ASSUNTO ENCERRADO?

Vinícolas tem agora um “código de procedimento” na contratação e condução da mão de obra em torno da vitivinicultura, proposto pelo Ministério do Trabalho. A roda já estava inventada, deram uma pintura nela. Bola pra frente porque eu não consigo mais ouvir e ler sobre esse assunto. A penúltima sobre o assunto foi a manifestação da Juíza do Trabalho Thereza Nahas que afirmou: “a grande deficiência da legislação trabalhista brasileira está na caracterização do que é trabalho escravo, essa dificuldade é decorrente da desigualdade social e da extrema pobreza do país. Não temos regulamentação sobre o tema na consolidação das leis do trabalho”. Mas, então, porque as 3 vinícolas recolheram 7,5 milhões de reais se não havia tipificação de crime? Outras afirmações da juíza: “a CLT foi feita baseada num modelo fascista em um Governo ditatorial e que tem reflexo até hoje”; “um país que tem hora extra regulamentada na constituição federal não pode dar certo”; “como não falar de precariedade nas relações de trabalho quando uma pessoa recebe um salário de R$1.320,00, o trabalhador vive numa situação precária”; “infelizmente não temos políticas públicas de inclusão do trabalhador brasileiro”; “o que temos é um verdadeiro caos nas relações, principalmente no direito do trabalho”; a questão da terceirização deveria ter sido resolvida há, pelo menos, quatro décadas”; “os migrantes, também estão em situação análoga a escravidão no Brasil, como é o caso dos haitianos e venezuelanos, não tem um trabalho político social para poder realizar a inclusão das pessoas”. Como se diz “deu nos dedos”, a Magistrada. O CONGRESSO NACIONAL: Está negociando as EMENDAS, para agradar apoiadores e eleitorado!

PARA ONDE VAMOS?

  • A economia do RS encolheu nos últimos oito anos, 4,95%. No mesmo período Santa Catarina cresceu 11,45%. Em dezembro de 2022 o RS era o estado mais endividado do país com 199% sobre a receita líquida, portanto sem nenhuma capacidade de investir. Diz isso o Deputado Estadual Claudio Branchieri, sustentando que o Rio Grande “tem que destravar”.
  • A indústria brasileira encolheu, em 2021, 11,3% do PIB. Nos Estados Unidos, entre 1980 e 2020, o PIB dobrou de tamanho. No mundo todo ficou três vezes maior. Na China 47 vezes maior. E o Brasil cresceu apenas 20%. Os especialistas afirmam que a industrialização brasileira “é precoce e grave”. Isso está no artigo assinado pelo Deputado Federal Heitor Schuch. “Reforma tributária já”, defende o Deputado.

PRIVATIZAÇÃO

FARSUL, FIERGS, FECOMÉRCIO e FEDERASUL, EM NOTA CONJUNTA, PEDIRAM AO Tribunal de Contas do Estado “a privatização imediata da CORSAN pois o atraso gera prejuízos a todos os gaúchos na rede de saneamento”. Já estava mais do que na hora destas Entidades saírem da “casinha” e defenderam, publicamente, avanços para o Rio Grande”. Esse atraso da privatização da CORSAN é um absurdo. Ou autoriza ou não autoriza, mas “não enceba”.

DESCAMINHOS

Tramita, significa caminha, no Senado Federal, projeto que tira recursos do SESC e SENAC para serem utilizados pela EMPRESA BRASILEIRA DE TURISMO – EMBRATUR. Presidente do Sistema FECOMÉRCIO-RS/SESC/SENAC, Luiz Carlos Bohn, está colocando sua “tropa de choque” em ação para que a ideia não vingue. “A medida representa o desvio para fins políticos, e um volume de recursos que hoje, apenas no RS, 1,4 toneladas de alimentos distribuídos pelo programa Mesa Brasil por ano, mais de 400 vagas gratuitas de educação infantil, ou 350 mil horas-aula de formação profissional oferecidas gratuitamente por ano”, sustenta o Presidente Bohn.

VISITAS

ANA PAULA CÔRTES, Imperatriz; THAIS CENTENARO e LIEGE SOBIRAI, Damas de Honra da FENAVINHO, visitaram o SEMANÁRIO, trazendo encanto, alegria, entusiasmo, mostrando também suas mentes brilhantes. Vendem muito bem o evento, encantam e conquistam, se não é a melhor está entre as três melhores soberanas que a Fenavinho teve em toda sua história. Elas se faziam acompanhar do sempre sorridente e otimista Diretor Geral da Expobento Bruno Benini e do Filipe Almeida, Diretor Jurídico. Abrimos um espumante Moscato sem álcool, lançamento da Cooperativa Garibaldi, brindamos com entusiasmo pelo sucesso da Fenavinho, recebemos o honroso convite para estar presente, entregamos mimos às Damas e Imperatriz. Foi um momento ímpar.

LA BONA PASTA

O Chef Britânico Luke Holder, de um Hotel 5 estrelas, deu uma valiosa dica de como fazer uma boa massa. Traduzo a vocês a receita dele “mangia pasta que te fá benne”.

EVENTOS

  • Nesta terça, 19:30 horas, no Auditório do Centro Empresarial, a promoção da ABRAÇAÍ, “ELES NA PASSARELA”.
  • Neste sábado à partir das 19:30 horas e, domingo à partir das 11:30 horas o FESTIVAL COLONIAL DE GARIBALDI nos Pavilhões da FENACHAMP. Estiveram aqui promovendo o evento, pela SECRETÁRIA DE TURISMO E CULTURA Ana Pauline Mombak, Coordenadora de Eventos da Secretaria de Turismo Stela Borelli e representantes da ASSOCIAÇÃO DE VETERANOS DE GARIBALDI Bino Debiasi e Angélica Pianezzola.
  • Hoje, a posse, no Salão de Eventos do Centro Empresarial, de DANIEL BAMPI, como Presidente da CICS SERRA, sucedendo a Elton Gialdi.
  • Nesta segunda, na Casa Perlage Eventos, JANTAR DE PREMIAÇÃO DOS SUPERMERCADOS DESTAQUES com entrega do TROFEU SUPER MERCADOR. Na terça, no Centro de Eventos de Farroupilha a 57ª CONVENÇÃO REGIONAL DE SUPERMERCADOS, com 80 expositores. Das 10 às 22 horas. A gigante AGAS, do magnânimo Presidente ANTONIO LONGO, é a promotora do evento.
  • Na Sexta-feira, 02 de junho a sede do SEST/SENAT de Bento passará a ser denominada de PAULO VICENTE CALEFFI, a obra existe graças ao empenho dele. Almoço vai reunir, sob comemoração, autoridades e lideranças.

CURTAS E PODEROSAS

  • Pessoas inteligentes costumam: se questionar; se apresentar como pessoas curiosas e como observadoras de mente aberta, foi o que apontou estudos realizados. Tá enquadrado?
  • Entre as 15 melhores cidades brasileiras para viver bem, está em primeiro lugar UBATUBA, no Litoral norte de São Paulo. Boa para morar, se divertir, economizar.
  • Uma rua brasileira está entre as 6 mais inesquecíveis do mundo, pelos turistas. É a rua CONDE DE BOBADELA, que fica em Ouro Preto, Minas Gerais. É uma joia arquitetônica do Brasil Colônia e de Minas. Abriga o Museu da Inconfidência, restaurantes, Igrejas, artesanato e rico comércio.
  • A justiça bloqueou a intenção da Unisinos de abrir mais de 400 vagas para o curso de medicina. O Brasil tem 545,4 mil médicos, mais da metade concentrada somente nas capitais. Conselho Federal de Medicina tem dados que demonstram desigualdade na distribuição e fixação de profissionais com menos médicos no interior e em cidades pequenas. É vero!