A MUNICIPALIZAÇÃO

Aido José Bertuol, quando Prefeito, municipalizou o trajeto de estrada Vila Nova até o trevo Bento – Garibaldi – Farroupilha. A estrada está precisando urgente de reparos e, os morros, até o trevo do Barracão, cedo ou tarde vão despencar. Com a municipalização, o estado é que não vai equacionar o problema, os recursos vão ter que sair dos cofres da municipalidade aí é que “a porca torce o rabo” diria meu avô. Tô certo ou tô errado?

A MUNICIPALIZAÇÃO II

Igual situação vive o trajeto da Busa até Monte Belo que o Prefeito Diogo municipalizou, desobrigando o estado de sua conservação e melhoria. Bem, estive por lá sábado à noite, estreita, sem acostamento, mergulhada na escuridão. Esses dias conversando com um desses ciclistas de ponta, 100 – 150 quilômetros pedalados cada fim de semana, ouvi dele que “a Prefeitura vai fazer a ciclovia no lugar errado (Vale dos Vinhedos) e da maneira inadequada, perigosa não terá muita frequência, o lugar certo seria no CAMINHOS DE PEDRA”. Processei o posicionamento e, no dia seguinte, questionei: “porque o Prefeito não reúne os ciclistas e debate o assunto com eles, afinal quem melhor para dar opinião abalizada a respeito”? Bem, de onde vai sair o dinheiro para as melhorias necessárias na Estrada da Vindima? O Estado, fora dessa, agradece. Monte Belo, que se beneficia, vai ajudar Bento a fazer as melhorias numa Rodovia que agora é de Bento? Ou, vai reivindicar que o Estado faça as melhorias numa Rodovia que agora é de Bento? Eu queria entender, só entender. Ponto.

OS MEUS CABELOS

Quando eu era guri ficava admirando a cabeleira branca, longa e ondulada, do meu avô Henrique. Cabia ali aquela música carnavalesca: “olha a cabeleira do Zezé”. Do outro lado eu olhava para o meu pai, não tinha, ele era careca, como se isso não bastasse, ele cortava os poucos mini fios de cabelo com espuma de barbear e gilete, como se a cabeça fosse extensão do rosto. Cabia ali aquela música carnavalesca: “é dos carecas que elas gostam mais”. O meu cabedal de preocupações fez com que, já aos 18 anos, brotassem nos meus cabelos redemoinhados, alguns fios brancos que eu extraia com uma pinça, um por um. Cabelos brancos? Só na cabeça do meu avô! Bem, de repente branquearam todos! Nunca me importei com isso, os trato bem, acho que não me cairiam bem “despencados”.

MEUS CABELOS II

Jogadores de futebol usam cabelo branco. Os filhos deles também. Torcedores imitam. Jovens usam cabelo branco como modismo. Então eu estou na moda com uma certa vantagem: não preciso descolorir e muito menos pintar. E estão me dando uma marca registrada. Mas, antes de surgir essa onda “branquela” eu cheguei a me preocupar, quer dizer, não cheguei, me fizeram chegar. Eu cortava meus cabelos num Salão cheio de mulheres competentes e charmosas. A dona do Salão me disse um dia “vamos fazer um trato nesse teu cabelo, posso te rejuvenescer 10 anos”. Tanto ela insistiu que eu topei, não sem antes fazer uma observação “de leve, de leve, não quero provocar reações”, risos.

MEUS CABELOS III

E assim se fez, foi uma “operação de guerra”. Concluída a missão ela reuniu a equipe e questionou: “meninas, ele ficou ou não 10 anos mais moço”? A resposta do jogral foi unanime “simmmmmmmm”. Bem, fui pra casa, sentei na mesa para o almoço e, nenhuma palavra a respeito. Conclui que o meu “de leve” tinha sido, talvez, acentuado demais ou que, em casa, olhar para meus cabelos, não era rotina. Bem a cabeleireira tinha me dito que, de 30 em 30 dias, máximo 60, eu deveria fazer uma “manutenção”. Fui, fizeram o trabalho e me colocaram no CLIMAZON. Em dado momento eu comecei a sentir um cheiro forte de queimado e eu gritei “gente, tem alguma coisa aqui que está pegando fogo”. Vieram me acudir, eu estava ali há 30 minutos, era para ter ficado apenas 10, quem tava pegando fogo eram meus cabelos, tinham “esquecido de mim”. Não me olhei no espelho, quando cheguei em casa, sentei na mesa para almoçar e minha filha, ainda criança, esbravejou: “o que é isso pai, pode voltar lá e tirar essa pintura do cabelo, RIDÍCULA! Levantei da mesa e fui ao espelho, meus cabelos, que eram brancos, ficaram da cor do carvão. Pensei “o que faço agora da minha vida, como vou para o trabalho”? Passei a usar boné disfarçadamente, voltei ao Salão três vezes e fiz tratamentos para tirar a “fuligem”. Nunca mais deixei mexer em “MEUS CABELOS”, já era cabeça branca assumido, fiquei mais ainda e, agora tô na moda, tenho cabelo branco sem necessitar passar descolorantes e sessões de conservação. Não vai ser a cor do cabelo que vai deixar minha vida menos bela. Agora, nos meus cabelos, só a tesoura do barbeiro sobre a qual exerço uma fiscalização para ver se ela não tem resíduo de algum “corante”.

CURTAS E PODEROSAS

  • Daniel Alves, o jogador que estuprou na Espanha, não pagou fiança de 6 milhões de reais e vai continuar na cadeia. Daniel pediu o dinheiro emprestado ao pai do jogador Neymar que disse que já ajudou no que podia. Se conseguisse emprestado, iria devolver quando recebesse, do Governo Espanhol, o dinheiro da devolução de impostos, que recolheu indevidamente disse a Justiça. Do lado de cá, o jogador Robinho, condenado por estupro na Itália, a pedido da JUSTIÇA ITALIANA, já está na cadeia para cumprir a pena de 9 anos no Brasil em regime fechado decidiu o STF. Na Espanha Daniel seria beneficiado por ser rico, na Itália Robinho não teve chance. Viva a Itália!
  • O barco turístico que singra o Guaíba vai ter, um “WINE BAR”. No fim de tarde o barco navega a partir das 17:30 horas, quem fez o passeio fala maravilhas.
  • Cerca de 30% dos presos condenados no semi-aberto que davam saidinhas para ver familiares e/ou “arejar” a mente, escapuliam ou “não se lembravam mais onde era a cadeia”. A CÂMARA acabou com essa possibilidade de fuga, projeto vai à Sanção Presidencial. Sabem o que meu avô diria? “Lera belque hora”!
  • Consultoria Argentina CB realizou pesquisa sobre a popularidade dos políticos na América do Sul. Entre os Presidentes, o do Equador tem 62,5%, o do Uruguai 54,2% e da Argentina 51,2%. Entre os Governadores, o do RS Leite tem 41,5%, melhor pontuação entre os Governadores do Sul do país.
  • Empresários, liderados pela FEDERASUL, vão “colocar nas ruas” protestos contra a posição, irredutível, do Governador Leite que decidiu eliminar os incentivos fiscais concedidos a empresas em razão de não ter obtido, da ASSEMBLEIA, aprovação de projeto de lei de aumento de impostos. Dia 1º de abril, às 15 horas, haverá grande concentração de empresários protestando em frente ao PALÁCIO PIRATINI. Já imaginaram uma coisa dessas, empresários nas ruas protestando contra o Governo? Situação do Estado é delicada, LULA prometeu ajudar, e a outros estados também, mas os empresários entendem que o caminho adotado pelo Governador não é o mais adequado. Afirmam que a medida vai gerar grande impacto na vida das famílias que não terão recursos para as compras básicas. Será que o Governador está “capinando nos pés”?
  • Apareceram os móveis que LULA e JANJA disseram que BOLSONARO e MICHELLE haviam levado do Palácio e, não levaram. Chato isto, palavras ao vento com efeito de tempestade destruidora.
  • Suicídio de jovens diminuiu, no mundo, 36% nos últimos anos. Mas, no Brasil, subiu 6% ao ano, entre o ano de 2011 e 2022. Depressão entre os jovens é assustadora.
  • Desamparo, indignidade, e a possível deserdação são questões possíveis e pouco discutidas na sociedade, afirma Rafaela Rojas Barros, em livro recém lançado sob o título “ABANDONO AFETIVO DA PESSOA IDOSA E EXCLUSÃO DE HERANÇA”.
  • CONGRESSO reinstalou a Frente Parlamentar em Defesa da Vitivinicultura Brasileira, sob liderança do Deputado do RS, Afonso Hamm. Vinhos e espumantes foram incluídos, na reforma Tributária, no “imposto do pecado”. Na regulamentação da lei vai haver espaço para redução da carga tributária. VAMOS LUTAR!
  • PAULO GUEDES, o Super Ministro da Economia do Bolsonaro, vai palestrar sob o tema “CONJUNTURA DO BRASIL”, dia 17 de junho na sede da FECOMÉRCIO-RS. Se alguém me levar, vou estar lá.
  • Em Livramento colheita da uva foi 40% menor. Por aqui, a Vinícola Aurora anunciou que a safra foi 28,6% menor em relação a 2023. O “El Niño” influenciou em todos os ciclos da videira, disse a Cooperativa.
  • STJ acolheu recurso CONTRA A ANULAÇÃO DO JÚRI DA BOATE KISS. Julgamento final vai agora para o STF que, na essência, vai decidir se as medidas adotadas pelo juiz que presidiu o júri são constitucionais ou não. Eu acho que foram e o júri que condenou os réus deverá valer. Quem tá achando sou eu!
  • O estado tem 29.620 casos de dengue confirmados. Dos 466 municípios gaúchos, só 31 não foram afetados. Trinta e quatro pessoas perderam a vida. Até agora. No Brasil, mais de 2 milhões de casos no ano, com 682 mortos.
  • Cerca de 32 milhões de pessoas não tem acesso a água potável no Brasil e 90 milhões não estão conectadas à rede de esgoto, apontou estudo. No RS Pelotas está em primeiro lugar entre os 20 municípios em pior situação.