TRAGÉDIAS

Na Emília Romana, norte da Itália, o mar ficou muito brabo, brabo mesmo, provocou ondas de 10 metros de altura, destruiu tudo, pontes, plantações, cidades, estradas, mais de 12 pessoas morreram, a corrida de Fórmula 1 foi suspensa, o Rio SATERNA transbordou, em apenas 36 horas choveu metade do que choveu todo ano de 2022. Solidariedade internacional está em curso.
Em Garibaldi, funcionário da Cooperativa Garibaldi, foi atravessar, de uma pipa para outra, desequilibrou-se, caiu e morreu. Quando eu era guri, com meus amigos Hélio e Itamar, íamos brincar atravessando de uma pipa para outra da Vinícola Aurora através das planchas colocadas. Íamos não, eles iam.
Em Porto Alegre, uma mãe de 23 anos foi presa suspeita de entregar, para abusos sexuais, as filhas, de um e três anos, em troca de pagamentos mensais.
Na Colômbia, um avião caiu no meio da selva. Durante as operações de busca, três corpos foram encontrados, inclusive da mãe de quatro crianças indígenas (bebê de 11 meses, crianças de 4, 9 e 13 anos) que estão vivas, ou estavam, mas desaparecidas na selva onde deixaram rastros. O fato está provocando comoção em todo o país. Árvores gigantescas de até 40 metros, animais silvestres e chuva forte estão dificultando o encontro.
Em São Gabriel, Wilson, 60 anos, médico cirurgião Gastro, foi ver os filhos gêmeos que estavam com a ex mulher, Thiele, de 30 anos e a encontrou com o namorado, Rodrigo, major do exército, de 38 anos. Seguiu-se uma discussão, o médico matou os dois a tiros. Mais crianças órfãs fruto do desatino dos pais.
O Conselho Tutelar, tornou público que, em 2022, foram registrados, em Bento, 120 casos de violência sexual e que, de janeiro até agora 51 ocorrências já foram registradas. Cerca de 80 irresponsabilidades foram registradas de janeiro até agora: negligência familiar, abandono, omissão com a saúde, higiene e alimentação das crianças, as causas.
Em Itaqui, RS, esta semana, diante da desatenção de familiares, bebê de um ano e sete meses gatinhando saiu porta afora e foi para o meio da rua. Foi atropelado por um automóvel. Depois de ir para dois hospitais foi removido para Porto Alegre com seu estado considerado gravíssimo. O motorista não acudiu a criança. Se apresentou mais tarde à polícia com seu advogado e foi liberado após depoimento.

CADA UM POR SI, DEUS POR TODOS

Não importa se roubaram escandalosamente o país; não importa se estão violentando a Constituição; não importa se tem 800 pessoas presas, em condição deplorável, sem direito a defesa ampla; não importa se a dívida pública é impagável, a do RS já ultrapassa 93 bilhões de reais; não importa se o número de desempregados só no RS ultrapassa a 337 mil pessoas, aumentou 16,4% de dezembro até aqui; tudo isso para a Igreja de DOM JAIME, Presidente da Conferência Nacional dos Bispos, não é um escândalo, escândalo, na opinião dele, no Brasil, é a pobreza. Mas, de que pobreza fala a Igreja? A espiritual? Se for dela, concordo. Vejam: está todo mundo atrás de dinheiro, não é só o pobre. Os pobres, para sobreviverem, pois lhes é imposto um avassalador aumento do custo de vida; a classe média luta para a sustentabilidade, os filhos precisam estudar, ir para as Faculdades, está nas mãos deles o Brasil de amanhã; os jovens investidores precisam de país saudável politicamente e economicamente, vivem angustiados; os empresários precisam da justiça tributária, que custa a acontecer, suportam o mínimo de empregos, estão sofrendo, em 2023, uma baixa em torno de 8% do faturamento, as indústrias automobilísticas estão paralizadas, ninguém mais compra veículos (juros altos e mercado esgotado); os ricos tratam de proteger suas fortunas que conquistaram com o trabalho; os servidores públicos lidam com sua única vantagem, serem servidores públicos. Os Professores, parece, estarem melhor, mas sofrem pela falta de valorização, escolas precárias, falta um pouco de tudo; no Judiciário um Juiz de Direito ganha em torno de 30 a 40 mil reais, adicionando os penduricalhos; o Prefeito de Porto Alegre (um milhão e meio de habitantes) ganha pouco mais de 21 mil reais, com perspectiva de ganhar 35 mil a partir de 2025, sim, a partir de 2025; um Secretário Municipal de Porto Alegre ganha 20 mil reais; em Caxias do Sul (500 mil habitantes) o Prefeito ganha 25 mil reais, o Vice-Prefeito 17 mil reais, secretários 16 mil reais, Vereadores 12 mil reais; em Bento Gonçalves (120 mil habitantes) o Prefeito ganha 22 mil reais, o Vice 15 mil reais, os Vereadores 11 mil reais e, os Secretários Municipais 11 mil reais por mês. O Presidente da República ganha 31 mil reais por mês; um Deputado Estadual ganha em torno de 31 mil reais. E todos acham que estão ganhando pouco!

SOBRE VISITAS E EVENTOS

Neste domingo, 14 horas, no Campo do Grêmio Tuiuty, evento promovido pela CIC-BG, com ingresso gratuito, intitulado CELEBRARE L’IMIGRACIONE, protagonismo de INEZ RIZZARDO, DIRCEU PASTORI, CAROLINE GOBATTO E BANDA. Promete.
Quem esteve no SEMANÁRIO foi ELIANA LORENZINI, promovendo o ELES NA PASSARELA, da ABRAÇAI, que vai acontecer dia 30 de maio, 19:30 horas, no Auditório do Centro Empresarial. Os ingressos a R$200,00 por pessoa podem ser obtidos através do telefone (54)3453-3355.
Tem movimento na UCS hoje na VIA DEL VINO, à partir das 8 horas. Atendimento gratuito a fim de aproximar as iniciativas acadêmicas dos moradores. Incluso a medida de pressão arterial e dicas sobre saúde. Chega lá! Nesta quarta a UCS lançou o CURSO SUPERIOR EM ENFERMAGEM.
Ontem à noite MONTE BELO DO SUL levou a efeito o CONCURSO CULTURAL DE ESCOLHA DA CORTE DA FESTA DE ABERTURA DA VINDIMA. Monte Belo é cantada em PROSA E VERSO, também pelos seus bem sucedidos restaurantes.

Presença aqui no SEMANÁRIO também do MAIQUEL VIGNATTI, Marketing da COOPERATIVA VINÍCOLA GARIBALDI e seu gestor de comunicação André, promovendo os lançamentos novos da empresa: o PROSSECO SWEET, espumante natural rosé demi-sec; o MOSCATEL ZERO ÁLCOOL; e o VIOGNIER, UM BRUT DESTA UVA ÚNICA. Embalagens atraentes, refinadas. O conteúdo? Logo, logo vou “atacar” e contar. Vale lembrar que a Vinícola foi referenciada, recentemente, no MARCAS DE QUEM DECIDE, como o Espumante mais lembrado e preferido dos gaúchos.

A NOVA CORSAN

A AEGEA, empresa que comprou a CORSAN, espera assumir a empresa ainda este mês. Os entraves vão sendo derrubados, resta um do TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO, que analisa o preço da venda, mas vai ceder. Assumida, a CORSAN vai priorizar investimentos de 250 milhões para resolver problemas em CAPÃO E XANGRI-LÁ. Cerca de 50 milhões serão investidos em 317 municípios para uma melhoria no abastecimento e saneamento, inclusive de obras paradas. Num prazo mais longo será atacada a falta da água em tempos de estiagem. ENQUANTO ISSO…em Bento, o Prefeito, cansado de se incomodar com os vazamentos de água pela cidade, sem ser atendido com presteza pela CORSAN, deve ter se mobilizado para não ser, pelo menos, mais “humilhado”. De Canela, veio, para assumir a Gerencia local, ROSIANE LEAL SANTOS, que qualificou seu trabalho como “complexo, que tem como desafios o controle da pressão da água e vazamentos”, problemas que existem em Bento desde que eu era uma criancinha pertencente a TRIBO DO “TOURO SENTADO”.

CURTAS E PODEROSAS

  • A cidade do RS mais barata para morar é NOVO HAMBURGO. Custo de vida barato, economia vibrante, excelente infra-estrutura, boa mobilidade para seus 250 mil moradores, presenças de indústrias farmacêuticas, vestuário, cosméticos, móveis e eletrodomésticos. Tem ainda 7 grandes centros comerciais, universidades, escolas técnicas, o índice de desenvolvimento Humano Municipal é de 0,747, consistência humana de uma metrópole. Para concluir, desperta o interesse de empresas estaduais e multinacionais. E a nossa BENTO, com seus 120-130 mil habitantes? Corre por conta de que BENTO É BENTO? Vá bene!
  • O site de gastronomia TASTEATLAS elegeu o PÃO DE QUEIJO como o terceiro melhor café da manhã do mundo, segundo 17 mil avaliações. Ficou atrás apenas de pratos da Sérvia e Malásia. Pão de queijo é bom, não é?
  • Estudos científicos comprovaram que MAMÃO, PERA, MAÇÃ, e UVA, fazem bem ao coração. E que, para dormir melhor, deve-se consumir BANANA, ABACAXI, LARANJA, ABACATE e KIWI. Recomendam os estudos que se deve jantar de 3 a 4 horas antes de dormir. O chá que cura tudo? ALECRIM.
  • Outra conclusão, esta da pesquisadora nutricionista Kristy Coelho: o melhor sal é o refinado tradicional, que tem iodo adicionado, que é bom para prevenir o aumento da tireoide. Quanto ao sal light, deve ser evitado por pacientes com doenças renais mas é indicado para pessoas com pressão alta.
  • A brasileira RUBIA DANIELS, que vive na Califórnia, nos Estates, comprou, por 16 reais, sim, 16 reais, três casas abandonadas na maravilhosa SICÍLIA, Itália. Ela já está reformando com objetivos turísticos, contrapartida do “presente” recebido.
  • Ainda repercute a presença de JUAREZ VALDUGA no CIC. “Em todas minhas empresas tem uma enorme pedra. Ela representa o meu sacrifício para chegar até aqui”. (Lembrança) No meu tempo de aluno do Colégio Marista sempre tinha “uma pedra no meio do caminho”. “No meio do caminho tinha uma pedra” (castigo).