O movimento eleitoral

O Prefeito Diogo e o Vice Amarildo, cumprem uma agenda de gestores da coisa pública, mas, também, com serenidade e foco, política, candidatos que são à reeleição. Como pretendentes ao cargo de Prefeito figuram o Presidente do Legislativo Rafael Pasqualotto, que vai deixar o PP e concorrer pelo PL, Paulo Caleffi e Alcindo Gabrielli. Há poucos dias, em ambiente revestido de absoluta discrição e, a meia luz, reuniram-se Paulo Caleffi, Alcindo Gabrielli e seguidores. O objetivo foi, como das outras vezes que se reuniram ou articularam, é constituir uma chapa de oposição: um como candidato a Vice e outro a Prefeito. Aposto, se sair, em Paulo Caleffi a Prefeito e Gabrielli a Vice. Tanto Caleffi, quanto Gabrielli, não são simpáticos a ideia de ser candidatos a Vice de Pasqualotto, embora contatos de composição tenham sido levados a efeito. Em sendo assim, as chances de termos, como candidatos a Prefeito, Diogo Siqueira (reeleição) (PSDB – PP), Rafael Pasqualotto (PL, talvez o PDT) e Paulo Caleffi (PSDB – MDB). Este parece ser o cenário de hoje. Não descarto a possibilidade, remota, mas deve ser levada em conta, de Paulo Caleffi vir a ser candidato a Vice de Pasqualotto.

A força que emana do povo

Gosto da tempera italiana, forjada na enxada, foice e gadanho. Gosto desta tempera impregnada, bem ao gosto da Itália, da Primeira Ministra Meloni, que defende a Itália para os italianos, redução drástica dos imigrantes e redução da concessão da cidadania italiana a partir do 3° grau de parentesco e/ou familiar. Gosto desta tempera no povo e lideranças de Nova Roma do Sul que, ao ouvir do Governador, de que a nova ponte de ferro seria construída até o final de 2024, colocaram a mão na massa e a reconstruíram toda iluminada. Na inauguração foram criativos, orgulhosos na força de trabalho e solidariedade. Gratos a fé retratada até no cantar do Hino a Nossa Senhora de Caravaggio que minha avó paterna cantava e eu, como criança, ouvia atentamente: “À Virgem, cantemos, devotos mortais, em coro brandemos, bendita sejais”. Bravura italiana EVIDENCIADA PELA LIDERANÇA DA ASSOCIAÇÃO AMIGOS DE NOVA ROMA, repercutiu em todo o Brasil.

A travessia São Valentim do Sul – Santa Tereza

Ao vê-la singrar o Antas, vinda de não sei onde, ALmir Sater cantaria: “lá vai uma chalana bem longe se vai, subindo no remanso do Rio das Antas”. Pois vejam só, foi devagar também a solução. Nada de ponte, solução à moda antiga, uma balsa. Será que vão se acostumar a ela ou vão lutar e se mobilizar como NOVA ROMA? O Deputado Pasin subiu as paredes quando ouviu falar em embargo por “crime ambiental”. O que poderia fazer mais o Deputado? Governador disse que licitação para a nova ponte será aberta até março.

Vamos fazer tricô

Betty Brussel, moradora canadense de 99 ANOS, quebrou três recordes em um único dia de competição, ao completar 400 metros de nado livre em 12 minutos, e estabeleceu novas marcas nas disputas de 50 metros peito e costas, em sua faixa etária. Ela confessou que “as vezes me sinto velha”. Perguntada sobre o segredo da longevidade ela respondeu: “adoro fazer quebra-cabeças, criptogramas, bordados, ponto cruz e tricô”. Tô indo para uma casa de venda de linhas e comprar palavras cruzadas numa livraria!

Mudança de clima

Quando eu era criança, tive uma infecção de ouvido que corroeu todo meu sistema auditivo, problema corrigido com cirurgia quando adulto. Não desejo esse sofrimento para ninguém. Aos 12 anos, ao vir morar na cidade, não demorou 30 dias e tudo desapareceu como por encanto. Renasci. Agora leio que 61% dos brasileiros acreditam que nos próximos 25 anos, precisarão se mudar por contas de mudanças climáticas. A pesquisa foi feita pela CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE O CLIMA. A média global é de 38%. No Brasil, foram ouvidas 1.000 pessoas. “O mundo tem que promover mudanças para evitar estragos”, dizem os analistas.

A felicidade no trabalho

Especialistas da UNIVERSIDADE DE HARWARD concluíram que “é importante para se divertir na vida adulta, quem não faz isso passa a ter até vícios para aliviar o desconforto”. Você gosta de trabalhar? Para o especialista no assunto de trabalho e professor da Universidade Arthur Brooks, “o cargo que você ocupa é muito menos importante para sua felicidade do que você se identificar com ele”. Não adianta um alto cargo se você está fazendo o que não gosta. “A felicidade no trabalho não é uma constante, mas sim, uma construção que varia de pessoa para pessoa, depende do cargo”, disse a Juliana Saraiva, Happiness Architect. Resumindo: estabeleça relações positivas com colegas de trabalho; crie um ambiente confortável e inspirador; estabeleça metas realistas e celebre conquistas; pratique gratidão e positividade; faça pausas e cuide da saúde mental e física; adote uma mentalidade de crescimento.

Ex-prefeito Alcindo Gabrielli (D), em visita ao Semanário, disse ser candidato novamente a Prefeito, declarando que “sou um democrata, solicito a tudo, com proposição até para ser candidato a Vice, vamos ver o cenário que se apresenta”.

Curtas e Poderosas

  • Um Boing da americana DELTA AIR LINES perdeu uma roda dianteira ao se preparar para decolar em ATLANTA, um dos aeroportos mais movimentados do mundo. Seria bom que fosse mentira.
  • Vidrado na ciência. “DORMIR MAL AFETA NOSSAS EMOÇÕES POSITIVAS”, concluíram. Lá em Barracãocity minha nona já sabia. As emoções negativas? Medo, raiva, desgosto e estresse. Se interessar, saiba também que 30% dos adultos não dormem o suficiente e que, em São Paulo, 45% da população se queixa de insônia.
  • Esses dias visitei o DI PAOLO PIPA, Emiliano, o solicito Sócio-Gerente confessou-se feliz “casa cheia, e viramos até ponto de negócios”. Paulo Geremia, o “poderoso chefão”, Presidente do Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre, ouvindo ele disparou: “a defasagem da tabela do simples prejudica a economia”.
  • Coisa lamentável é ver aquele trafego pesadíssimo e intenso trafegando pela via gastronômica. Mas, sair por onde? BENTO+20 demorou!
  • Até o dia 15 de fevereiro, o CONSEVITIS-RS, vai receber propostas para promover vinhos, espumantes e sucos de uva. Finalmente, chega de cerveja!
  • A concessionária CAMINHOS DA SERRA GAÚCHA”, a dos pedágios, disse que vai elaborar um plano para evitar desligamentos “custa mais barato do que consertar”. Quando se passa na Rodovia a gente fica olhando se aqueles morros não vão vir abaixo ou se uma árvore não vai cair na cabeça. Verte água de tudo que é lado. Prioridade ali é a contenção, a rodovia tem bom rolamento.
  • Ver turistas esmagando a uva com os pés virou moda. De vez em quando, quando criança, me tocava fazer isso “como trabalho”. Eu não gostava porque via pessoas fazendo isso “sem lavar os pés”. Ouvi dizer que quando o mosto fermenta “vai embora tudo”, vamos pegar por aí. Neste particular, Monte Belo inovou. Fabricou um monte de “mastelão”, dentro dele os turistas, (cabe um ônibus inteiro lá dentro), vão poder não só esmagar a uva com os pés, mas também “nadar” dentro dela e sair do mergulho “com um cacho de uva na boca”. Presumo, Parabéns pela criatividade, vai ser divertido.
  • Em Goiânia, um homem de 52 anos foi preso porque deixou os pais sem comida e com muita urina pelo corpo. Para o Delegado, ele alegou que achava a situação normal, a mãe tem 87 anos e o pai 92 anos. DIO SANTO!