OS CAMINHOS DO GOVERNADOR

Como eu já disse, estava gostando das ações do Governador Leite na direção da solução dos problemas cruciais do Estado, com a ajuda da Assembleia e Lideranças empresariais. A FIERGS, entidade mãe dos da classe empresarial, muitas Lideranças e Prefeitos fizeram um apelo para que o Governador fosse candidato a reeleição porém ele argumentou que “importante era o projeto e não as pessoas”. Leite derivou, não tendo conseguido unificar seu partido, o PSDB, nem os interesses e correntes do MDB que o apoia, nem do PP que, embora faça parte do Governo, lançou o Senador Heinze candidato a Governador. É muita encrenca, muita disputa, então, o que vai fazer o Governador? Vai abandonar o PSDB, filiar-se ao PSD e candidatar-se a Presidente da República. E vai levar junto seus fiéis seguidores, que não são poucos. Que chances tem o Governador de transformar-se em Presidente da República como candidato terceira via, Bolsonaro – Lula – Leite? Nenhuma, quem diz isso sou eu. A decisão do Governador remete a algumas consequências que nos diz respeito: o Prefeito Diogo vai ficar mais aliviado; o candidato a Deputado Federal Paulo Caleffi, que é do partido que vai receber o Governador, sai fortalecido porque o PSD do estado vai assumir mais consistência política; e, as tensões entre o Governador e as Lideranças que defendem modificações no sistema de concessões das rodovias, desaparecerão porque, é inegável, interessa a Leite “sair bem” do enfrentamento que vem acontecendo e ele acenou a possibilidade de reconsiderar posição assumida. Se o Governador reconsiderar, pontos também para a CICS-SERRA de Elton Gialdi que tem defendido, com unhas e dentes, assumindo até um processo de desgaste, uma reconsideração por parte do Governo do estado. A desistência de Leite em torno do processo político do estado deverá fortalecer inclusive a candidatura de ONIX Lorenzoni, que também vai trocar de partido, sairá do DEM indo para o PL.

TURBULÊNCIA NA PREFEITURA

O Prefeito Diogo Siqueira tem a marca da cordialidade, intelecto brilhante e conduz, com maestria e conhecimento, a gestão pública em torno do binômio educação e saúde. O Prefeito direciona sua gestão em torno também do meio ambiente, para ele deitar asfalto nas vias públicas é importante, assim como conduzir mutirões de limpeza em ruas e praças. No entanto, salvo exceções, carece o prefeito de seguidores de sua filosofia de trabalho e postura por parte do Secretariado. Assim, “ensacar gatos” não é da filosofia do Prefeito, mas de inconsequentes de sua confiança. Desmatar, de forma selvagem, 24 hectares não faz bem o estilo do Prefeito mas de inconsequentes que, mesmo que a ação tenha sido determinada em instância superior, a bem do interesse público não deveriam ter permitido tal ação sem prévia justificativa pública. Me espantou, mas não me surpreendeu, a repercussão desses acontecimentos a nível estadual e nacional. Porque não me surpreendeu? Porque Bento é perita em jogar lá para fora fatos negativos. Ao invés de vendermos a nossa grandeza, vendemos certa pobreza de espírito e negativa intelectualidade. Tenho absoluta certeza de que o Prefeito vai trabalhar intensamente para corrigir posturas inadequadas, de falta de respeito e menosprezo ao povo Bentogonçalvense. Como eu disse, chega de ficarmos pagando contas de gestões mal sucedidas e eu acrescentaria: vamos trabalhar para um retorno fulgurante da Fenavinho, para termos um Parque Público, para resolvermos a questão do empobrecimento da Fundaparque, para enriquecermos, cênicamente e em conteúdo a Expobento. A FIEMMA, a FIMMA e a MOVELSUL são muito bem conduzidas embora lutem por melhorias que se fazem necessárias nos Pavilhões e no Parque. É disso que Bento precisa, é isso que o povo quer, avanços fiéis a tradição realizadora de nossas lideranças. Precisamos saber conviver e alimentar nossa grandeza, tirá-la de empobrecimento moral e vende-la lá fora como nosso bem maior. Assim, nada de drogas, nada de mortes, nada de desmatamento selvagem, nada de “ensacar gatos” mas sim tratarmos de dar uma atenção humanitária para os animais. É o meu pensamento, salvo melhor juízo.

DESTINOS QUE SERÃO DESTAQUE EM 2022

Porto Alegre e Gramado figuram entre os 25 destinos brasileiros que devem ser destaque no turismo em 2022, segundo análise feita pelo Ministério do Turismo por meio da Secretaria Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo (SNDTur). Os dados e informações foram colhidos de relatórios de instituições, como o Sebrae, de empresas e consultorias nacionais e internacionais e de plataformas de viagem e locação, como TripAdvisor e Booking. Um dos destaques do boletim é o caravanismo e consiste no ato de viajar a bordo de um veículo que, além de meio de transporte, funciona como uma espécie de acampamento. Outra tendência marcante é a busca por destinos seguros do ponto de vista sanitário.

As apostas do turismo brasileiro para 2022

  1. Alter do Chão (PA)
  2. Belém (PA)
  3. Boa Vista (RR)
  4. Bonito (MS)
  5. Campos do Jordão (SP)
  6. Chapada dos Veadeiros (Alto Paraíso e Cavalcante-GO)
  7. Fernando de Noronha (PE)
  8. Florianópolis (SC)
  9. Fortaleza (CE)
  10. Gramado (RS)
  11. Ilhabela (SP)
  12. Jalapão (TO)
  13. João Pessoa (PB)
  14. Maceió (AL)
  15. Natal (RN)
  16. Paraty (RJ)
  17. Pirenópolis (GO)
  18. Porto Alegre (RS)
  19. Porto de Galinhas (Ipojuca-PE)
  20. Porto Seguro (BA)
  21. Praia Grande (SC)
  22. Rio de Janeiro (RJ)
  23. São Paulo (SP)
  24. Serra da Capivara (PI)
  25. Ubatuba (SP)
Um colírio para os olhos dos leitores: noiva brasileira casando em VENEZA, ITÁLIA, com direito a passeio de Gôndola. Babaram, moçoilas de Bento?

CUIDAR DOS NETOS NÃO REJUVENECE

Estudos vêm apontando vantagens para a saúde mental e física dos idosos que cuidam de seus netos. Mas nenhum investigou esses avós antes e depois do início dessa atividade. Essa é a principal diferença do estudo “Is there a rejuvenating effect of (grand)childcare?”, publicado, no The Journals of Gerontology. A pesquisa, que avaliou mais de 7.700 alemães com idades entre 50 e 85 anos, descobriu que cuidar dos netos não fez os avós se sentirem mais jovens do que sua idade real. A pesquisa trouxe, porém, uma descoberta inesperada: idosos que cuidam de crianças pequenas, que não são parentes, podem se sentir mais novos do que aqueles que cuidam dos netos. A geriatra e psiquiatra Roberta França afirma que, “Uma coisa é estar porque quer, outra é ser obrigada a ser a babá da criança todos os dias. Quando o cuidado com os netos é uma imposição, a pessoa é obrigada pela família, isso traz questões porque ser avó não significa não ter uma vida, rotina e afazeres próprios”. Copiei.

CURTAS E PODEROSAS

• Até 2025 a VINÍCOLA AURORA pretende faturar, anualmente, um bilhão de reais. CRUZ CREDO! Vai ter associado andando de LAMBORGUINI?

• Nos Estados Unidos, só podia ser na Califórnia, um Urso Gigante está sendo procurado pela Polícia porque invadiu várias casas. Califórnia é California, eles tem os Ursos invadindo as casas e nós aqui temos URUBUS. Voando pelo nosso cenário também maravilhoso.

• Num jogo entre RACING e o ARGENTINO JUNIORS na Argentina, um vivente gritando ISSO É RACING, jogou as cinzas de um familiar cremado, na arquibancada do estádio. Original esse desejo do falecido.

• PETROBRÁS registrou, em 2021, lucro líquido recorde de 106 bilhões. Ué, ela não estava falida?

• O GLÓRIA de Vacaria, que disputa a Copa Brasil, venceu o Brasil de Pelotas e embolsou 700 mil reais. Ruim para o Esportivo porque o time de Vacaria vai reforçar o plantel e será também duro adversário do alvi-azul na segundona gaúcha.

• Encontrei o Deputado Caleffi num supermercado, “meio devagar pois se recupera de cirurgia”. Perguntado disse que é “candidatíssimo a reeleição”. E arrematou: “para ganhar”.