O MUNDO GIRA

Coisas boas e coisas ruins nos rodeiam com intensidade. Enquanto lá na Rússia dê-lhe bombas pra cima da Ucrânia, diante de um mundo perplexo mas, impotente, aqui em Bento estamos colocando a cabeça para fora e espiando se tem Covid por aí, é uma espécie de morrer, lá sem saber porque e, sobreviver aqui sem saber se a sobrevivência hoje, vacinada, não significa redução da perspectiva de vida, amanhã. Para muita gente vírus já era, vacina já era, dê-lhe fazer investimentos, viver a vida, ter qualidade de vida, sobreviver aos reflexos das aterrorizantes estatísticas de aumento de preços. É bomba da morte no povo da Ucrânia e subida do combustível, dos fertilizantes e do gás por aqui.

A SAÚDE

Temos que festejar o que está acontecendo de bom, o Prefeito está festejando, em prosa e verso, o reconhecimento de sermos, entre os municípios de mais de cem mil habitantes, o primeiro no Ranking do Ministério da Saúde, no programa “Previne Brasil”. Nunca estivemos tão bem na saúde, mas também nunca tivemos tantas reclamações envolvendo o atendimento na área da saúde. O que acontece é que as pessoas estão se gostando mais, querem viver mais e com qualidade de vida. Assim, por mais que se faça, se tem cada vez mais por fazer. Esta exigência nos faz ser mais perceptíveis a tal ponto de ver pessoas festejando o fato de estarem bem de saúde. No entanto, saúde plena é um bem precioso que não está ao alcance de todos, exames custam caro, mesmo com Plano de Saúde os pagamentos complementares são elevados. A perspectiva de vida para quem não tem dinheiro para investir na saúde diminui sensivelmente. Ouvi do Prefeito, salvo melhor interpretação do que a minha, que “a Municipalidade vai investir para que, o maior número de pessoas tenham exames e cirurgias necessárias e, no tempo necessário”. As queixas e protestos não são fatos isolados, fazem parte de um contexto todo de angústias, apreensões e lamentos pelo que não se pode ter ou, não se tem como e quando se deveria ter.

MAIS UM LÍDER SE DESPEDE

JOVINO DE MARI. É possível que apareça alguém que venha a fazer pela SEGURANÇA do Município o que ele fez mas, não mais. Fundador do CONSEPRO, da FEDERAÇÃO DOS CONSEPROS DO ESTADO, tinha trânsito livre nos organismos e autoridades ligadas a SEGURANÇA angariou largo conceito, admiração, inclusive junto a classe empresarial. Foi, através de sua liderança, que foram edificados espaços físicos importantes como as dependências da Brigada na COHAB, o prédio da Polícia Federal no trevo da PIPA. Como se isso não bastasse sua atuação na área social, como marco a ABRAÇAÍ, foi significativa e marcou referência. Marcante foi também sua atuação em favor do Comércio como Líder de Entidade Empresarial. Enfim, JOVINO era um “TRATOR” no semear ideias e conduzir pessoas na direção de objetivos nobres e busca de recursos. Amargou certas polêmicas, contrariedades, em razão de sua personalidade introvertida, teve dissabores, frustrações, sua saúde se debilitou, não resistiu. Vamos olhar para o passado e vermos, no universo das pessoas realizadoras, JOVINO DE MARI, o Vereador que nós não tivemos, o Prefeito que nós não tivemos, a unanimidade que não foi alcançada, mas um exemplo de ação comunitária com força avassaladora.

Jovino de Mari, ele gostava desta foto. Todo mundo tem uma foto que gosta mais.

O DESMATAMENTO

Um dos principais argumentos do Presidente Putin, da Rússia, para invadir a Eslovênia, é de que “a Rússia está super habitada e precisa de espaço físico”, sustentando que aquele país pertencia a antiga União Soviética, o que lhe daria legitimidade de nobres intenções. Bento cresce, famílias geram famílias, espaço físico é importante, os loteamentos com infraestrutura são necessários, porém o desmatamento cruel é inadmissível. Lembro que ex-Prefeito Pasin fez “chover canivetes” ao anunciar plano de plantar mil árvores, é possível que tenha plantado, se plantou não me impressionou, eu, pessoalmente, plantei umas 100, posso mostra-las a quem quiser. Precisaríamos mais planos iguais ao de PASIN, para compensarmos o desmatamento, assim como precisamos que todos se comprometam na preservação do meio ambiente. Se desmatar é preciso, reflorestar também é preciso. E, se estamos reflorestando é preciso que se mostre. Prefeito reuniu pessoal do Meio Ambiente e exigiu comprometimento maior em torno da fiscalização inclusive com novos protocolos. Mas, precisamos também mais DARWIN GEREMIA e LUIS SIGNOR distribuindo, de forma exemplar e constante, mudas de árvores nativas debaixo da campanha “REFLORESTAR É PRECISO”.

O SORRISO DO PE. RICARDO

Voltando de longas férias e demonstrando estar saudável e feliz o Pe. Ricardo Fontana, novo administrador do SANTUÁRIO DE CARAVAGGIO, reuniu a imprensa, sorriu bastante, fez piada, disse que o Santuário vai viver em nova fase, com a retomada da ROMARIA e responsabilidade paralela de quem recebe um milhão e meio de fiéis por ano. Dentro da nova proposta de se reinventar surgiu o também CARAVAGGIO GARDEN, espaço que abriga, em seus 450 metros quadrados, cestas de piquenique, tábuas de frios, cafeteria, choperia, comportando 80 pessoas de terças a domingos, das 8 às 18 horas. Onde está localizado? No subsolo do SANTUÁRIO, pois é no subsolo. Está provado pela ciência que orar faz bem a saúde e a cura de enfermidades. Caravaggio e seu valioso espaço espiritual cura até “dor de amor”! Penso que sim. Va benne Pe. Ricardo!

FEIRA DA AGRICULTURA

O Veraneio de Torres sediou a realização da 9ª FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR, reunindo 55 expositores de 40 cidades. Ela é derivativa da EXPOINTER e resolveu ser itinerante, tem inclusive expositores de Bento premiados. Visitar feiras e mercados é comigo mesmo. Gosto de figada com pedaços de figo dentro e pouco açúcar. E o amigo leitor?

FIMMA E MOVELSUL

Estão de volta, juntas, de 14 a 17 de março. Quinhentas marcas em 58 mil metros quadrados. ROGÉRIO FRANCIO, que tem “um motorzinho nas costas” e é Presidente da MOVERGS, tem uma expectativa de aumento de 15% nos negócios. VINICIUS BENINI, “oriundi” do sempre referência do setor, Volnei Benini, festeja a qualidade, funcionalidade e bom design. Os MOVELEIROS de Bento tem um perfil fundamentado na organização, austeridade, planejamento, criatividade e modelo de comercialização invejáveis. O setor está unido em torno dos objetivos da classe. O Prefeito Diogo foi até os pavilhões parabenizou e se disse orgulhoso. Eu também!

CURTAS E PODEROSAS

  • Surge, no VILLA MICHELON, um ambiente para campismo e MOTO HOME.
  • Em 2021, 180 novos empregos por mês em Bento. Desempregos? Ficamos devendo.
  • “Política Pública para os animais é conquista humanitária”, defende Regina Becker, Secretária Estadual da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social.
  • É com tiros que se deve parar ativista em favor da causa animal, ou diminuindo a crueldade com bichinhos?
  • Escolas pensam em retirar relógios analógicos das paredes “porque as crianças não sabem mais ver a hora neles”. Me poupem!
  • A partir de 2024 PARIS vai tirar carros particulares das ruas, vão ficar bicicletas e trofinetas. Cem mil veículos vão sumir de circulação. Até lá, por aqui, teremos ciclovias?
  • Menino de 9 anos, sozinho, sem ninguém perceber, embarcou em Manaus e desembarcou em São Paulo num voo da LATAN. Ele alegou que aprendeu coisas com o pai e acresceu coragem. Guri esperto, vai jogar no ataque do Inter!
  • Reconstituição 3D do rosto de D. Pedro IV, pois foi revelada uma fratura no seu nariz. Foi dada uma fama de galã conquistador a D. Pedro, arrebatador de corações que fazia sucesso com as mulheres. Você acha que o D. Pedro era bonito?