A definição

Rafael Pasqualotto, Presidente do Legislativo, está com as obras da Nova Câmara, paralisadas porque o Prefeito não estaria repassando os recursos necessários. Apenas valores equivalentes à média de recursos destinados à Câmara nos anos anteriores. O processo também faz parte da disputa eleitoral que já começou. Rafael é candidato a Prefeito pelo PL, partido de Bolsonaro, que, na disputa da Presidência, teve o apoio do Prefeito Diogo e do Deputado Pasin. Agora são antagônicos, lutando com todas as forças. Diogo, em busca da reeleição e Pasqualotto, querendo a Prefeitura. Pasqualotto se transformou também num “detetive político”. Certamente, alguém de dentro da UPA o alertou “tem problemas aqui com descarte e reutilização” e, lá foi o Rafael, com Câmera e Assessoria denunciando ou tornando público o que constatou. Escancarou, de cara, um certo descuido do Prefeito com “a menina dos olhos” que é a Secretaria da Saúde, a UPA e o Hospital. Confiou no processo de condução, sem levar em conta que, em gestão, se delega, mas também se supervisiona. O Prefeito parece ter dificuldades em todas as áreas do secretariado, por conta de coligações ajustadas, com distribuição de cargos. Valem as indicações dos partidos, sem levar em conta a plena competência para o exercício do cargo. Assim, paga-se tributo, pela ausência da responsabilidade plena, da produtividade e da consciência de que o exercício da função pública é um sacerdócio e não um emprego público. Vão haver, certamente, até outubro, novas retaliações, novos confrontos. Será uma campanha política tumultuada com o PP, partido coligado com o PSDB do Prefeito, apostando no “tem que ganhar essa para querer ganhar a próxima. Para o PSDB/PP, conquistar o apoio do PDT é uma meta. Para o PL de Rafael, também. O PDT, sem chances de ganhar a eleição, negocia. Quer cargos e benesses. Rafael luta para ter Gabrielli, ex-Prefeito, como Vice. Isso reforçaria a esperança de ganhar a eleição e, se Gabrielli não coligar e concorrer a Prefeito, crescem, em muito, as chances de Diogo se reeleger. Gabrielli, no íntimo, sabe que não tem chances de ganhar a eleição, mas resiste, pois, queria ser cabeça de chapa com Rafael de Vice. Pausa para comer os ovinhos de Páscoa, com o Presidente do PL, Evandro Speranza, sonhando em ser Vice de Rafael com chapa pura. Faz tempo que o coelhinho não deixa o ambiente político de Bento tão tenso. O povo? Bem, no cenário de ajustes políticos eleitorais, o povo é “apenas um detalhe”, mas importante.

O casa-descasa

O assunto do momento, nas redes sociais, é o casa-descasa das celebridades. Mas, quando tu vê um bando de participantes do lixo chamado “Big Brother” pularem na piscina nus, com transmissão ao vivo, que esperança se tem que, no futuro, a sociedade brasileira vá estar melhor alicerçada em seus valores de tal forma que o casa-não separa, ou o junta-não desjunta, vá ganhar o jogo? Nem pensar, o vestido do ícone ANITTA, mais recente, é todo transparente, depois disso o que será que ela vai mostrar? Estatística do Registro Civil de 2022 divulgada pelo IBGE esta semana, mostrou que os brasileiros estão se casando menos e se divorciando mais. E que estão demorando mais para casar. QUANDO EU TINHA 24 ANOS minha mãe, num sábado de manhã, 10 horas, me deu um ultimato do seguinte teor: “tem 24 horas para decidir se vai casar ou se vai sair dessa casa. Não aguento mais solteirão aqui, vai ficar titio como meu tio”. Agora, as mamães não estão mais pressionando porque os jovens estão saindo de casa cedo. E a ideia de casar ou juntar está “dando de si”. Em 2022, foram registrados 970.041 casamentos dos quais 11.022 entre pessoas do mesmo sexo. Em 2000, 6,3%, das mulheres que se casaram tinham 40 anos ou mais de idade. Em 2022, a pesquisa apontou 420.039 divórcios concedidos, o que representou um aumento de 8,6% em relação a 2021. O tempo médio de casamento também vem caindo, em 2010 era cerca de 16 anos, em 2022 o número caiu para 13,8 anos. “Ficar”, “juntar”, “casar”, com qualquer idade, parece não estar fazendo muita diferença, mas alicerçá-los em padrões de respeito, solidariedade e responsabilidade, isso sim faz a diferença para que sejam duradouros.

Curtas e Poderosas

  • Cobrança do pedágio pelo Sistema “free flow” começa hoje à noite. Não precisar parar para pagar é meu grande avanço, é o que vai acontecer para irmos até Porto Alegre. O preço do pedágio? Bem, essa é outra questão de discussão já encerrada. R$ 44,00 para ir a Porto Alegre e voltar.
  • Motociclistas continuam morrendo nas estradas, em grande número. Na semana passada, na Rota do Sol, em ultrapassagem de caminhão, duas motos bateram numa outra moto que vinha em sentido contrário e cujo piloto faleceu.
  • Roubos em estabelecimentos comerciais de Bento estão virando epidemia. Não é preciso muitas palavras para explicar porque.
  • Fuzis, carabinas, munições, foram localizadas pela polícia de Caxias em esconderijo de bandidos dentro de uma casa.
  • Desemprego subiu para 7,8% e atinge 8,5 milhões de brasileiros, afirma IBGE.
  • Começou a vacinação contra a gripe, habilite-se.
  • Bah, no Barracãocity eu comia ovo todo dia quando piá e, na Páscoa, meu ninho era composto de 6 ovinhos e 8 ovos de galinha cozidos e pintados. E ainda tinha que agradecer as galinhas doadoras. E continuo comendo ovos todo dia, metade vai para o canário e metade eu como. É um alimento “milagroso” dizem os médicos.
  • LULA e MACRON “amigos para sempre”? Até quando? Os franceses estão espertos!
  • Fuzil, pistola, revólver. Homem é preso em São Paulo porque fazia “rifa de armas”. Se a moda pega a SENA vai falir.
  • Em Campinas homem parou o carro e baixou as calças mostrando a bunda para o RADAR. Influência do BIG BROTHER?
  • Na Avenida Brasil, No Rio, linda INFLUENCIADORA, foi presa por porte ilegal de arma. Não ficou esclarecido se ela ganhou numa rifa.
  • A professora de história Bruna Barcelos tinha fotos intimas registradas no celular. Alunos “joãozinhos terríveis” lançaram tudo na rede social. A professora foi demitida e os alunos estão enrolados com a polícia. Foi em “ALTO PARAÍSO”, terra de “ADÃO E EVA”?
  • O médico ADELMO MONTEIRO, 40 anos de experiência foi levantar os glúteos (músculos que compõe, as nádegas) de uma idosa de 61 anos e ela morreu, isso em Belo Horizonte. Ela escolheu o médico pelas redes sociais.
  • Estudo diz que veneno de cascavel pode ajudar a curar o câncer. Lá no Barracão, quando eu era guri, as cascavéis eram o câncer, não se ouvia falar da doença.
  • Redução de imposto de 19,5 para 19% como sugeriram os empresários ao defenderem a permanência dos subsídios às empresas ou de aumento de impostos, derrotado pela Assembleia, e permanência dos subsídios. O que é que o Governador vai fazer? Domingo eu sei o que ele vai fazer, comer ovinhos de Páscoa.
  • Incêndio destruiu 70 carros em loja de veículos em Joinville, SC. Fato inusitado. Será que tinha algum Porsche?
  • Sucuri de 2 metros foi achada morta em calçada de Goiás. Se ela estivesse viva e eu estivesse lá, quem estaria morto era eu. Ponham um leão na minha frente e eu vou propor “vamos conversar”? Mas ponham uma cobra na minha frente e eu vou chamar vocês de covardes.
  • Em Bela Vista, um pai se desentendeu com a filha de 18 anos, bonita ela, e a esganou. Depois, colocou o corpo numa caixa de papelão, levou até um buraco numa via pública e pediu a um mendigo que pusesse fogo, o que foi feito. Não é de pedir a patrola da Prefeitura emprestada e passar por cima dele, na ida e na volta?
  • Em 2022, São Paulo teve 158 casamentos e 71 divórcios por dia. As mulheres foram responsáveis por 61,3% dos divórcios litigiosos. Bah tchê! As mulheres paulistas são de “faca na bota”!