EU QUERIA ENTENDER

Vereadores criaram a Frente Parlamentar para a revitalização do Lago da Fasolo. Ação meritória na defesa do meio ambiente. Prefeito Diogo, Vice Amarildo, Vereador Biasi, comandam e participam de ações de limpeza de ruas e logradouros públicos. Ação meritória na defesa do meio ambiente mesmo diante dos ensinamentos de meu avô de que “não se dá o peixe, se ensina a pescar”. Diante deste cenário sou surpreendido pela remessa, a Câmara, por parte do Executivo, de projeto de Lei autorizando a alienação de áreas verdes, são 15 bens imóveis. Sustenta o Executivo de que com a venda as despesas de capital e/ou regime de previdência próprio dos servidores públicos seriam beneficiados. O que vão fazer os Vereadores? “Engavetar” a ação em prol Lago da Fasolo? Concordar que o Executivo restrinja sua ação de defesa do meio ambiente, qualidade de vida, aja em favor da flora e da fauna, somente com suas ações profiláticas em praças e logradouros? Porque não preservar estas áreas verdes, dar-lhes mais vida, mais importância na defesa da vida saudável? Vale lembrar que o ex Prefeito Pasin vendeu áreas verdes, vale lembrar também que a Prefeitura de Bento é uma das mais ricas do estado, Pasin cantou, em prosa e verso, ter deixado 90 milhões de reais nos cofres públicos. Porque então destruir áreas verdes? Com todo respeito, Prefeito, não concordo, como cidadão, que se posiciona não para si, mas para o futuro.

É PRECISO DESAPROPRIAR

As áreas verdes valiosas, adjacentes ao Parque de Eventos. Será patético ver surgir, no entorno, investimentos imobiliários descaracterizando o Parque. Também aquele pulmão verde existente lá no Santa Marta na defesa, inclusive, nestas duas desapropriações, da flora e da fauna, da qualidade de vida. Precisamos nos assegurar que tenhamos fonte de alimentação da vida, agora e sempre. Tenho sustentado isso, estas desapropriações a cada empresário e liderança que visita o Semanário, mostrando e justificando. Tenho me questionado e questionado. Será isso menos importante do que os investimentos na via gastronômica, que não é obra, é melhoria? A defesa do futuro vai se limitar ao LAGO DA FASOLO?

O SUBSÍDIO DO TRANSPORTE

A EXPOBENTO/FENAVINHO, fez uma “pesquisa” para saber quem dos visitantes era de Bento. Ouvi que “apenas 30% dos visitantes vieram de Bento”. Como poderia vir mais? Como viriam os “sem carro” se não tinham transporte? Como viriam os “com carro” se tinham que estacionar em qualquer ponto fora do parque se não se dispusessem pagar R$25,00 pelo estacionamento. E, como tem gente que se recusa a pagar estacionamento! Quem tem automóvel tem família, quem tem família tem crianças, quem visita eventos tem despesas com transporte-ingressos-alimentação-comprinhas. Quem vai ao Beira-Rio ou Arena, pode constatar que o povo não frequenta mais o estádio, são os jovens classe média e rica. Como o povo de Bento viria ao Parque de Eventos se o maior dos amparos, que é o transporte, não lhe favorece? Tenho defendido, desde que o Prefeito Diogo assumiu, o subsídio as empresas de transporte público. Argumentei: “mas não faça doação Prefeito, negocie aumento das rotas, aumento de horários, transporte circular, assim alimentaremos o turismo, os shoppings, daremos vida ao Centro, daremos alegria aos humildes e, as empresas, terão ajuda na sustentabilidade”. Nesta segunda, na Câmara inicia-se a discussão sobre concessão de subsídio as empresas, sou favorável se vier uma contraprestação: “dinheiro público – empresas sustentáveis – benefício ao povo). Isso tudo, em tese, deverá resultar também no incremento dos eventos e turismo. Somos um município rico mas, onde está nossa verdadeira riqueza? No que somos e, também, no grau de felicidade que cerca o que somos, do que deriva a qualidade de vida.

CIDADE COM MAIOR POTENCIAL DE CONSUMO

O IPC MAPS, em estudo, indicou quais as cidades gaúchas que tem o maior potencial de consumo. Bento não está entre elas, vejamos a posição: Porto Alegre; 2 – Caxias; 3 – Canoas; 4 – Santa Maria; 5 – Pelotas; 7 – Novo Hamburgo; 8 – São Leopoldo; 9 – Passo Fundo; 10 – Viamão. Não é esse também um indicativo porque apenas 30% (apenas?) de Bento foi para a Expobento?

ABRAÇAÍ EM EVIDÊNCIA

A ABRAÇAÍ tem o nome tão longo quanto sua importância: Associação Bentogonçalvense a Apoio a Infância e Juventude. E seu braço também é grande, ela ampara 240 crianças na idade até 17 anos. Recebi a visita dos dirigentes ELIANA LORENZINI e CÉSAR ANDERLE, referência no meio empresarial ligado ao transporte e CIC, vai presidir a Entidade após Eliana. É sem dúvida a certeza de que a Abraçaí continuará ter vida saudável, sustentabilidade necessária para que continue e incremente a nobre missão.

Eu, Eliana e César

CURTAS E PODEROSAS

• A Agência Nacional de Saúde Complementar aprovou o fim da limitação do número de consultas e sessões com psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. Os planos de saúde terão que oferecer cobertura ilimitada com qualquer doença ou condição de saúde listada pela Organização Mundial da Saúde.

• CASAS PERNAMBUCANAS. ANITA HARLEY, maior acionista (48% das ações), está em coma há seis anos e não tem filhos biológicos. Decisão recente reconheceu como filho sócio afetivo um homem que pode se tornar herdeiro de fortuna avaliada em 2 bilhões de reais. Sonia Soares, que foi responsável pela saúde de Anita durante 20 anos afirma ser esposa dela e que, Arthur Micelli, é filho biológico dela. A empresa tem 470 lojas em 15 estados e 16 mil funcionários. A briga judicial é por tudo isso.

• O DI PAOLO abriu as portas também em Novo Hamburgo. Nas fotos o prédio do empreendimento DI PAOLO GRILL e os sócios Vinicius Koboldt, André Geremia, Paulo Geremia e Nedimar Frattini.

• Casos de estupro aumentaram 90% em Bento e 20% em Caxias. Quem afirma é a Secretaria de Segurança Pública do Estado. Solução?

• Itacyr Giacomello está com o dossiê pronto, vai enviar ao LIVRO GUINNES, sustentando que é “o maior lavrador de atas da face da terra”. Mas atas do SÃO BENTO, ele diz que não fará mais “tô meio canso”, falou. Não deixou o cargo sem ser homenageado com uma placa de honra ao mérito, pelas mão dos festeiros de São Bento e equipe administrativa.

• Na Índia, na Vila Dunka, grupo de macacos sequestrou criança de 4 meses que estava no terraço com a mãe. Subiram no telhado e jogaram a criança de um prédio de três andares. Embora socorrido o bebê faleceu. MONKEYS!

• Coisa mais bela, ELA! Mahvash Leghael, 24 anos, estava levando a efeito seu casamento no Irã quando um dos convidados decidiu festejar disparando alguns tiros cerimoniais com rifle de caça, costume que é ilegal no Irã. Uma bala perdida atingiu e matou a noiva.

Foto Reprodução New York Time

• 30% da população mundial, independente da idade, rói unhas, em razão da ansiedade, nervosismo, fome, tédio e frustrações. ESPORTIVO: ganha o jogo amanhã! INTER, contrata o centroavante! Tô ansioso e nervoso! E, roendo unhas!

• “Indústrias moveleiras grandes estão “roubando”, com propostas de salário maior, profissionais qualificados de outras empresas”. Fato assume maiores proporções porque “tá difícil contratar um profissional com determinado nível técnico e com vontade de trabalhar”, me confidenciou um empresário.