Um bilhão de obesos

O álcool engorda, o do vinho também, principalmente se for ingerido durante as refeições, por provocar reações adversas no organismo. O mundo está alcançando o número de 1 bilhão de pessoas obesas, segundo a revista cientifica LANCET, mais de 879 milhões de adultos e 159 milhões de crianças e adolescentes viviam com obesidade em 2022, conclusão derivada de 3,6 mil estudos com 222 milhões de participantes em 190 países. A obesidade é considerada uma doença crônica e um dos maiores problemas de saúde publica do mundo. Segundo a Associação Brasileira. Para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica, o quadro reduz a qualidade de vida, além de predispor a doenças como as vasculares. De acordo com o ATLAS DA OBESIDADE 2024, divulgado pela Word Obesity Foundation, até 2035 o Brasil deverá ter cerca de 127 milhões de adultos com alto índice de massa corporal. Em 2023 o estudo apontou que até 2035 41% dos adultos brasileiros terão obesidade.

A chicleteira

Fui as compras, precisava de utilidades domésticas. Uma vendedora me atendeu, ela balbuciava e eu “boiava” no linguajar dela. Aí eu falei: “fala mais alto que não te escuto”. Ai, ela me explicava sobre os produtos e eu continuava ouvindo, mas não entendendo nada. Ai, diante dela, exclamei: “não é possível, tu está me atendendo mascando chicletes”? E ela constrangida disse: “sim”. Aí falei: “vou te dar um tempo, quem sabe vai até o banheiro e volta para me atender, sem o chicletes, não é legal”. Foi o que ela fez, a partir daí comecei a entender o que ela falava. Ao concluir as compras eu falei: “se mais nove clientes entrarem aqui e comprarem o que eu comprei, teu salário dobra”. Satisfeito deixei a loja, sentei no carro e pensei: “putz, qualificação, onde é que ela está acontecendo”? E pensei mais, “são esses profissionais também que, nos dissídios, são defendidos”? Como eu não paro de pensar, porque o fato me impactou, pensei mais: “eu acho que saberia o que fazer para qualificar esse pessoal do comércio”. Dos meus pensamentos aflorou também uma música, cujo título brotou fácil “CHICLETEIRA”.

A tragédia de Vacaria

Poxa é o destino ou a imprevidência bateu a porta. Em Vacaria, 7 pessoas dormiam na mesma casa com o gerador de energia, que normalmente ficava fora de casa, dentro de casa. Mãe e três filhas (36 – 3 – 11 anos) morreram e duas crianças (7 e 9 anos) e o companheiro da mãe foram socorridos em estado grave. Aí veio o drama, transporta-las para Santa Maria num Hospital UTI Pediátrica, transporte feito por avião UTI muito tempo após o ocorrido. É o drama das famílias que vivem em estado precário assistindo os filhos de maneira sofrida e sem muita perspectiva futura. Não fosse o namorado, da menina de 15 anos, ter aparecido a tempo, todos os 7 estariam mortos.

Bebidas claras e escuras

O DR. KAI, pesquisador do Hospital Helios University da Alemanha, aconselha ficar longe das bebidas escuras: Uísque e Conhaque. Maneirar nas bebidas claras: vodka e gin, entre as quais ele coloca o vinho tinto. A pesquisa foi feita, por longo período, junto a 90 alunos da Universidade. Mas, fiquei a pensar, o vinho não é alimento? Para os médicos, derivados da uva, só o suco de uva é alimento, e dos mais recomendáveis!

A visita de Lutero

Já em mãos da compradora, Aegea, a CORSAN já mostra uma nova cara, por dentro e por fora. Com gestão de empresa privada e sob Superintendência Regional em mãos de LUTERO CASSOL, que sabe tudo sobre a empresa, não tenho mais notícias sobre falta de água, vazamentos, problemas em reparos. “Vai mudar, e muito, para melhor” disse LUTERO em visita ao SEMANÁRIO. Seguro e determinado, transmite esperança nos investimentos que se espera que a empresa venha a fazer em Bento em abastecimento e saneamento.

Produtores de vinho

A ITÁLIA é a maior produtora de vinhos do mundo com 19,30%. Depois vem a França com 17,65% e em terceiro a Espanha com 13,82%. A Argentina ocupa o 7º lugar com 4,43%. E, o Brasil não figura entre os dez maiores produtores de vinho do mundo.

Minha luta

Lá pelos anos idos eu pesava 89 quilos para os meus 1,70 metros de altura. Tinha uma nutricionista famosa lá em Garibaldi. Lá fui eu. Na primeira consulta, teste daqui, teste de lá, até que ela falou: “estende os braços”. Entendi, e ela me fez segurar, dois sacos de arroz de 5 kg cada um. Não aguentei 30 segundos e ela falou: “esse peso tu está carregando na barriga, não é nada bom”. Me deu receitinhas, passei a voltar lá para avaliação de 30 em 30 dias, em 90 dias meu peso era de 76 quilos. Depois de um ano ela me disse: “tu não precisa mais voltar aqui, tu está reeducado, vai saber cuidar de ti”. Beleza, eu estava feliz e magro, mas na família, me achavam muito magro, esquelético, “não gostavam mais da minha aparência”. Dos 13 quilos que perdi, recuperei 10, tô sempre de olho na massa corporal, que no momento, me qualifica como “sobrepeso”. Quando vou ao médico, penso em levar minha balança, pois a dos médicos sempre “pesam mais”. Não abro mão do vinho e da sobremesa nas refeições, esse é o problema do sobrepeso. Tô enquadrado nas estatísticas dos “gordinhos” do Brasil. Surgiu agora um remédio, OZEMPIC é o nome da fera, que “opera milagres no tratamento da obesidade” e foi liberado no Brasil pela ANVISA. Consulte um médico ENDOCRINO.

Curtas e poderosas

  • 1ª cidade fundada por italianos no Brasil, Santa Teresa é a que mais produz vinhos e espumantes no Espírito Santo. Uma das preocupações e desafios dos produtores e pesquisadores é como ampliar o plantio de uva e manter o equilíbrio ecológico. Aqui se vende áreas verdes e lá não querem derrubar árvore para plantar uva. Por essas e por outras que o Espírito Santo está entre os três melhores estados do Brasil em qualidade de vida.
  • A STELLANTIS, dona das marcas FIAT, JEEP, PEUGEOT e CITROEN, anunciou que vai investir, no Brasil, até 2030, 30 bilhões de reais para lançar 40 produtos, incluindo seus primeiros carros híbridos, se valendo inclusive do apoio da indústria automotiva pelo Governo, através do MOVER, que liberou 19 bilhões até 2028. Todas as montadoras juntas vão investir, no Brasil, em 2024, 90 bilhões de reais.
  • Agência de empregos italiana procura trabalhadores domésticos. Salário? Oitocentos euros (R$4.800,00) mensais. Tô pensando no assunto.
  • Em Gravataí, uma mulher, ruim da cabeça, simulou, com ajuda de uma amiga, seu sequestro, exigindo do marido, dez mil pelo resgate, “para pagar umas contas”, alertou. É daquelas gastonas e desmioladas? Só pode! Tá sendo processada.
  • Não é que o Deputado Nikolas (PL – Bolsonaro), taxado de “veadinho” e “quinta série”, por alguns colegas Deputados, foi eleito Presidente da COMISSÃO DE EDUCAÇÃO da Câmara? O que é que vão dizer lá em casa? O guri ta causando um alvoroço!
  • Os fugitivos da cadeia de MOSSORÓ, continuam foragidos, depois de 30 dias. Até o cão FÚRIA (foto), farejador premiado, cansou de procurar.
  • Sou fã da família Spadari, Heitor, Hélen e Suelen. De tanto serem laureados em competições dá a impressão que eles colhem as frutas cantando “saúde é o que interessa, o resto não tem pressa”. “In corpo sano, mente sana”. Parabéns!
  • Enquanto não vem a campanha, seguem os preparativos “armamentistas” dos candidatos a Prefeito.
  • Nesta segunda, no CIC, em jantar, muita informação, com a fala do Prefeito Diogo, Neco Argenta e Rodolfo Margato. O CIC, do Presidente CARLÃO, está fincando estacas para viver uma “nova vida”, viverá em paz?
  • A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ANVISA, alertou que 28% dos alimentos industrializados tem sódio em excesso. Quanto ao açúcar 81,8% dos alimentos estão dentro dos limites.
  • Segundo o IPEC, 33% dos brasileiros consideram a gestão LULA como ótima ou boa, cinco pontos percentuais menos do que em dezembro. Outros 33% consideram o Governo regular e 32% avaliam como ruim ou péssimo. Pesquisa foi feita no início de março. Aumento da cesta básica; dos aluguéis; dos remédios; dos planos de saúde; o déficit do Governo previsto em 290 bilhões em 2024; Maduro, Israel, Bolsonaro, Nicolas, tudo tá deixando o Presidente atordoado.
  • REFRIGERANTE é o produto que mais causa problemas cardíacos, publicou a Revista da ASSOCIAÇÃO AMERICANA DO CORAÇÃO.
  • O RS já contabiliza 20 mortes por dengue.