. De repente, tudo desaparecia, como por mágica. E era barato, nos bailes do Ipiranga, o Lança Perfume deu lugar ao “Sangue do Diabo”, é só o que rolava, produto impactante, divertido e barato. Agenor também tinha uma banda musical que tocava a “baixo custo”, tanto em bailes tradicionais, como no Carnaval. Paralelamente a isso, dava suporte a muitos músicos iniciantes e amadores. Instalou uma loja de aparelhos e instrumentos musicais que existe até hoje: a MUSICTÁLIA. Como músico, ele entendia do assunto, a loja se tornou inclusive notória como ponto de encontro, lançamentos e ofertas de empregos em eventos. Rigoroso em seus princípios, pontual e criterioso, Agenor foi um ícone e suporte de desenvolvimento musical de Bento e região. Rendo minhas homenagens, pois ele marcou presença no circuito de minha vida jovem.

O caos vem aí!

Daqui uns dias mais, serão concedidos mais de 600 habite-se em edifícios situados na zona, já conflagrada, que envolvem as ruas Olavo Bilac, 13 de maio, Travessa Manaus e adjacências. Aí, nenhum automóvel vai mais poder se mexer. A solução, então, será o Monotrilho, como existe na cidade de Wuppertal, na Alemanha. Só que lá é planejado. Aqui, poderá ser a solução da bagunça. Como o Bento+20 lidará com isso? Fechando o IPURB? Rasgando o PLANO DIRETOR?

Curtas e poderosas

  • O então Deputado Estadual de Bento, falecido Lóris Reali, havia assumido a Secretaria Estadual de Minas e Energia. Fizemos uma visita de cortesia ao Secretário, afeto a quem estava a gestão da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE). Está na minha memória as palavras do Deputado: “a CEEE não tem jeito, super salários, deficitária, arcaica”. Pois esse “arcabouço” de problemas que se chama CEEE foi privatizado. Bastou um temporal para que Porto Alegre inteira ficasse sem luz por problemas técnicos gerando protestos, inclusive com fogueiras em vias públicas. Na virada do ano em Xangrilá, a CEEE deixou todos sem energia das 22:30 às 23:30 horas. E tem gente que critica o Governo Leite por ter se livrado dessa “bomba” chamada CEEE.
  • Roubos e presença de marginalidade no VALE AURORA, decantado em prosa e verso. Era só o Prefeito Diogo e o Vice Amarildo irem até os moradores, dar um “oi”, comer um sacol e fomaio, tomar um bicheroto de vin e propor o seguinte: “a Prefeitura entra com o eletricista e vocês com o equipamento e vamos colocar proteção em todas as casas do Vale”. Assim a Brigada poupa o combustível e veículos doados pelo CONSEPRO (comunidade). O Coronel Secretário continua na Santa Paz, e todos, moradores e turistas viveremos em paz e felizes. Conversando a gente se entende, não é mesmo? Será que o Prefeito pode fazer isso? Será que é uma boa ideia?
  • O Bento+20 é uma “pulga na camisola” do CIC. Agora, com Roberto Cainelli Junior na Presidência, vai estar mais alinhado com a Entidade que o abriga, porém esse atrelamento não se justifica. Há muitos conflitos de interesses, o que gessa o Bento+20, que se traduz apenas em fonte de estudos a serem aproveitados ou pelo Poder Público ou pelo CIC. Roberto Cainelli Junior tem esse desafio: tornar o Bento+20 uma INSTITUIÇÃO COMUNITÁRIA, mesmo que esteja atrelado ao CIC.
  • Supremo Tribunal de Justiça decidiu que planos de saúde não podem recusar cliente por estarem endividados.
  • Google está demitindo. É assim, as porcarias da internet estragam as coisas boas. Lamentável!
  • A CORSAN começou a despoluir o Lago da Fasolo? Sim. A CORSAN pintou os muros de sua sede e ficou bonitinha? Sim. A CORSAN está consertando vazamentos de água? Sim. Mas, quando é que a CORSAN vai resolver o problema de falta de água na cidade?
  • De novo esse negócio de trabalho escravo? Porque uma questão jurídica de Direito Privado se torna pauta de notícia pública. Esse assunto não tinha sido definitivamente resolvido? Lamentável!
  • Gauchão começa hoje. Sem o Esportivo. De novo!
  • Fiscais que atuam na França, no combate a corrupção, fizeram inspeção diante da suspeita de que o Paris Saint-Germain, time que foi de Neymar o super atleta (joga dentro e fora de campo), teve vantagens fiscais ao comprar o atleta do Barcelona. De novo ele na mídia negativa?
  • Falência de empresas cresceram 51% no RS em 2023. Quem quer ser empresário?
  • O LINKEDIN (plataforma de mídias socias) divulgou a sua lista de empregos em alta em 2024 no Brasil. São eles: Analista de Privacidade; Psicólogo Infantil; Piloto de Drones; Executivo de Vendas e Assessor de Investimentos.
  • JOEL JOTA, mentor de negócios, 5 milhões de seguidores no Instagram, diz que para quem tem como propósito ficar rico “o dinheiro é meio, mas não o fim”, ou seja, ele é que vai permitir que alguém alcance seus objetivos, como sobreviver, pagar contas, conquistar sonhos, mas, não necessariamente vai se sustentar por si só como uma “linha de chegada”. Entenderam?
  • STJ tem gastos de R$ 1,8 milhão com reformas de mansões e apartamentos de Ministros. Enquanto isso, a pensão dos aposentados aumentou 3,7%, quando a inflação em 2023 foi de 4,62%. Os planos de saúde aumentaram 9%. A classe política? Também vai bem obrigado! Me aposentei com 7 salários, estou recebendo 2 salários. O povo? Coitado, é o povo!