MODO ELTON DE SER

ENZO (E), e ANGELO (D), presença no lado dos papais ELTON e ALEXANDRA

Homens que são feitos da terra, brotam fortes, determinados, tem posições definidas, se aculturam, mas não se dobram na sustentação de seus pontos de vista e na defesa de seus conceitos. Esse é o perfil de Elton Gialdi. Veio lá das “barrancas”, não do “imembuí”, mas do Polo Petroquímico. Na sua singeleza, foi a luta num município em que não é fácil vencer, mas também não é difícil. Basta mostrar a nudez de seu próprio eu, alguns dizem personalidade, estar vocacionado ao trabalho, lutar, lutar incessantemente, como diz o HINO DO ESTUDANTE, defender ideias, propor soluções, ser solidário, encampar causas, dar de si, diria um rotariano. Foi assim que as portas se abriram em Bento para Elton. Consepro, CIC, CICSSERRA, Mentor disso, Mentor daquilo, solidário aqui, solidário ali. Com astúcia e inteligência construiu seu castelo de sonhos, a MÉRICA, não a dos imigrantes, mas o símbolo dela, através do nome de sua grandiosa e surpreendente empresa de logística. É poderosa, tem bons alicerces, como tem sua família. A recepção que Elton ofereceu a seus amigos e pessoas a quem tributa respeito e amizade, foi de grande significado. Plantou marcos do bem querer. Foram momentos que fluíram em clima de fraternidade. O grupo compôs um ambiente de reunião de uma grande família porque é assim que o Elton vê as pessoas a quem quer bem. É um querer exclusivo, tudo particular, quase misterioso, revelado com um olhar sorridente, com gestos significativos, contundentes por vezes, mas absolvidos. Escrevo sobre Elton e seus festejados 57 anos como poderia estar escrevendo sobre outros tantos líderes de nosso meio empresarial e social. Quero que saibam que a eles também tributo a minha homenagem, aos que já se foram e aos que estão aí, formatando uma Bento melhor, uma Bento+20, segura, equilibrada, próspera, que tem que ser conduzida com humanismo e qualidade de vida, respeito e solidariedade. Parabéns Elton, parabéns Alexandra, parabéns Enzo e Angelo.

MÃES MALDOSAS

Lembram daquele caso em que o menino Miguel desapareceu da casa da mãe em IMBÉ, com as câmeras registrando as duas, a mãe e a companheira, caminhando pela rua transportando uma mala? O caso assumiu notoriedade mundial, como a morte do menino Bernardo, filho do médico. Pois elas estão sendo julgadas. A companheira disse que não é culpada que a culpada “é a mãe”. O menino, que ficava acorrentado, maltratado, sem comida, foi morto, mas ninguém sabe onde está o corpo. A polícia procurou no Rio Tramandaí, no mar, com mergulhadores especializados, procurou em toda Imbé, por 60 dias, e não encontrou o corpo que, presume-se, tenha sido jogado no rio dentro de uma mala. O Delegado que prestou o primeiro depoimento no julgamento, disse que a companheira da mãe é “um monstro”, e que durante o depoimento da mãe na delegacia, chorou ao ver tanta frieza. Isabela Nardoni, lá em São Paulo, jogada do apartamento; Bernardo, lá em Três Passos, filho do médico Boldrini; e o menino Miguel em Imbé, eram considerados “estorvos” na relação com padrastos ou madrastas. Essas relações tóxicas matam quem quer que seja que as atrapalhem e da forma mais vil possível. Em altos brados, o Delegado falou da morte de Miguel, o Juiz pediu a ele que se acalmasse. Coisa bem louca.

TROFEU SUPERMERCADOR

RAUL RANDON (in memorian); GILBERTO PETRY, Presidente da FIERGS; Os AMIGOS DE NOVA ROMA DO SUL, que reconstruíram a PONTE DE FERRO através de ações comunitárias; e, PAULO GEREMIA, o BIG BOSS das organizações DI PAOLO, serão homenageados com o TROFÉU SUPERMERCADOR, no evento que a ASSOCIAÇÃO GAÚCHA DE SUPERMERCADOS – AGAS, presidida pelo cidadão Bentogonçalvense ANTONIO LONGO, promove nesta segunda, 8 de abril, tendo por cenário a FUNDAPARQUE. Nos dias 09 e 10, terça e quarta-feira, a AGAS leva a efeito a CONVENÇÃO REGIONAL DE SUPERMERCADOS, tendo por local também a FUNDAPARQUE. A Entidade é uma das três mais representativas da classe empresarial do Estado. Organizada e unida, conduz a valorização e defesa dos interesses dos supermercadistas. LONGO é uma referência do que temos de melhor em Bento e, no Estado, em termos de liderança empresarial.

AZAR IDOSO

Em São Paulo, idosa de 87 anos foi condenada a pagar 20 mil reais por infrações cometidas pela neta que “pendurava roupas (certamente calcinhas também) no corredor do prédio” e, os filhos dela, brincavam, na garagem, não lavando e polindo, mas sim, “causando danos aos veículos”. Em Xangrilá, senhora idosa circulando com seu veículo em condomínio não revelado (?), atropelou e matou menina de 5 anos que andava de bicicleta acompanhada de familiar que não conseguiu evitar. “Ela saiu de repente de trás de veículos estacionados”, disse a idosa.

MORTE AOS 114 ANOS

Morreu, com 114 anos, Juan Vicente Pérez Mora, Venezuelano considerado pelo Guiness, o homem mais velho do mundo. Era conhecido como Tio Vicente, brotou da terra cortando cana de açúcar, aprendeu a ler e escrever através de um livro doado pelo professor que adoeceu. Teve 11 filhos. O segredo da longevidade, segundo ele: “trabalhar duro, descansar em dias de folga, beber um copo de cachaça todos os dias, amar e carregar Deus no coração”. Bem, tô no caminho, trabalho duro, bebo um copo de vinho todos os dias, descanso na praia limpando a casa, mas descanso, amo a Deus que é meu amigo, e me chamam de TIO HENRIQUE.

CURTAS E PODEROSAS

  • Depois de 50 dias de busca, a Polícia Federal prendeu fugitivos do presídio de Mossoró. Foi uma caçada implacável que envolveu um aparato de mais de 300 policiais atuando por terra e por ar, uma coisa nunca vista no país. Vão apanhar um monte na cadeia, fizeram a polícia trabalhar bastante e o Governo gastar milhões em torno da captura. • A RAR, fundada por Raul Anselmo Randon, ocupa o 10° lugar no ranking dos maiores produtores de leite do país.
  • Governador LEITE alinhava acordo para aumentar, de 17 para 19% o ICMS, através de projeto de lei que pretende enviar para a Assembleia e que já conta com o apoio de cerca de 30 entidades empresariais e da base governista no Legislativo, que estão chegando à conclusão de que o corte de subsídios a 64 empresas é pior do que o aumento de impostos. A ASSEMBLEIA vai virar palco de nova GUERRA CAMPAL.
  • Em Novo Hamburgo, a Fenac neste fim de semana. Calçados, bolsas, acessórios, tudo a preço promocional. Paralelamente, o 17º Festival de Cervejas, gastronomia e música ao vivo. O bafômetro? Por conta e risco de cada um.
  • A MEDABIL, 55 anos, 530 funcionários, produtos vendidos em 20 países, quem diria, entrou em processo de recuperação judicial, aceito pela justiça. A dívida da empresa de Nova Bassano e Porto Alegre, gira em torno de 775 milhões de reais. A empresa alega ter sido “vítima” da pandemia, de contratos atrelados à SELIC e reajustados em período alto.
  • DI PAOLO PIPA fazendo promoção. Aniversariante do dia ou semana não paga a SEQUÊNCIA AL PRIMO CANTO.
  • SICREDI me convidou para participar da Assembleia digital ao vivo 2024. QUE CHIQUE!
  • FUNDO MONETÁRIO INTERNACIONAL, o poderoso FMI considera impressionante o progresso da Argentina com o governo do MILEI. O país tem 41,7% da população, 12 milhões de pessoas, em condições de pobreza.
  • Nesta segunda, às 16 horas, na Assembleia Legislativa, a instalação da Frente Parlamentar Brasil/Itália, preposição do Deputado Guilherme Pasin, com entrega da medalha da 56ª Legislatura ao Consul Italiano em Porto Alegre, Valério Caruso.